Por: D. Estevão Bettencourt, osb
Recebemos estas perguntas de uma leitora,e com a devida autorização a publicamos:
“Estou com um problema grave de Bioética, que envolve o fato de eu ter perdido um filho há cerca de três anos e, quando ele estava em coma, pedi que lhe colhessem material espermátíco para fertilização in vitro “post-mortem”. Foram “criados” quatorze embriões, implantados quatro sem sucesso e restam dez! A clínica nos pediu uma definição sobre o destino desses embriões, a saber: conservar por mais cinco anos; incinerar; ou doar os embriões a candidatas estéreis. Essa última hipótese não é aceita por minha nora, que se acha “proprietária” dos embriões. Ela e a sua família são católicos, tementes a Deus, e, na ocasião, não nos ocorreu estar criando um problema dessa monta. Pergunto e peço que me respondam POR FAVOR: Que devemos fazer com os embriões? Eles podem ser enterrados? Devem aguardar tempos futuros e uma possível mudança de opinião dela?”
Que dizer?
A carta é impressionante; vem a ser o espelho de uma realidade talvez cada vez mais freqüente. Eis o que temos a dizer-lhe:
1) A fecundação artificial viola as leis da natureza, pois separa amor e procriação. Trata a semente vital humana como a semente do gado ou das plantas. Ora isto vem a ser uma ofensa à identidade e à dignidade do ser humano Segundo a ordem natural, a prole há de ser o fruto do amor mútuo de um homem e de uma mulher comprometidos entre si pelo matrimônio. Os filhos precisam de um lar e da colaboração de pai e mãe para serem devidamente educados.
2) A fecundação artificial ainda é mais ofensiva quando se extrai a semente vital de alguém que está para morrer, a fim de provocar a inseminação em proveta após a morte do doador. Em tal caso, não somente a fecundação é artificial, mas pode vir a ser também um desrespeito às intenções da pessoa falecida. Em tais circunstâncias se descaracteriza por completo a reprodução humana.
3) A carta em foco afirma que tiveram origem quatorze embriões por fecundação artificial. Com outras palavras: houve fecundação com a semente vital do doador falecido em quatorze casos; foram assim concebidos quatorze seres verdadeiramente humanos. Desses quatorze foram escolhidos quatro para ser implantados no útero ou da viúva ou (quem sabe?) no de uma mãe de aluguel. Essa escolha de quatro foi arbitrária, pois ninguém tem o direito de definir se alguém deve viver ou não. Ora nenhum dos quatro embriões implantados sobreviveu; morreram todos no seio materno. Restaram dez, cujo futuro ficou à mercê do arbítrio dos adultos:
- deveriam ser assassinados ou queimados no fogo incinerador?
- deveriam ser guardados em geladeira por cinco anos, à espera de que alguém os solicitasse para fazer a gestação?
- ou deveria ser imediatamente doados a candidatas estéreis desejosas de ter um filho?
Que dizer?
Seja eliminada a hipótese de se incinerarem os embriões. Ninguém tem o direito de matar (e matar uma criança inocente). O embrião não é coisa, mas já é um ser humano com os direitos que lhe tocam.
A segunda hipótese consiste em congelar os embriões por cinco anos (prazo máximo), após o quê serão extintos, se ninguém os requisitar. Também isto é cruel e inaceitável.Só resta a terceira hipótese: procurar implantar logo esses dez embriões em candidatas que se prontifiquem para fazer a gestação. É esta uma solução precária, mas é o remédio para amenizar os males decorrentes de um passo dado em falso ou da fecundação artificial.
4) Diz ainda a carta que a viúva não aceita a doação dos embriões, porque é proprietária deles. Na verdade, porém, ninguém é dono de quem quer que seja. A mãe não é proprietária de seus filhos; é, sim, doadora e tutora da vida, mas não é possuidora da vida alheia. Por conseguinte não pode impedir que os embriões sejam implantados no útero de uma mulher que os ajude a desenvolver-se e chegar a nascer como qualquer criança. Procure salvar a vida desses pequeninos, favorecendo a implantação no útero de uma benfeitora gestante.
Fonte: Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
Nº 447 – Ano 1999 – Pág. 379.

Sinceramente… onde estamos chegando, que situação essa aí.
É impressionante essa discussão sobre a vida, dá nojo escutar o pensamento daqueles que defendem as pesquisas com células embrionárias, não digo nem da questão de fé, mas da questão moral e tb científica é um grande engodo uma mentira deslavada e a imprensa esta mentindo como nunca…
E pensar que há pessoas que dizem que os estudos com embriões
humanos é um progresso.Só se for o progresso que houve como o
da Idade Antiga para a Idade Média.Os cientistas e políticos
de hoje que defendem essas atrocidades são mais medievais que
os tiranos que existiram na história da humaniadade.
