Sobre o método de Ovulação Billings

Sobre o Método de ovulação billings

O método de ovulação billings só foi desenvolvido depois de uma completa avaliação dos métodos de PNF disponíveis no final dos anos 1950, inclusive o método do ritmo e o uso da TCB, descobrindo que nenhum deles poderia competir em eficácia e aceitabilidade com a recentemente desenvolvida pílula anticonceptiva.

A compreensão da utilização dos sintomas do fluxo vaginal para reconhecer a fertilidade, como é aplicado no método de ovulação billings, foi conseguida depois de mais de 30 anos de investigação intensa, com muito pouco apoio de entidades promotora de fundos. Primeiramente, as observações foram realizadas pelas mesmas mulheres enquanto se desenvolviam as regras e usavam-nas na prática. Algumas mulheres que planejavam ficar grávidas foram voluntárias para examinar sua fertilidade nos dias próximos ao dia Ápice, e todas as gravidezes foram cuidadosamente avaliadas quanto ao momento da relação sexual que a resultou.

Em segundo lugar, o professor Erik Odeblad, na Suécia, realizou anos de investigação pioneira ao tipificar o muco cervical e determinar o significado de cada tipo no processo de fertilidade. Em terceiro, o estudo desenvolvido aqui sobre a relação entre as mudanças de muco, a atividade ovariana e fertilidade envolveu aproximadamente 750 mil análises hormonais, tanto para evitar como conseguir a gravidez, inúmeras observações de ultrassom e o uso monitorado de FSH, LH (HCG) e o clomifeno na indução da ovulação.

Este amplo estudo foi necessário, porque aproximadamente 90% dos ciclos ovarianos são ovulatórios e as outras variantes representam os 10% restantes. O ciclo ovulatório tem sido extensamente estudado por muitos pesquisadores, porém as outras variantes não são previsíveis, sendo necessário estudar grande número de ciclos para documentá-las e determinar seu mecanismo, frequência e impacto nos sintomas mucosos e a fertilidade.

Para acelerar o estudo, concentrou-se a investigação nos momentos em que são mais comuns as variações, principalmente a menarca, o estresse, a infertilidade após o parto, a amamentação e a aproximação da menopausa.

Como o PNF opera com um sistema reprodutivo intacto e em funcionamento tem sido importante estudar todos os tipos de atividade ovariana que ocorrem nas mulheres, a fim de que se possa reconhecer com os tempos de possível fertilidade e infertilidade absoluta e compreender o pleno potencial do método. Todo trabalho envolvido no desenvolvimento completo dos métodos modernos de PNF tem sido necessariamente muito mais extenso e exigente que o requerido para outros métodos de planejamento familiar, os quais são desenhados para interferir de forma previsível nos complexos processos da reprodução, sendo o principal requerimento de investigação determinar a eficácia, a aceitabilidade, e minimizar os efeitos secundários danosos.

Fonte: Estudos sobre a reprodução humana- Atividade ovariana, fertilidade e o Método de Ovulação Billings; Professor Emérito James B. Brown

Comments

comments