Hoje, 27 de junho, é uma das festas mais antigas e belas de Nossa Senhora; “Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro”. Jesus é o Perpétuo Socorro. E esta festa é celebrada no mesmo dia do grande  S. Cirilo de Alexandria (330-442), bispo e doutor da Igreja, que presidiu o importantíssimo Concílio  de Éfeso que no ano de 431 proclamou solenemente Nossa Senhora como Mãe de Deus (Theotókos), diante da heresia de Nestório, patriarca de Constantinopla, que negava esta verdade.

A devoção à Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro é uma devoção universal, conhecida e venerada em todos os continentes do mundo, talvez a mais ampla e conhecida devoção de Nossa Senhora, especialmente no Oriente. No mundo todo são realizadas as famosas Novenas Perpétuas em honra de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro. Esta novena começou em  11 de julho de 1922 nos EUA.

O famoso e conhecido quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado em estilo bizantino e representa Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Senhora das Dores, que socorre seu Filho ainda Menino assustado diante da visão de S. Miguel com o vaso de vinagre à esquerda e S. Gabriel com a Cruz à direita. A Criança divina assustada diante desses instrumentos de sua Paixão se refugia nos braços de sua Mãe, agarra em suas mãos e deixa cair a sandália do pé direito. A Mãe a acolhe e a prepara para um dia viver a Paixão redentora da humanidade.

Nossa Senhora tem o semblante coberto de tristeza e resignação e traz na cabeça a coroa de Rainha.

O quadro tem origem desconhecida; segundo um antiga tradição teria sido pintado por S.Lucas, o que não é garantido. Mas com certeza se sabe que desde 1499 é venerado
em Roma. Em 1866, o Papa Pio IX o entregou aos Padres Redentoristas para que divulgassem essa devoção, o que eles fazem ainda hoje. Ela é a Patrona dos Redentoristas. Atualmente o quadro original se encontra na igreja de S. Afonso de Ligório em Roma.
    

Maria é a Senhora que nos apresenta Jesus, o Perpétuo Socorro da humanidade. Cada cristão precisa te-la como mãe. Aos pés da Cruz Jesus a entregou ao discípulo amado João, que representa toda a humanidade, cada um de nós, amados de Jesus. “Mãe, eis ai o teu filho; filho, eis ai a tua Mãe”. E o evangelista S. João diz que “ele a levou para a sua casa” (Jo 19, 25s).

S. João levou Nossa Senhora para morar com ele naquela casinha no alto das montanhas de Éfeso que existe ainda hoje, na Turquia. Eu já tive a oportunidade de estar ali em peregrinação. Éfeso era a capital da Província Romana da Ásia; ali havia cerca de 300 mil pessoas no tempo

em que Nossa Senhora viveu com S. João.

Cada um de nós precisa também “levar Maria para sua casa” como Mãe, como Jesus mandou. Se Jesus no-la deu aos pés da Cruz, com lábios de sangue, é porque nós precisamos dela para nos ajudar na difícil caminhada da vida em busca da nossa salvação. Desprezar Nossa Senhora como mãe, seria, então, uma ofensa muito grave a Jesus; seria desprezar a última dádiva que Ele nos deixou antes de morrer por nós.  

Prof. Felipe Aquino   

31 Comentários

  1. Parabéns Professor Felipe pela matéria com é bom lembrar de Maria, ela que sempre está presente em toda a Historia da nossa Igreja.

  2. Sayonara Maria Martins Silva de Oliveria

    Hoje na comemoração desta data eu também celebro com muita alegria o aniversário de meu filho Nathan. Foi justamente nesta data que ocorreu o milagre do seu nascimento, pois ele já estava praticamente morto em minha barriga com o cordão umbilical enrolado em seu pescoço e o médico me disse que ele provavelmente não sobreviveria. Mas para honra e glória de Deus ele nasceu perfeito e sem nenhuma seqüela em seu cérebro.
    Somente a poucos anos que descobri que ele havia nascido nesta festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e atribuo o nascimento dele, a ela como um milagre. Todos os anos eu o consagro,principalmente hoje, à Nossa Mãe e também toda a minha família.
    Um abraço e que Deus nos abençoe neste dia.