Prof. Felipe, saudações.
Esta situação veio a tona em um momento muito importante, principalmente, quando se discute em nosso país o momento em que se existe a vida. Transcrevo abaixo uma sintese do entendimento do Ministro relator do STF:
Em seu voto, Britto argumentou que a Constituição protege a vida humana do nascimento à morte cerebral. Ele fez uma diferenciação entre três estágios da vida: embrião, feto e pessoa humana. Afirmou que o embrião que será usado nas pesquisas com células-tronco jamais se tornará uma pessoa. O embrião não é possibilidade de vida. Não há cérebro, nem concluído, nem em formação , disse o ministro. É algo valioso por si mesmo, sem dúvida. Mas jamais será alguém. O relator aceitou argumentos dos cientistas de que a vida só surge com a formação do sistema nervoso. Não há pessoa humana sem o aparato neural que lhe dá capacidade de pensar , ressaltou.
Entendo que o argumento do Ministro de que a vida só inicia quando se forma o sistema nervoso, e que não existe cérebro no embrião portanto não é possibilidade de vida,é o primeiro passo (PRECEDENTE) para aprovar a Lei que permite o aborto.
Ora, se hoje, o entendimento da Corte Suprema da Justíça do nosso país tende a tornar constitucional a pesquisa em células tronco sob os argumentos de que no embrião não tem possibilidade de vida porque ainda não tem cérebro ou sistema nervoso, não há dúvidas que a Lei de aborto poderá seguir o mesmo entendimento e daí abrir possibilidade de aborto no período da gravidez que se verifique que o embrião ainda não tenha cérebro ou sistema nervoso.
Acho que nós como Igreja deveremos nos mobilizar de forma mais direta acerca do assunto. Sugiro que neste período que está suspensa a votação pelo pedido de vista do processo por outro Ministro do STF, seja entendido como um prazo de Deus para que nós nos moobilizemos. A nossa igreja tem força e devemos escolher a vida.
Sugiro que a Igreja prepare uma mobilização nacional
com caminhadas contra esta Lei. Que se marque um dia de mobilização contra esta Lei. Sugiro ainda, que no dia da votação as igrejas de Brasília se reunam e realizem uma mobilização como caminhadasaté a frente do STF para pressionar os Ministros.
O pior é que já percebemos a tendencia de se aprovar a Lei visto que o relator e a Presidente do Supremo já anteciparam seu posicionamento em favor da aprovação.
Prof. Felipe utilizemos todos os nossos meios de comunicação para que a vida seja preservada.
Marcos Vinicius Ramos dos Santos
Icó-ce
Como sabemos, Deus dá uma alma ao ser que está no utero da mae.Até 14 dias há um unico ser. Se for gemeos, o embriao se reparte em dois depois do decimo quarto dia. Se há alma na hora da fecundaçao como podemos explicar a divisao da alma se a doutrina (o magistério, a tradiçao) da Igreja católica diz que a alma é indivisível, entao a alma se divide ou ate o 14º. dia nao há alma???
Não entendo muitos destes assuntos sobre embriologia mas será que quando houve a fecundação aquele embrião não está programado para se repartir em dois, três ou até em quatro novos embriões no 14º dia?, e que portando já havia naquele únicos embrião duas ou três almas já insufladas para mais tarde habitar em dois ou mais corpos surgidos a partir da divisão daquele embrião em dois ou mais corpos, e se há corpos gêmeos resultante na divisão de um único embrião não terá almas gemes resultantes da divisão de um única alma?, outros poderão esclarecer melhor este assunto, mas meu palpite e este.
Até em divisão de alma já estão falando neste blog. Mas a pergunta do colega é interessante e põe cinzas e fumaça sobre algumas teoria sobre alma que não são da Bíblia.
Essa discussão sobre aborto, cílulas tronco, valor da vida, defesa da vida, etc… é uma verdadeira torre de babel. Não se entende mais nada. Cada um fala o que quer e argumenta a partir dos principios que acredita. temos que achar algo que nos fundamenta e orienta. O cristão diz que defende a vida desde o começo porque a fé cristã pede isso; o cientista diz que defende a visão racional da ciência e fala também em valor da vida. Virou torre de babel.
