Print Friendly

A encíclica Humanae Vitae está completando 50 anos

De 13 a 15 de abril, o Centro de Formação Familias Novas, do Posto Médico Padre Pio, promoveu um Aprofundamento com reflexões sobre o documento, Humanae Vitae, de Paulo VI.

Padre Rafael Solano foi o palestrante do aprofundamento.

Sacerdote da arquidiocese de Londrina (PR), padre Rafael é Mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, Universidade Lateranense de Roma. Atua como consultor da CNBB setor vida e família e como professor de Teologia Moral e Bioética na PUC (PR), Campus Londrina.

 

 

Print Friendly

Se a sexualidade tem uma ordem, qual seria?

O termo “ordem” constitui, atualmente, um termo muito ambíguo. Para a imensa maioria, “ordem” deriva exclusivamente de mandato, norma ou lei. Esquecemos completamente o verdadeiro significado do que, em si mesmo, significa ser ordenado ou ordenar algo. Estar ordenado faz referência direta ao direcionamento, à condução e direção que tomam as coisas por si mesmas, porque nelas se encontra escrita essa ou aquela direção, ou porque foram criadas com esse único objetivo.

O amor é muito mais do que um mero sentimento. A sexualidade, quando vivenciada no amor, exige a fidelidade e a lealdade das pessoas que desejam vivê-la plenamente, ou seja, como um todo.

 

Print Friendly

Método de ovulação billings e acne

Anticoncepcional é eficaz no tratamento para acne?

Esta foi uma pergunta que chegou no nosso blog. E agradecemos a oportunidade de com ela trazer esse assunto para falar com você. Talvez, a pergunta seria se o uso de anticoncepcional é o indicado para o tratamento da acne.

A acne na verdade não é tratada com anticoncepcionais. Existem muitas opções terapêuticas tópicas, antibiótico, quando necessário, quando se trata de acne grave ou nódulo cístico. A maioria dos dermatologistas não prescrevem anticoncepcionais para o tratamento de acne.

O que pode ocorrer é a pessoa querer usar o anticoncepcional como uma opção. Na pele existem receptores de hormônios androgênicos que estimulam as glândulas sebáceas, e estas produzem mais sebo e ocasiona acne. Os anticoncepcionais antiandrogênicos, bloqueiam estes hormônios, por isso, melhoram a pele. Atualmente tem mais modernos. Porém, todos têm os efeitos sobre a fertilidade que já sabemos. Fazer numa adolescente bloquear todo o eixo hormonal dela, sabendo depois a infertilidade que ocasiona, é uma decisão a ser pensada.

Fabiana Azambuja – Centro de Formação Famílias Novas

Print Friendly

O Método de Ovulação Billings™ é um aperfeiçoamento da tabelinha?
NÃO.

O Método da Tabelinha foi criado pelo Dr Ogino Knauss, para mulheres ¨com regularidade menstrual¨, com a suposição de que toda mulher “regulada” ovula na metade do ciclo menstrual, com estudos começados na década de 30.
O Método de Ovulação Billings™ foi criado por Dr Jonh Billings, com início dos estudos no final da década de 50 e hoje, após várias atualizações científicas tem suas próprias características específicas de modo que nunca foi e nem será um aperfeiçoamento da Tabelinha.

O Método de Ovulação Billings™ pode ser aprendido por qualquer mulher que saiba ¨colocar o dedo no lugar certo?
NÃO.
A usuária do Método de Ovulação Billings™, irá perceber as sensações na sua vulva, mesmo que não esteja vendo nada, pois o método em grande percentual é feito de acordo com as anotações diárias do gráfico, todos os dias antes de deitar-se e estão baseadas nas sensações vulvares . O que vê também é anotado e é compreendido como um item de ajuda, mas de longe é o mais importante.
Atualmente, o protocolo do Método de Ovulação Billings™, preconiza que quem deseja conseguir a gravidez ou quer usá-lo para espaçamento dos filhos, ou para conhecimento da sua fertilidade seja acompanhado por instrutor habilitado

No endometrio,(camada interna que reveste o útero) que é produzido muco cervical?
NÃO.
O muco cervical, como o nome já diz, é produzido na região endocervical, onde estão localizadas as criptas cervicais, que contém células especializadas na produção do muco. As criptas cervicais são sensíveis as flutuações dos hormônios estrógenos e progesterona, durante toda a fase do ciclo menstrual.

Print Friendly

Eu tinha 23 anos e não conhecia nada sobre o Método de Ovulação Billings. ™ Ao participar de um workshop sobre o tema, descobri que o método é para todo estado civil,pois ele promove o autoconhecimento da mulher.

A partir desse encontro eu comecei a fazer as anotações próprias e as auto observações necessárias. Foi incrível porque eu descobri que eu desconhecia a funcionalidade dos meus hormônios e as reações do meu corpo. Uma das coisas que mais me atraiu a ser fiel nas observações foi o entendimento do que acontecia comigo e assim eu conseguia reagir melhor durante, por exemplo, a tensão pré menstrual (TPM).

Por meio das minhas anotações e com acompanhamento da minha instrutora, que identificou um problema hormonal, fui procurar a minha ginecologista. Depois de alguns exames descobri, que de fato, eu tinha uma disfunção hormonal que me levou a ter endometriose. Fiz um tratamento por dois anos e precisei parar com as anotações por causa dos medicamentos que eu tomava. Após o sucesso do tratamento e de ter estabilizado meus hormônios retomei as anotações faltando um ano para o meu casamento.

Fiz o Método de Ovulação Billings solteira e hoje casada agradeço por ter trilhado esse caminho de descoberta do meu corpo. Recém casada com meu esposo, Guilherme Zapparoli, somos usuários e promotores desse maravilhoso método natural. O nosso amor é livre, fiel e fecundo no qual desejamos ardentemente constituir uma família santa vivendo a beleza da fé e da ciência, pois o método é cientificamente comprovado.

Fernanda Soares Zapparoli
Jornalista e autora dos livros “A mulher segundo o coração de Deus” e “A beleza da mulher a ser revelada”.