jul 242014
 

Nos dias 04, 05 e 06 de julho tivemos a graça de sair em missão para Campo Largo, onde cerca de 80 adolescentes entre 12 a 16 anos, participaram do 2° Encontro Bem da Hora Curitiba, foi um final de semana maravilhoso que podemos testemunhar que Deus cuidou de cada jovem e amou como verdadeiro Pai, e era disso que mais eles precisavam; amor e cuidado!

Sabemos quais sãos os graves riscos que os jovens estão correndo; infelizmente muitos se encaminham para as drogas, para o sexo vazio, para o alcoolismo e para tantas outras coisas, porque estão desnutridos de amor.

Ninguém pode ser feliz se não fizer uma experiência de amor.

E isto é fundamental na infância e na adolescência. Agora, fica uma pergunta para você pai internauta refletir: Por que esses adolescentes precisaram de tanto amor e cuidado? Será que toda essa carência, é porque nós pais estamos negligenciando nossa vocação de pais, que é de amar e educar nossos filhos?

Gilberto Dimenstein, jornalista da Folha de São Paulo, escreveu um interessante artigo intitulado Solução Caseira é Melhor Remédio Contra o Vício, sobre a terrível questão das drogas. Neste artigo ele destaca um levantamento de uma pesquisa que apontou a íntima relação entre o contato afetivo dos filhos com os pais e os distúrbios. Afirmando que, quanto maior a ligação emocional na família, menor a chance de envolvimento com drogas, bebidas, suicídio, sexo promíscuo e violência.

Se o jovem não tem um lar acolhedor, então, acaba indo buscar na rua o carinho e o amor que não encontrou na própria casa. Se você não sentar o seu filho no seu colo, ele vai sentar no colo de quem você não quer, o traficante, a prostituta…

Fica claro, portanto, que devemos sempre amar nossos filhos, sem amor da família, a vida dos filhos poderá ficar comprometida. Portanto, a primeira preocupação dos pais deve ser criar um lar cheio de amor, onde não haja lugar para drogas, vícios e tantas outras coisas que não nos edificam. Alguém já disse que o amor é mais forte do que a morte, e capaz de remover montanhas. O amor tem uma força misteriosa; quando você ama o outro gratuitamente, sem cobrar nada em troca, você desperta- o para si mesmo, dá -lhe ânimo e vida, ressuscita-o. Portanto, a ordem de Deus aos pais é esta: ame seus filhos!

pais-beijando-filho-42119

Medite um pouco sobre tudo isso que partilhamos, e pergunte a você mesmo, se você está vivendo isto na sua casa? Se você está passando por isso, saiba que nem tudo está perdido, agora é hora voltar a amar e reconquistar seus filhos! Que Deus te abençoe neste tempo!

E se você internauta deseja mandar sua história ou sugestão de assunto, saiba que é fácil participar do Dentro de Casa: escreva para o e-mail dentrodecasacncuritiba@gmail.com sua partilha e de sua família.

Reze pela sua família e evangelize com a Canção Nova Curitiba!

Andrea Antunes
Comunidade Canção Nova

jul 232014
 

“Recebi notícias através do Padre Mario Cornioli. Estou junto a você e às irmãs e a toda a comunidade católica”, assegurou o Papa Francisco na mensagem que lhe enviou ao pároco de Gaza, Pe. Jorge Hernández, missionário argentino do Instituto do Verbo Encarnado (IVE) e a sua comunidade. Pe. Hernández se recusou a deixar o país mesmo diante dos bombardeios de Israel em Gaza, para ficar com seus fiéis.

“Acompanho-vos com minha oração e proximidade. Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa vos proteja. Um abraço. Fraternalmente, Francisco”, diz ainda o breve texto publicado no site do IVE.

A irmã Laudis, religiosa do IVE atualmente em Beit Jala depois de sair de Gaza, disse à agência Fides que “o Padre Jorge traduziu o texto do Papa ao árabe para dá-lo a conhecer a todas as famílias. Todos ficaram tocados e reconfortados neste momento terrível que estamos experimentando”.

O Papa também se comunicou por telefone com o presidente de Israel, Shimon Peres, e com o da Palestina, Mahmoud Abbas. Em primeiro lugar, Francisco ligou para o mandatário israelense às 10 e a seguir ao mandatário palestino às 11.30h.

Com ambos pôde compartilhar “suas graves preocupações pela situação atual do conflito que afeta de forma particular a Faixa de Gaza e que, em um clima de crescente hostilidade, ódio e sofrimento por parte dos dois povos, faz-se numerosas vítimas e gera-se uma situação de grave emergência humanitária”.

A ofensiva terrestre do exército israelense na Franja da Gaza, concentrada na parte norte, esteve acompanhada pela intensificação durante a última noite de bombardeios aéreos e navais também na cidade da Gaza.

A pequena paróquia católica de Gaza, dedicada à Sagrada Família, está totalmente repleta pela emergência humanitária provocada pela intervenção militar.

A situação dos cristãos em Gaza

Em novembro de 2012 o Pe. Hernández descrevia a situação de Gaza. Seu testemunho apareceu publicado no site do IVE: “escrevo-lhes desde nossa paróquia da ‘Sagrada Família’ em Gaza, pertencente ao Patriarcado Latino de Jerusalém e que conta com 200 católicos. O lugar é conhecido por todos, pois além do complexo paroquial há um colégio que alberga menores, cristãos e muçulmanos, como em uma só família”.

O Pe. Hernández afirma que “nossa missão é estar junto aos cristãos de Gaza. Acompanhá-los, levar junto com eles esta cruz. (…) E este nosso gesto, eles reconhecem, valorizam e agradecem. Inclusive, pedem-nos: ‘não nos deixem… ‘entendemos que tenham que ir, mas melhor seria que fiquem conosco’… estas e outras muitas são as frases que nos dizem nossos paroquianos. E isto porque, o só o fato de saberem-se acompanhados na dor é já um enorme alívio. Pois bem, essa é nossa tarefa”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-envia-mensagem-ao-paroco-argentino-na-faixa-de-gaza-que-decidiu-ficar-com-seus-fieis-durante-conflito-com-israel-15353/

 Posted by at 10:45
jul 222014
 

Após iniciarmos falando sobre a importância dos Apóstolos na Igreja, lembrando o primeiro texto desde canal (você pode conferir o texto abaixo) que abordou o tema dos apóstolos São Pedro e São Paulo. De falarmos da apostolicidade partindo destes dois apóstolos que fez com que a fé chegasse até nós de maneira segura e sem erros. Chegou a hora de irmos um pouco mais além nesta busca por entender melhor nossa linda Igreja.

Sabemos que a sucessão apostólica (apostolicidade) foi acontecendo ao longo dos séculos de acordo com a necessidade que a Igreja possuía. Percebemos isto já nos atos dos apóstolos onde a Igreja primitiva vê a necessidade de substituir o apóstolo Judas Iscariotes. Porém, a Igreja durante a perseguição imposta no início da era cristã, faz com que por onde os cristãos passavam, novas comunidades surgissem. Estas comunidades tinha sempre um bispo a sua frente, alguém que recebia esta função de um apóstolo e que poderia passar a um outro.

Assim a Igreja se apresenta dentro de um número de comunidades cristãs em várias cidades. Estas comunidades possuem um bispo a sua frente. Ao longo dos séculos este número aumenta a medida que a necessidade acontece. Formando assim um grande colégio apostólico.

Dentre estes bispos se sobressai, por seu munús de vigário de Cristo e pastor de toda a Igreja, possuindo um poder pleno, supremo e universal, o Papa. O papa exerce de maneira livre este poder que é concedido ao bispo de Roma, o sucessor de Pedro. O papa é portanto, o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos bispos, quer da multidão dos fiéis. (cf. CIC 882)

Esta unidade do colégio apostólico “composto de muitos, exprime a variedade e a universalidade do povo de Deus e, enquanto unido sob um só chefe, exprime a unidade do rebanho de Cristo”. (cf. CIC 885)

Portanto, demonstra outra característica da nossa Igreja, ser Universal.

A respeito deste tema falamos na próxima semana. Deus abençoe e ate lá!

Padre Eder
Comunidade Canção Nova

 Posted by at 11:27
jul 212014
 

Encontro Fortes na Tribulação

Presença: Pe. Fabrício Andrade(Com.Canção Nova)

Programação

26 de julho – Sábado

08h30 – Animação
09h00-Pregação: Pe. Fabricio
10h20-Oração
10h30-Promoção/Intervalo
11h00-Animação
11h30-Pregação: Pe. Fabricio
12h20 - Oração
12h30-PromoçãoeIntervalop/Almoço
14h00
 – Animação:
14h30 – Pregação: Pe. Eder
15h10 – Hora da Misericórdia
15h30
 – Promoção/Intervalo
16h00 – Missa:Pe.Fabricio
17h30-Encerramento

27 de julho – Domingo

08h30-Animação:
09h00- Adoração: Pe. Fabricio
10h20 – Benção do Santíssimo
10h30
 – Promoção/Intervalo
11h00
 – Animação
11h30 – Pregação: Pe. Fabrício
12h20-Oração
12h30-PromoçãoeIntervalop/Almoço
14h30 – Missa: Pe. Fabricio
16h00-Encerramento

Venha participar!