A minha opinião é eles os cientistas e os politicos ñ estão pensando nas vidas que irão morrer e sim em se promover os cientista podem até querer salvar vidas mais o que adianta salvar uns e morrer outros pq querendo ou ñ é uma vida gente obra de Deus…e não podemos passar por cima das vontades de Deus ou fingir q nada acontece por favor né.
(obs)cuidado com o poder de Deus!!! quem decide tudo é ele
Sabedoria da terra!… “PURA HIPOCRESIA!” Falar em utilização de células tronco para salvar vidas.De quem? Do povo? Qual povo? O povo está morrendo sem ser atendidos em seus direitos fundamentais escrito na nossa Carta Magna!!!!!!
Estou questionando fundamentado:fatos!, Nao é(achismo)
Eu e minha esposa; aposentados c/desc.em folha de pg mais de R$ 2.000,00 p/ prev.soc. mais de R$20.000,00 impsto Retido na fonte, temos dificuldades de assis-tência médica! O POVO! bUSCAI AS COISA DO ALTO.
Creio que as pessoas estão fazendo o que bem entendem, seja com o ser humano,com a natureza com as coisas.
O ser humano,coisas e natureza estão sendo banalizadas de tal forma que doi o coração. Que triste… Deus deve estar chorando hoje…Ele que entregou seu único filho para que tivessemos vida… E alguns, fazem o que bem intendem, com eles mesmos, com o outro e com a natureza.Que Pena…
Sinto que Deus fala ao meu coração hoje…
“Filhos vocês que acreditam em mim, que amam a vida, ouçam a minha voz: Eu os amei antes que existissem, antes que viéssem ao mundo eu já os conhecia e amava.Todos são especiais para mim. Não permitam que digam e façam o contrário. Eu vos amo muito e preciso muito de vocês… Salvem a vida.
Eu Hoje quero ouvir a voz de Deus, quero ajuda-lo…
Quero dizer
Não ao Aborto! Não a matança de embriões! Não a banalização da vida! Eu amo tudo o que DEUS criou.
Eu como ser humano que sou, jamais posso ser contra a minha própria espécie. Que os ministros ouçam a voz de Deus.
Precisamos de humildade, nem tudo vamos descobrir, nem tudo vamos saber por mais pesquisas e descobertas que fizermos sempre existirá dúvidas em qualquer época. Temos que aprender a lhe dar com o inesplicável.
Vamos cuidar do que é explicável, ou seja, é esplicável que existe vida e que ela merece ser preservada.
Pergunta e resposta para os ditos “cientistas” Se os embriões servem para tantas coisas como curar doenças,fazer “N” coisas como disem, então tem vida. O Embrião está vivo, é vida. Se for usado, é morte (assacinato) de um, gerando vida para outro… Não é como acontece num trasplante. Então eles mesmos estão dizendo que os embriões são vida, mas se fossem mortos não serviria para nada, não é mesmo?
Se o embrião só é gente quando tem célebro ( Na cabeça dos ditos cientistas)então deixo de existir a partir do ponto de vista de qualquer pessoa? Como saber o meu grau de humano? de gente? De existencia ?Será que alguém tem autoridade para definir isso? Quando me torno gente? Depois dos 18? Quando falo a primeira palavra?Quando estou congelado?
Quando choro pela primeira vez? Quando meu pezinho está sendo formado? Quando já estou velhinho no leito de um hospital? Quando?….Quando?
Olá, Professor!
Eu assisti a matéria sobre os embriões e células tronco… Gostaria de assistir ao vídeo que o Senhor disse estar em seu site, mas não encontrei! Qual é o endereço do site?
Até mais…
Izilda!
Toda esta cnfusão existentes com este problema das celulas troncos nasceram justamente pela nossa falta de vida cristã queriamos ter um filho a todo custo sem questionar se era vontade de Deus e sem procurar os meios naturais de um tratamento ou de adoções.
Tenho em minha casa um testemunho a comunicar:Minha filha casada há dez anos queria ter um filho sem nenhum sucesso.Juntamente com o marido e sua sogra foram consultar ao meico que faria emsiminação.Depois de ter visto tudo o que era preciso fazer veio comunicar-me.Pedi ao Espirito Santo que Elerespondesse por mim afinal já estava tudo programado. Num dado momento depois de uma longa escuta falei pra ela o seguinte:Vc é dona da sua vida pode fazer o que quiser, no entanto não conte com a minha aprovação pois sou cristã e como tal não posso concordar.Falei-lhe da possibilidade de adotar.Ela saiu em silncio e desistiu da ensimição. Com mimha ajuda buscamos por meios legais a adoção de uma criança.E esta se deu com pouco tempo.Hoje o garoto tem nove anos,conhece toda sua historia é inteligente e sobretudo é feliz como ele mesm diz:Sou feliz com a familia que tenho e não tenho raiv da mnha mãeque não pode me criar.
tenho agora varias ma~es pos conta comigo e com as tias.
