Novos sucessos com células tronco adultas

 

         A cada dia os pesquisadores no mundo todo descobrem mais oportunidades de sucesso com as células tronco ADULTAS, mostrando que não é necessário matar embriões humanos para se ajudar os doentes. Além disso, pesquisadores abandonam os estudos com células tronco embrionárias, como é o caso do Dr. James Thompson que foi o pioneiro nessas pesquisas.  

Noticia divulgada pela France Press (24/-4/2008 – Miwa Suzuki, Tóquio) no site da UOL, da conta de que o sangue de menstruação pode reparar problemas cardíacos, aplicável a corações debilitados, segundo pesquisadores japoneses. Os cientistas estudaram o sangue da menstruação de nove mulheres e se concentraram em um tipo de célula que atua de maneira similar às células-tronco. 

Os pesquisadores japoneses constataram que “aproximadamente 20% das células menstruais começaram a pulsar espontaneamente três dias depois de serem introduzidas in vitro em células de coração de ratos”, sendo que as primeiras “formaram uma espécie de capa própria do tecido muscular do coração. A proporção de sucesso é cem vezes maior que a obtida com células-tronco extraídas da medula humana (entre 0,2% e 0,3%)”, segundo Shunichiro Miyoshi, cardiologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Keio e um dos autores da pesquisa. O pesquisador afirmou que “é possível desenvolver um sistema no futuro próximo que permita às mulheres usarem o sangue para seu próprio tratamento”, o que elimina um dos principais riscos do uso das células tronco embrionárias que é a rejeição das mesmas pelo sistema imunológico dos pacientes. 

As pesquisas mostraram que os ratos que sofreram ataques cardíacos melhoram sua saúde após o tratamento com células da menstruação. Miyoshi defendeu que “o sangue menstrual poderia ser usado para fazer provisão de um tipo de células que contêm vários sistemas de HLA (Antígenos dos Leucócitos Humanos, na sigla em inglês), chave para o sistema imunológico”. Segundo o cientista, essas células “podem ser armazenadas em um tubo do tamanho de um dedo e serem cultivadas quando necessário” podendo ser guardadas por 300 anos. 

Outra noticia importante mostra a Declaração de Dra. Natalia López Moratalla, catedrática de Biologia Molecular presidente da Associação Espanhola de Bioética e Ética Médica, dada pela Zenit.org (23/04/2008, Granada, Espanha).  

Dra. Natália afirma que «As células-tronco embrionárias fracassaram; a esperança para os enfermos está nas células adultas», tese que ela expôs em Granada (Espanha), e Presidente da Associação Espanhola de Bioética e Ética Médica.Durante a conferência, que foi organizada pela Associação Nacional para a Defesa do Direito à Objeção de Consciência (ANDOC) na Academia de Medicina de Granada, a pesquisadora afirmou que hoje a pesquisa «derivou decididamente para o emprego das células-tronco ‘adultas’, que são extraídas do próprio organismo e que já estão dando resultados na cura de doentes’». 

Segundo a Dra. López Moratalla, «existem cerca de 600 protocolos que utilizam células-tronco adultas, e não se apresentou nenhum com células de origem embrionárias». As células adultas «possuem o mesmo potencial de crescimento e diferenciação das células-tronco embrionárias e substituem muito bem as possibilidades biotecnológicas sonhadas para aquelas». 

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br 


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino