Aprofundamento de Dons Carismáticos (Dons Efusos)

“A VIDA NO PODER DO ESPIRITO”

Toda sexta -feira o Grupo de Amigos Canção Nova de Curitiba trabalha um tema como formação.

E neste mês de março está acontecendo o Aprofundamento de Dons Carismáticos (Dons Efusos)

Você de Curitiba e região e convidado  a participar desse grupo especial, amigos da Canção Nova aqui em Curitiba, toda sexta -feira as 20h.

Toda semana vamos disponibilizar  aqui o conteúdo para sua formação.

INTRODUÇÃO: Dons infusos e dons carismáticos (Dons Efusos)

Efuso: adj (lat effusu) 1 Em que há efusão. 2 Entornado, derramado.

Infuso: Conhecimento que alguém tem sobre uma coisa, uma causa, um fato, um ato sem, contudo, ter aprendido com outrem ou por qualquer método empírico ou científico. A pessoa sabe simplesmente porque sabe

Os Dons Infusos- Os Sete dons do Espirito Santo

Os Dons Infusos ou os 7 Sete dons( Is 11, 1-2 / CIC 1830) – são os que visam o fortalecimento e o aperfeiçoamento de cada fiel. Os 7 dons são para o cristão de forma  individual, para o robustecimento do fiel e de sua vida cristã pessoal e para o testemunho a dar no mundo.

Os Sete dons do Espirito Santo:

1-        Sabedoria: busca-se por este dom não a sabedoria do mundo e seu valores, mas a verdade que se identifica com Jesus e que nos torna felizes -Mt 10,19-20; 1Cor 1,23-24. Este dom nos faz entender melhor a vida sobrenatural – 1Rs 3,9.

2-        Entendimento: aceitamos as verdades reveladas por Deus; mesmo não compreendendo todo o mistério, entendemos que ali está a salvação – 1Jo 5, 20 Este dom nos dá uma compreensão profunda das verdades reveladas.

3-        Conselho: luz que o Espírito nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso e, assim, orientarmos acertadamente nossas vidas e a vida de quem nos pede orientação e conselho. Este dom nos faz saber, pronta e seguramente o que convém dizer e o que convém fazer nas diversas circunstâncias.

4-        Fortaleza: dom da coragem e da força espiritual par vivermos a fé e sua conseqüências; dom do testemunho da fé viva em Deus, especialmente nos momentos mais difíceis – 2Tim 1, 7. É o dom do testemunho da fé viva em Deus, especialmente nas situações cruciais.

5-        Ciência: nos faz conhecer a verdade que é a Vida. Por ele, o Espírito Santo nos guia indicando o caminho a seguir, na realização de nossa vocação e da vontade de Deus a nosso respeito; é o conhecimento de Deus e de seus mistérios – 1Cor 2, 1-5; Fil 3,8-11. Dom de santificação que nos faz conhecer as coisas criadas, nas suas relações com o Criador. É a ciência de Deus revelada aos simples – Mt 11, 25.

6-        Piedade: produz em nós uma afeição para com Deus, adorando-O com amor sobrenatural e santo ardor, e uma terna afeição para com as pessoas e coisas divinas. Por ele, o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus, dando-lhe a devida glória e Louvor. É também chamado dom da oração ou espiritualidade cristã, do relacionamento com Deus numa vida em graça, justiça, paz e alegria no Espírito – Rom. 14, 17.

7-        Temor de Deus: por ele imprime-se em nossa alma o desejo de estar estreitamente unido a Deus, por amor, reverenciando sua santidade e nos afastando do pecado; é o santo temor de não pecar; é o respeito pelas coisas santas, é o temor de não cumprir fielmente seus mandamentos, de não dar a Deus a devida glória; busca-se o cumprimento da santa e amorosa vontade de Deus, como Jesus no ensinou – Jo 5, 3; 6, 38; 8, 29- 34 //Lc 23, 42.

2. Dons Carismáticos (Dons Efusos):

São os “Carismas” – dons de serviço – dons para o serviço da comunidade cristã. São concedidos para a edificação do Corpo de Cristo. São dados para que o homem possa fazer alguma coisa para a comunidade.

Quando falamos em dons carismáticos, falamos de graças de Deus e da ação divina na Igreja e em nossas vidas. Se a Igreja nasce de Deus e é manifestada no mundo aos homens na pessoa e na missão de Jesus, edificada sobre os apóstolos, ela é também vivificada pelo Espírito santo, enviado no Pentecostes, a fim de santificar a Igreja e adorná-la com seus frutos – Ef 4, 11-12; 1Cor 12, 4-7; Gal 5, 22.

É do Espírito Santo que a Igreja recebe seus carismas conforme lhe apraz. Espírito e carisma pertencem à Igreja unicamente porque ela os recebeu como dons gratuitos do Pai por Jesus Cristo. Por conseguinte, os carismas, como todos os outros dons espirituais, são a manifestação de uma única realidade: a vida abundante do Espírito, pois os dons não são separáveis do Doador.

O Espírito Santo é o dom por excelência. É a Ele que devemos aspirar mais do que os dons, como diz Santo Agostinho “não vossos dons, Senhor, mas Vós”. Como primeiro dom de Cristo à sua Igreja, é o Dom que encerra em si todos os outros dons.

Os carismas são graças, isto é, são manifestações de Deus em nós; são ação criadora de Deus presente e atuante no homem. São dados a nós como dons gratuitos, não dependendo de méritos nem esforços humanos, como dons espirituais, que provêm do Espírito Santo, que consistem em um poder, capacidade para realizar algo, e cuja finalidade é um serviço em favor da comunidade cristã.

Os dons em si não aumentam a santidade, podendo levar a ela e devem; não devemos nos impacientar quando seus efeitos não são tão imediatos quanto gostaríamos que fossem. Podemos aperfeiçoar os dons, exercitando-os sempre que possível e necessário e ampliando nossa compreensão, quer pelo estudo, quanto pela oração.

Algumas condições para recebermos e perseverarmos na vida carismática: a simplicidade de coração e sua pureza, a eliminação do pecado e das faltas que são obstáculos à ação de Deus, a vida sacramental, a assiduidade da meditação da Palavra, a vida de oração, o desejo de servir, a perseverança à recepção dos dons espirituais.

Seguiremos o estudo destes Dons em 3 semanas, dividindo-os em 3 grupos:

*Dons de Elocução –Dom de Lingua ; Dom de Profecia ; Dom de Interpretação de Linguas.

*Dons de Poder – Dom da fé ; Dom de Cura ; Dom de Milagres.

*Dons de Revelação – Palavra de Sabedoria, Palavra de Ciência , Discernimento dos Espiritos.

Na próxima semana será  Noite Carismática.