Nossa eu pensava que ja tinha visto de tudo nesse mundo, nunca imaginei que poderia haver uma imensa população de embriões congelados esperando só Deus sabe o que ou por quem? talvez por um desses cientistas malucos que um dia legitimados pela aprovação das pesquisas com embriões e esse dia não vai tardar se não fizermos nada,cheguem as clinicas e matem todos em nome da ciencia ou por uma mãe desesperada por ter reconhecido que aqueles embriões são seres humanos a fim de impedir tal genocidio ou ainda por um casal que a muito tempo lutam para ter um filho implorando para aquela mãe que autorize a implantação de um deles no útero de sua esposa. Não sei são apenas hipóteses, só sei que é muito difícil compreender tudo isso que está acontecendo hoje, falar de ética, humanismo,solidariedade para mim fica muito vago se não vier acompanhado de AMOR E TEMOR de DEUS.
Rita de Cáscia da Silva Abrantes
Alexandria R/N
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47174065
o q penso está aqui
Como sempre professor Felipe…com uma base moral fantástica!
Vamos gritar não as pesquisas com células-tronco e vamos a defesa da vida,juntos venceremos esta batalha!
Na verdade eu queria um aprofundamento sobre esse assunto.Tenho perguntas e gostaria de respostas.Como apresentar esse assunto,células embriomárias na catequese.Qual sua fundamentação moral para a Igreja.Quais são as linhas contrárias para esse tema.
O comentário do Sr. Synésio é pertinente, outro dia meu cunhado sofreu um infarto e precisou fazer uma cirurgia para desobstruir as artérias em caráter de urgência pois só estava com 40% de circulação, pelo sus deveria esperar vaga como se esperar em uma situação como esta, para ele não morrer tiveram que pagar 15.000 pela cirurgia. Onde esta esta a precupação do governo com a vida é como se as pesquisa com células tronco fossem solucionar todos os problemas. se a justifificativa fosse salvar vidas de pessoas situações como essa não aconteceriam.
É impressionante o argumento de que só há vida quando se inicia o sistema nervoso. Ora, o sistema nervoso só se inicia se houver embrião. Qual a força que faz o embrião se desenvolver, a ponto de criar o sistema nervoso, e todos os outros sistemas, até se tornar um ser humano completo e desenvolvido? Como se chama esta força? Se assumirmos que o argumento dos cientistas fosse correto, teríamos uma “força” anterior à criação do sistema nervoso, que levaria o embrião a criá-lo, e outra “força” que, a partir da criação do sistema nervoso, o levaria ao desenvolvimento completo. Ora, pelo que os cientistas dizem, essa segunda “força” seria a VIDA. E a primeira “força”, distinta, como deveria ser denominada? Acaso? Sorte? Qual o mecanismo fisiológico que motivaria o embrião sem sistema nervoso a se desenvolver? Pura divisão celular? Mas o que estaria motivando esta divisão celular, e mais, organizando esta divisão por especialidade? É impossível separar um ser da sua origem. Sem fecundação, não há embrião. Sem embrião, não há sistema nervoso. Sem sistema nervoso, o ser humano não terá o desenvolvimento completo. Antes de “ter” vida, o embrião já “é” vida. Não dá pra separar. Logo as duas “forças” são a mesma VIDA, e o argumento dos cientistas está incorreto.
Na Idade Média era raro uma pessoa atingir os 40 anos de idade, e isso deveu-se a uma imposição rudimentar e anti-humana da parte de Igreja. Hoje nossa qualidade de vida está indiscutilvelmente superior, graças ao avanço intelectual e científico dos pensadores modernos, que contrariando os príncipios da Igreja da época, revolucionou as idéias da época e nos permitiu alcançar tais avanços.
Sou católica praticante, mas sinceramente não entendo como uma instituição tão grandiosa como essa pode se voltar contra os interesses do progresso e benefício da humanidade. As pesquisas com células tronco não estão relacionadas ao sacrifício de vidas indefesas, mas sim à salvação de tantas outras.
