Dra. Alice Teixeira Ferreira* 

 

Eis a lista de mentiras que se divulgam sobre as células embrionárias: 

1) A Igreja é obscurantista e impede o desenvolvimento da ciência: 

A verdade é que querem acabar com a única instituição que defende o ser humano desde o inicio de sua vida que se dá na concepção até sua morte natural.Que o início da vida humana se dá quando o espermatozóide fecunda o óvulo já foi demonstrado em 1827 por Karl Ernst von Baer. Não é dogma da Igreja, pois somente com o acúmulo de evidencias sobre este FATO é que o Papa Pio IX em 1869 propôs que era dever da Igreja defender o embrião humano desde a concepção. Atualmente os embriologistas acrescentaram mais evidencias de que a fertilização é o inicio do inicio: Dra Magdalena Zernica-Goetz mostrou, em 2002, que a primeira divisão do zigoto não se dá por acaso, “ela já define o nosso destino”. 

Nature Reviews Molecular Cell Biology, (2005),  vol.6, (12): 919-928.Embriologia e Karl Ernst von Baer na Wipedia.Embriologia Clínica Moore e Persaud.Los quince primeros dias de uma vida humana. Natalia López Moratalla e Maria J. Iraburu Elizalde. EUNSA. 

2) As células embrionárias humanas são pluripotentes e vão salvar vidas. 

A verdade é que estas células não apresentam divisão assimétrica como as células-tronco. Elas são imortalizadas e são semelhantes às células cancerígenas; multiplicam-se rapidamente e quando se diferenciam  logo morrem, não se renovando. Elas não se fixam nos nichos das células-tronco adultas presentes no organismo. Os corpos embrioides injetados são rejeitados imunologicamente e se injetados em animais imunossuprimidos geram câncer de caráter embrinário. Por isto não dispomos de exemplo de uma vida, mesmo de roedores, que tenha sido salva com estas células. Como diz a Dra. Lenise Garcia: “Que vidão terão estas células extraídas do embrião humano: viverão como câncer num camundongo.” 

JL Sherley. Cell Proliferation, (2008), vol.41, Supplement1: 57-64. 

3) As células embrionárias podem transformar-se em todos os tecidos. 

A verdade é que tal afirmação baseia-se no desenvolvimento embrionário, mas tal fato não foi demonstrado até hoje por problema metodológico: não existe uma tecnologia que permita distinguir todos os tipos de  células do organismo humano. Eu trabalho com culturas de células há 20 anos e enfrento este problema corriqueiramente. 

CP McGuckin e N Forraz. . Cell Proliferation, (2008), vol.41, Supplement1: 31-40 

Neste artigo McGuckin demonstra também a pluripotência das células-tronco do sangue de cordão conseguindo observar a sua transformação
em células nervosas. Fato também demonstrado por Prof. Dr. Paul Sanberg.
PNAS, (2007), vol.104: 11869-11870. 

4) As células embrionárias tem como fonte única o embrião que necessita ser estourado para se obter sua massa celular interna. 

A verdade é que existem outras fontes destas células: o líquido amniótico, as espermatogônias e oogônias que a PrimeCell consegue reverter para o estado embrionário e agora as iPCs( induced pluripotent cells, células pluripotentes por indução ) desenvolvidas por Dr. Yamanaka. Outra verdade é que este cientista, que eu conheço pessoalmente, diz que as informações necessárias para obter as iPCs foram obtidas de células embrionárias de CAMUNDONGO. Numa entrevista ele relatou que “numa clínica de reprodução assistida, ao observar num microscópio um embrião humano, tive mudada a minha carreira científica. Quando vi o embrião, de repente compreendi que havia muito pouca diferença entre ele e minhas filhas. Eu pensei, nós não podemos destruir embriões humanos
em pesquisa. Tem de haver uma outra maneira de estudar as células embrionárias”.
                                                 The New York Times, Dec 11,2007 

Dr. Yamanaka obteve as informações sobre os fatores de transcrição que regulam a multiplicação e diferenciação de células-tronco embrionárias estudando embriões de camundongos. 

S. Yamanaka. Cell Proliferation, (2008), vol.41, Supplement1: 51-56. 

No mesmo mês, foi apresentada uma significativa melhora no método de obtenção das células iPC, num encontro sobre células-tronco,
em Nova York, por John Sundsmo, presidente da PrimeGen, Irvine, CA, EUA. De acordo com Sundsmo células de pele, de rim e retina incorporaram partículas de carborno que transportavam em suas superfícies proteínas responsáveis pela transformação destas células em células pluripotentes, mais rapidamente e com eficiência 1000 vezes maior, sem ricos de produzirem cânceres. O processo está sendo patenteado.
 