  3. Querido Professor Felipe

    Fico feliz pelo seu tão querido comentário, que nos catequisa sempre de uma forma tão esclarecedora. E hoje em especial, nos traz esse convite de levar Maria, que é a Mãe do Perpétuo Socorro, para morar conosco, assim como fez São João. Faço isso hoje seguindo esse belo exemplo. Vem Maria, fazer morada em minha casa e meu coração.

  4. Que lindo isto : Jesus deixou a sua mãe para ser nossa mãe e podermos levá-la para nossa casa. Temos qu etomar posse desta graça.
    Abraços a todos.

  5. Atraves de uma novena em uma Quarta_feira a noite eu e minha comunidade rezamos 1000 ave-maria em homenagem a Nossa Senhro Do Perpetuo Socorro, em particular eu fiz um pedido q assim q terminou a novena fui atendido!! Isso é fato concretizado,

    Eu era cordenador de uma Fazenda de Recuperação de usuarios de drogas e alcool. Onde tinhamos a entidade era arrendado e o custo era muito alto para manter, e as pessoas internas era de baixa renda. Foi quando foi no dia seguinte uma pessoa da nossa cidade nos procurou e nos deu 2 alqueres de terra com casa e tudo pra toca nosso projeto adiante q tem até os dias de hoje!!

  6. Ama A Santa Mãe de Deus, e nossa Mãe. Ela sofreu
    por nós de pé. Eu hoje também estou sofrendo por
    estar separaa do meu marido há 4 meses.

    Estou tentando seguir o seu exemplo. Por mais que doa esta separação estou tentando viver ou sobrevier de pé.
    Rezem por mim.

    ELSA

  7. Eu estou conhecendo agora Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, e vendo que há muitas histórias lindas como essa, e tantos milagres que ocorreram com tantas pessoas que acreditaram no poder milagroso Dela. É importante nós conhecermos todas as histórias bem de perto pq daí veremos que podemos contar com muitas pessoas Santas. Que lindo isso estar aqui na Canção Nova, falando de uma mulher que foi batalhadora mesmo.

  8. Fátima Alencar Lucena

    Por meio da Santíssima Virgem a Salvação entrou no mundo. Cristãos Católicos, devem suplicar a Deus a graça maravilhosa de experimentar dos cuidados desta Mae cheia de Graça, perante Deus.
    “Deus Pai ajuntou todas as àguas e denominou-as mar;reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria”.
    Não devemos ter medo de amar Nossa Senhora; aquela que em tudo fez a vontade de Deus.
    Shalom!!

    Maria de Fátima

  9. A paz de Cristo esteja convosco.
    Amado irmão Prof. Felipe Aquino para é uma alegria muito grande em celebrar hoje o dia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro juntamente com a Solenidade Sagrado Coração de Jesus. Pois sou aqui de Taguatinga/DF e participo do Santuario Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no qual esta fazendo a novena de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Nossa comunidade esta em festa,pois, muitos tem alcançado muitas graças pela intercessão poderosa de Nossa Senhora. Por isso me alegrei muita com a matéria, e como é bom nos refugiarmos no colo de nossa Mãe querida. Ele acolhe também a nós pecadores, e devemos sim levar Maria para as nossas casas porque hoje principalmente nos ultimos dias temos visto tantos jovens tão violentos que precisam de um colo de Mãe e principalmente do socorro desta Mãe tão poderosa. Consagro neste dia todos os jovens principalmente os que estão envolvidos com drogas, que são rebeldes com os pais que sejam cobertos agora com o manto virginal de Maria, Mãe do Perpetuo Socorro guardai e intercedei por tantas familias junto a seu Filho muito amado Jesus. Amém.
    A paz de Cristo esteja convosco e o Amor de Maria.

  10. Maria Mãe do divino Amor Misericordioso

    Em tempos muito difícies que passei, estranhamente vinha em meu coração a devoção a Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, o qual me surpreendi com tamanha delicadeza e expressivo convite a entrega total.
    Tenho certeza absoluta que a mamãe Maria do pérpetuo Socorro me auxiliou nestes momentos.
    Salve Maria que seu pépetuo socorro esteja sempre pronto a nos auxiliar. Beijos

  11. MARIA BERNADETE

    Eu quero Maria em nossa casa,pois eu creio que é minha Mãe minha Rainha e Advogada das minhas causas impossíveis.Creio piamente da intercessão Dela.
    Obrigada Mãezinha.