 Posted by at 15:57
jul 212014
 

Na reflexão neste XVI Domingo do Tempo comum, o Papa Francisco falou da parábola da boa semente e do joio, uma parábola que enfrenta o problema do mal no mundo pondo em evidência a paciência de Deus. A cena – explicou o Papa – tem lugar num campo onde o proprietário semeia o trigo mas numa noite chega o inimigo e semeia a cizânia. Os servos queriam arrancar imediatamente a erva daninha mas o proprietário disse que não, para que não suceda que, arrancado o joio se arranque também o trigo. E sobre o significado da parábola disse o Papa:

1537805_LancioGrande
O ensino da parábola é duplo. Antes de tudo, ela nos diz que o mal que existe no mundo não vem de Deus, mas do inimigo, o Maligno. Este inimigo é astuto: semeou o mal no meio do bem, de modo que é impossível para nós homens separá-los claramente; mas Deus, no fim dos tempos, poderá fazê-lo.

O segundo tema, continuou o Papa é o da contraposição entre a impaciência dos servos e a espera paciente do proprietário do campo, que representa Deus. Nós por vezes temos pressa de julgar, classificar, colocar aqui os bons e para lá os maus…

Mas Deus sabe esperar. Ele olha para o “campo” da vida de cada pessoa com paciência e misericórdia: ele vê muito melhor do que nós a sujeira e o mal, mas também vê os germes do bem e espera com confiança que amadureçam. Deus é paciente, sabe esperar.

Para o Papa Francisco a atitude do proprietário é a da esperança fundada na certeza de que o mal não tem nem a primeira nem a última palavra. E é graças a esta esperança paciente de Deus que a própria cizânia se pode tornar, ao fim, bom trigo. Mas também advertiu:
Mas cuidado: A paciência evangélica não é indiferença ao mal; não se pode fazer confusão entre o bem e o mal! Diante da cizânia presentes no mundo, o discípulo do Senhor é chamado a imitar a paciência de Deus, e a alimentar a esperança com o apoio de uma fé inabalável na vitória final do bem, que é Deus.

No dia da colheita final, disse ainda o Papa, o juiz será Jesus, aquele que semeou a boa semente se tornou ele mesmo o “grão de trigo”, que morreu e ressuscitou. E nós todos seremos julgados com a mesma medida com a qual teremos julgado os outros. E o Papa terminou invocando a Virgem Maria para que nos ajude a crescer na paciência, esperança e misericórdia.

Veja mais: http://papa.cancaonova.com/papa-reflete-sobre-o-mal-no-mundo-e-a-paciencia-de-deus/

 

 Posted by at 11:07
jul 212014
 

Dia 18/julho, sexta-feira, a Comunidade Canção de Curitiba promoveu a Festa Julina para seus engajados, vocacionados, amigos, jovens, casais, adolescentes. Um momento descontraído de alegria e festa em Deus.

DSC_0894

(Clique na foto para poder conferir a cobertura completa)

Qual o próximo evento que a Canção Nova promove em Curitiba? Clica aqui e fique por dentro.

 Posted by at 10:52
jul 182014
 

Você caminha ou fica girando no mesmo lugar? Aqui estão algumas palavras do Papa Francisco aos jovens de Abruzzo e Molise, regiões da Itália que são uma boa reflexão para nós:

Caminho adequado, escolher a via… O que isso significa? Não ficar parado – um jovem não pode ficar parado! – e caminhar. Isso aponta para ir em direção a algo, porque uma pessoa pode se mover, mas não ser uma pessoa que caminha, mas um “errante”, que gira, gira, gira pela vida … Mas a vida não é feita para “girar” é feita para “caminhar”, e este é o desafio de vocês.

Caminhando

Não deixem que roubem o desejo de construir em vossa vida, coisas grandes e sólidas! É isso que os leva em frente! Não se contentem com pequenos objetivos! Aspirem a felicidade, tenham a coragem, a coragem de sair de vós mesmos, de buscar o futuro na plenitude com Jesus.”

Diante destas palavras do nosso pastor, resta uma pergunta:

O que você vai fazer com sua juventude, caminhar ou girar?

Fonte: http://papa.cancaonova.com/discurso-do-papa-aos-jovens-de-abruzzo-e-molise/

Vânia Regina
Comunidade Canção Nova