De fato, essa discussão é bastante ampla e me conduziria à linhas e linhas de explicações, o que não é viável. Trato então de deixar o minha crítica e dizer-des que antes que criticar um projeto é indicado que você se aprofunde no tema em questão para não cometer deslizes. Indico também a questionar alguém paraplégico ou mesmo um parente de algum paciente com alguma síndrome neuro-degenarativa a sua opinião à respeito do tema.
——
Caro Duarte,
Seu pensamento sobre a Idade Média é fruto da sua educação na escola, aconselho o senhor a ter maior estudo a respeito. O Prof. Felipe Aquino escreveu um livro com esta finalidade UMA HISTÓRIA QUE NÃO É CONTADA, que nos narra a história da Igreja para salvar e construir a nossa civilização.
Sobre embriões, veja estes links:
- http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/03/05/historico-das-celulas-tronco-embrionarias/
- http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ENTREVISTA&id=ent0028
- http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/03/25/%e2%80%9cem-nome-da-ciencia-parem%e2%80%9d/
- http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/03/11/video-reducao-embrionaria-programa-escola-da-fe-dia-06032008/
- http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2007/04/11/a-luta-contra-a-destruicao-de-embrioes-humanos/
Cordialmente, – Suporte Blog
SE OS GOVERNOS E DITOS “CIENTISTAS” TIVESSEM MESMO INTERESSE DE AJUDAR A SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE NÃO SÃO POUCOS,OS DEFICIENTES FÍSICOS,OS IDOSOS,AS CRIANÇAS E OS MARGINALIZADOS ESTARIAM NEM QUE SEJA UM POUCO MELHOR HOJE.ACREDITO QUE NÃO VAI SER PESQUISAS COM CÉLULAS TRONCO QUE IRÁ SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DO PRECONCEITO COM DEFICIENTES E IDOSOS, DO DESRESPEITO COM AS CRIANÇAS, DA FOME, DO SUS,DO SEM TETO,DOS MARGINALIZADOS,DOS DROGADOS,DE TRATAMENTO DE CASAIS, MUITO PELO CONTRÁRIO. ESTÁ BEM CLARO QUE O INTERRESSE É ECONÔMICO. COMO MUITOS AINDA NÃO PERCEBERAM ISSO? SE DE FATO QUISESSEM REALMENTE FAZER ALGO DE ÚTIL JÁ TERIAM FEITO.BASTARIA TER BOA VONTADE. EXISTEM PROBLEMAS ALARMANTES QUE JÁ DEVERIAM TER SIDO LEVADO EM CONTA EM CARÁTER DE URGÊNCIA.EM VEZ DE TENTAREM SER DEUS.EM VEZ DE FICAREM ILUDINDO AS PESSOAS COM POSSIBILIDADES DE CURAS QUE NÃO SÃO REAIS, SÃO APENAS ESPECULAÇÕES.ELES DEVERIAM APRENDER UM POUCO MAIS COM DEUS NA SUA HUMILDADE,GENEROSIDADE,JUSTIÇA E AMOR, E PRINCIPALMENTE NA AÇÃO CONCRETA QUE REALMENTE IRÁ TRAZER BENEFÍCIOS PARA AS PESSOAS.ENTÃO NÃO VAMOS SER INOCENTES AO PONTO DE PENSAR QUE MATANDO ALGUNS EMBRIÕES,OU MELHOR PESSOAS, VAMOS AJUDAR A SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE SAÚDE NO MUNDO.VEJA A QUESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO POR EXEMPLO,QUANTAS DOENÇAS DEIXARIAM DE EXISTIR SE ESSE PROBLEMA FOSSE SOLUCIONADO.MUITOS… NÃO ACHAM?
Jesus e Maria vos amam!
Quanto a questão do embrião, vale dizer que quando o óvulo da mulher é fecundado pelo espermatozóide do homem,já temos ai uma vida humana,o corpo está em desenvolvimento e a pessoa já tem uma alma. E Jesus disse: ” Tudo o que fizerdes de bom ou de ruim a um menor desses é a mim que fazeis.”
Olá!
Sinceramente é lamentável enquanto alguns pais matam seus filhos brutalmente e a mídia extrapóla em notícias, nada se faz com os monstros chamados “mães” que tẽm muitas maneiras de evitar uma gravidez, mas preferem matar perfurando cérebros inocentes sem piedade alguma.
Esta brutalidade muitas vezes é chamada de ética.
Que espécie de ética é essa?
igualdade ao políticos ladrões;
igualdade ao bruto assassino que dispara um 38;
igualdade aos ritos de magia negra..
Que espécie de ética é essa que não ASSASSINA UMA COISA, mas ASSASSINA UMA CRIANÇA.
Ridículo!