Quem Somos

Centro de Formação Familias Novas

O Famílias Novas nasce de uma necessidade de oferecer um novo olhar a respeito da sexualidade e a transmissão da vida. Inquieta por esta necessidade, as palavras do Fundador Padre Jonas Abib, quando escreve no artigo 115 do Estatuto Semente, reitera o nascimento deste trabalho no Centro Médico Padre Pio da Fundação João Paulo II:

 

os casais, porque assumiram uma vida consagrada, se comprometem a seguir fielmente a doutrina da Igreja expressa principalmente nos documentos Humanae Vitae de Paulo VI e Familiaris Consortio de João Paulo II,contrapondo-se assim à mentalidade do mundo sobre a vida sexual e à transmissão da vida. (Estatuto Semente.115)

 

Assim o Centro de Formação é inaugurado no dia 04 de novembro de 2009 com a presença da diretoras da Organização Mundial do Método de Ovulação Billings Woomb internacional, as australianas Marian Corkill e Marie Marshell, e diretoras do Cenplafam- Woomb Brasil.

O propósito é o de re+educar as famílias, em uma redescoberta do valor e do significado da Sexualidade Humana, em que haja uma disponibilidade fundamental à paternidade e à maternidade responsável, com respeito às leis naturais, propondo assim uma mentalidade nova com relação à vida sexual, a transmissão da vida e ao conhecimento da fertilidade.

Sua finalidade é gerar, a partir deste processo educativo, homens e mulheres novos, casais novos, famílias novas e células de uma sociedade nova. Processo educativo, por isso o nome é Centro de Formação, porque o Dom Canção Nova é uma graça de Formação, é um dom de Educação.

 

evangelizar também é isso: é tirar do homem velho o homem novo. (…) é todo um trabalho de re+educação, de re+forma. Este é o dom da Canção Nova: anunciar essa possibilidade e realizá-la. Torná-la real em cooperação com o Espírito Santo. Nós anunciamos e levamos aos outros o que Ele já está fazendo em nós. ( …) Estamos preparando a matéria-prima do Mundo Novo em gestação Homens e Mulheres Novos. (ND. 948)

 

Atualmente o Centro conta com:
  1. Atendimentos personalizados agendados para o conhecimento dos Métodos Naturais.
  2.  Palestras e Cursos

– Sensibilização sobre Paternidade Responsável e Transmissão da Vida- Curso Básico de Educadores do Método de Ovulação Billings™, 40 horas-aula, com certificado.

– Curso Avançado de Educadores do Método de Ovulação Billings™, com 12 horas-aula, com certificado.

– Seminário Sexualidade e Família.

3. Programa Nova Mamãe, destinado às gestantes.

4. Programa Teen STAR, “Para amar e ser amado”, Afetividade e Sexualidade para crianças, adolescentes e jovens, 40 horas-aula, com certificado.

5. Consultoria em Amamentação.

6. Orientação Familiar.

 

O Famílias Novas é um diferencial do Centro Médico Padre Pio, pois não existe no Brasil, um serviço de saúde que promova esta formação a respeito da vida sexual e a transmissão da vida. Ele ainda ultrapassa as fronteiras do Centro Médico, pois o conhecimento ofertado, ainda é uma carência na formação de lideranças dentro da Igreja no Brasil, como também nos currículos das faculdades que formam os profissionais para trabalharem nesta área.