  12. LUCIVÂNIA DE ANDRADE FALQUETO

    ei Professor!!

    Como são doces as palavras sobre Maria Santíssima!!

    GOSTARIA DE PERGUNTÁ-LO E DE RECEBER A RESPOSTA SOBRE:

    “O famoso e conhecido quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado em estilo bizantino e representa Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Senhora das Dores, que socorre seu Filho ainda Menino assustado diante da visão de S. Miguel com o vaso de vinagre à esquerda e S. Gabriel com a Cruz à direita”

    ISSO FOI IMAGINAÇÃO DO PINTOR, OU REALMENTE ACONTECEU?

    Atenciosamente,
    Lucivânia de Andrade Falqueto

  13. Olá prof. e querido mestre se assim posso chama-lo,sou se fã desde que tive a oportunidade de conhec-lo quando fui seminarista aqui na diocese de Taubaté entre 1990 a 1999, e nunca tive oportunidade de cumprimentar pela sua enorme dedicação pela Santa Igreja como grande teologo, parabens pelo o que vem fazendo. Gosto muito da sua linha de pensamento e de seus maravilhosos livros.
    E sobre o texto da é muito interessante e profundo, gostei, Jair de Taubaté

  14. Aprendi com a minha mãe, desde pequena hoje estou com 57 anos, a devoção a N.Sra. do Perpétuo Socorro. Não sabia bem o que significava certos detalhes do quadro principalmente a sandália desatada. Descobri hoje 27 o dia dela e lembrei que a muitos anos deixei de rezar a novena as terças-feiras. Agradeço a Deus e a Virgem ter me proporcionado este reencontro, como também ao seu artigo prof.Felipe. Deus abençoe a todos da C.Nova.

  15. CLAUDIA GALAVAO DE ANDRADE

    Eu achei maravilhosa as suas palavras, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para mim significa muito tenho devoçao por ela. Para mim ela é minha Mãe e Protetora pois nunca Mim dechou sozinha sempre escutou as minhas oraçoes, tem muito a agradecer por tudo que ala me consedeu.

  16. Lucivânia é bem possivel que tenha acontecido, pois Jesus desde que veio ao mundo ja sabia sobre todos os tormentos que haveria de padecer.Sua paixão estava sempre diante dele. É possivel que quando Ele era criança e começava a lembrar da sua paixão, corria para os braços de sua Mamãe Maria Santissima aterrorizado. Nossa Senhora sofria com Ele. Dizem que o chinelinho caindo e preso só por uma cordinha, simboliza o pecador que se mantem unido a Jesus por um fragil cordel . O cordel da devoção a Nossa Senhora.

  17. sheila pereira

    Professor,Deus abençoe!!!
    Sabedoria de Deus,e nós temos a graça de beber desta fonte de água viva,nos encher e enriquecer a nossa vida!!!Com certeza sem Maria é impossível amar á Jesus de verdade,temos que ama-la, para conhecer Jesus de verdade!!!Obrigada pelos ensinamentos!!!

  18. Prof: Felipe obrigado por suas palavras que vem de encontro com nossa fé. (Devido um testemunho de Dom Ávila bispo já falecido, eu hoje sou devota de N.S.do Perpetuo Socorro),Hoje meus 2 filhos faz aniversário. Um nasceu em 27/06/83,o outro 27/06/85. Tudo porque eu sou devota de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Hoje eu louvo a Deus pela vida deles, são todos consagrados a ela no dia do batismo,com madrinha representando.
    Lourdes/Brasília.

  19. Maria Claudia

    Nos primeiros minutos de hoje internei meu filho, pela primeira vez em uma clínica para dependentes químicos.
    Creio que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não há de nos desamparar. Louvo a Deus por esse dia tão doloroso e ao mesmo tempo tão abençoado.
    Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro que é Jesus, rogai por nós!

