universo0Por que Deus criou o mundo?

O Catecismo da Igreja nos responde:

“O mundo foi criado para a glória de Deus”. Deus criou todas as coisas, explica São Boaventura, “não para aumentar a Sua glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a Sua glória”. Deus não tem outra razão para criar a não ser seu amor e sua bondade: “Aberta a mão pela chave do amor, as criaturas surgiram”, disse São Tomás de Aquino (n.293).

More »

9889845lmneZA Igreja ensina que, em consequência do pecado original, o homem deve sofrer “a morte corporal, à qual teria sido subtraído se não tivesse pecado” (Gaudium et Spes, 18; Gn 2,17). Não passaríamos pela morte como ela é hoje se não houvesse o pecado.

A Igreja reconhece que “é diante da morte que o enigma da condição humana atinge o seu ponto mais alto” (idem). São Paulo ensina que “o salário do pecado é morte” (Rm 6, 23); é dele que advém todo sofrimento da criatura humana; mas que para os que morrem na graça de Cristo, é uma participação na morte do Senhor, a fim de poder participar também de sua Ressurreição (Rom 6, 3-9).

More »

lancianosfrancescomiracoloeucaristico1 – Lanciano – Itália – aprox. ano 700

Este milagre aconteceu no Mosteiro de S. Legoziano, dos monges de S. Basílio. Foi submetido à análise científica dos Drs. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Aresto e livre docente de anatomia e histologia patológica e de química e microscopia clínica; Dr. Ruggero Bertelli, prof. Emérito de anatomia humana normal na universidade de Sena. Resultados: Relatório de 4 de março de 1971:

a – A carne é verdadeira carne.

b – O sangue é verdadeiro sangue.

c- A carne é do tecido muscular do coração (miocárdio, endocárdio, nervo vago).

More »

tumblrmfpd3pnNOC1r11gu7o100“Eis agora aqui o osso de meus ossos e a carne de minha carne” (Gn 2,23a). Essa foi a primeira declaração de amor da história!

O que gera tanta separação e frustração nos casamentos? Por que o amor que os unia no namoro e no noivado não foi capaz de mantê-los unidos no casamento? É preciso parar e analisar profundamente essa questão vital para não ser surpreendido de maneira tão dura. É hora de refletir: De onde vêm as brigas, os desentendimentos, os rancores, que acabam levando o casal à separação, frustrando para muitos a sua vida conjugal e familiar?

More »

Confiar-em-DeusVocê anda inquieto e preocupado demais com as necessidades da vida? Pare e leia esta mensagem!

Jesus exigia confiança Nele. Há muitas passagens nos Evangelhos onde Ele recrimina os Apóstolos e outras pessoas por não confiarem Nele plenamente. Ele exigia isso para fazer os milagres. Diante daquela mulher que tinha uma hemorragia contínua ele disse: “Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente” (Mt 9, 22). Após acalmar aquela tempestade no mar da Galileia, Ele perguntou aos discípulos: “Por que este medo, gente de pouca fé?” (Mt 8,23). Em sua cidade, Nazaré, diz o evangelista São Mateus que “por falta de confiança deles, operou ali poucos milagres” (Mt 13,58). More »