  20. Maria Lidevina Pontarolo

    Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o meu socorro em minhas necessidades do dia a dia. Conto com ela e tem me feito amar e adorar mais a Jesus seu Filho. Certamente em muitos lugares é realizada a novena, acompanhei durante anos em Ponta Grossa PR e muitos testemunhos de milagres Deus realizou pela intercessão na mãe linda e amada Pe´rpétuo Socorro.

  21. Maria Rosa

    Mãe do Perpétuo Socorro… socorrei-nos em todas as nossas necessidades!!… Amém!

  22. Rosemary
    Nossa Senhora do Perpétuo Socorro socoreime as minhas minhas necessidades do dia a dia. e de toda minha familia principamente do meu Irmão Edilvan, que precisa de tratamento e não quer aceitar ajuda, interceda nossa senhora do perpetuo Socorro acalma a mente dele, as ações violentas impesadas atenda as minhas suplicas.

  23. Bom Dia Professor Felipe!
    É sempre um presente de Deus ler uma matéria, um livro, e assistir as suas pregações! Sempre que preciso de alguma palavra para levar aos meu irmãos, sempre encontro Jesus através de suas palavras! Que benção termos servos tão fieis às promessas do Pai! Que Jesus abençõe sempre vc e sua família e renove diariamente seu ministério para continuar sendo luz aos que buscam o Senhor e Nossa Maezinha! Que texto lindo essa história de Nossa Senhora!
    Fique com Deus e Nossa Senhora! Abraços… Daniela

  24. Estou feliz pelo dia da Nossa Mae do Perpetuo Socorro. Aprendi a ter devocao por Ela, desde pequena, quando fui curada de um problema de saude, atraves de uma promessa dos meus pais para contribuirem para a construcao da Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, em Garanhuns, onde morava. Hoje, mesmo morando longe do Brasil e das minhas raizes, continuo com a minha devocao.

  25. Bom tarde Professor Felipe!
    então Profº para o seu conhecimento todos os sábados às 19:00 acontece,na Igreja matriz de SÃO JOSÉ DO MIPIBU-RN EU, SOCORRO, ORGANIZEI O TERÇO DAS MULHERES!FALANDO COM O PADRE MATIAS PARA REZAR DENTRO DA IGREJA , O MESMO PERMITIU.SOU MUITA GRATA.
    TEMOS COMO NOSSA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO,MOTIVO PELO QUAL UMA GRAÇA ALCANÇADA.

  26. Rute Libanio

    hoje como faço todas as manhãs rezei a novena a Nossa Senhora do Pérpétuo Socorro, mãe de Jesus e nossa também,. Já recebi muitas graças de nossa senhora do perétuo socorro a quem sou devota e tenho sua proteção sobre mim e minha familia, todos os dias, portanto irmãos seja com qual titulo vc melhor achar para a mão de jesus e nossa protetora, rezemos sempre pedindo e agradecendo suas graças. Nossos pedidos são sempre levadas a seu filho como nas bodas de caná.

  27. Hoje, 27 de junho, é uma das festas mais antigas e belas de Nossa Senhora; “Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro”. Catolicos em Festa ! – Paroquia do Costa e Silva – Joinville Santa Catarina. Fico Feliz por Participar dessa Festa !

  28. Flávia Regina Muniz da Silva

    Hoje é dia de Nossa Senhora do Perpetuo Socoro,Santa milagrosa que eu tenho muita fé.Nossa senhora sejas louvada!!!!!!!

  29. gerson ribeiro

    Professor muito obrigado pelas informaçoes que o senhor nos dá em seu texto. Que nossa Senhora do perpetuo Socorro esteja sempre nos auxiliando. Agradeço todos os pedidos, que a mesma atraves de nosso pai maravilhoso me concedeu… quem tem fé sabe o grande poder que esta santa mae tem. DEUS seja sempre louvado!!!! TEAMO minha santa e Mae protetora.

  30. Parabéns professor, são de pessoas sábias assim que preciso, continue sempre nos informando,
    já li alguns dos teus livros, sou tua adimiradora! Deus te abençõe!

  31. Veimar Ribeiro

    Parabéns professor pelas informações sobre Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, pois tenho ela em minha casa e moro perto de uma igreja que a tem como padroeira, tenho recebido grandes milagres de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Que Deus te ilumine sou sua admiradora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>