Peter Aldhous NewScientist.com news service 27 February 2008 

Interessante que esta notícia tão importante não foi divulgada entre nós, nem pelos meios de comunicação científicos. 5) Embriões humanos congelados por mais de 3 anos vão para o lixo pois não geram uma pessoa. 

A verdade é que tem embrião humano congelado por até 13 anos que resultou numa criança saudável. São vários os exemplos que podem ser encontrados em http://www.youtube.com/watch?v=Pf9dI3UdWq0  

  Ao descongelar já é possível identificar se as células estão boas. Seestiverem vacuolizadas estão em processo de morte e não serve para nada pois não se obtém culturade células mortas. 

6) Querem comparar o embrião na fase de blastocisto com o pacientedescerebrado do qual se colhe os órgão para transplante. 

A verdade é que o embrião contem o programa completo para gerar não só o cérebro como todos os demais órgãos, o que não ocorre com a morte cerebral que é irreversível. 

7) As lesões de espinha dorsal só tem solução com transplante de células embrionárias humanas. 

A verdade de acordo com Dr. DC Hess e CV Borlongan (Cell Proliferation, 2008, vol. 41(Suppl 1), 194-114) no artigo intitulado Stem Cells and neurological deseases, é que o cisto , a cavidade que se forma no local da lesão, é o grande obstáculo para a solução com transplante de células, seja células embrionárias seja células tronco adultas,. Mesmo se utilizadas as células expandidas sobre um arcabouço não se tem a formação das conecções entre as célula nervosas de maneira correta. O Dr.
Carlos Alberto Moreira do Hospital Albert Einstein, apesar de ser favorável à pesquisa com células embrionárias (por outras razões, diga-se de passagem) e que estuda estas conecções (sinapses) concorda plenamente com este autores (Hess e Borlogan). Trata-se de uma hipótese muito remota de que as células embrionárias humanas servirão para terapia celular.
 

8) Finalmente, durante a conferência, que foi organizada pela Associação Nacional para a Defesa do Direito à Objeção de Consciência (ANDOC) na Academia de Medicina de Granada, a pesquisadora Natália López Moratalla, catedrática de Bioquímica da Universidade de Navarra, afirmou que hoje a pesquisa «derivou decididamente para o emprego das células-tronco ‘adultas’, que são extraídas do próprio organismo e que já estão dando resultados na cura de doentes’». 

Segundo López Moratalla, «existem cerca de 600 protocolos que utilizam células-tronco adultas, e não se apresentou nenhum com células de origem embrionárias». As células adultas «possuem o mesmo potencial de crescimento e diferenciação das células-tronco embrionárias e substituem muito bem as possibilidades biotecnológicas sonhadas para aquelas».«As últimas descobertas sobre as possibilidades terapêuticas das células-tronco adultas, põem em suspeita abertamente as duas grandes ‘promessas’ propiciadas pela nova lei espanhola de biomedicina: o uso e criação de embriões para pesquisa e a chamada clonagem terapêutica. Aos graves problemas éticos já conhecidos (a destruição indiscriminada de milhares de embriões humanos), se unem evidências científicas que questionam cada vez sua utilidade terapêutica», afirmou a pesquisadora.«As células-tronco embrionárias fracassaram. Caiu, pelo peso de sua própria irracionalidade, o uso terapêutico de células provenientes de embriões gerados por fecundação, ou células humanas provenientes da transferência nuclear a óvulos (o que se conhece por clonagem terapêutica)», reiterou. 

Tendo em vista os esclarecimentos acima seria ético que se parasse com esse engodo que sugere que as células embrionárias humanas, obtidas com a morte de embriões humanos, vão fazer paralíticos andar, cego enxergar, etc. 

 

*Dra. Alice Teixeira Ferreira, médica formada na Escola Paulista de Medicina em 1967, Doutorada
em Biologia Molecular em 1971, pos-doc na Research Division da Cleveland Clinic Foundation , EUA, Livre Docente da UNIFESP/EPM.
 

 

22 Comentários

  1. Que Jesus, Nosso Senhor, dê muita vida e coragem a esta Dra que tão bravamente tem lutado pela vida.

    Que ninguém se esqueça dela em suas orações, porque ela está dando a cara a tapas pela vida humana. Certamente ela não passará desatenta do amor misericordioso do Senhor Jesus no dia do Juízo.

    Que Nossa Senhora a proteja.

  2. To escrevendo pq a única pessoa q sei lá, veio no meu coração pra compartilhar isso foi vcs !
    Ontem tive um sonho com meu pai , estranho era a fisionomia dele com olhos vermelhos e orelhas grandes sabe, bem parecido com o que agente se compara ao coisa ruim , .
    ele começou a beber mais ainda começa a mentir pra gente, ta complicadissimo a convivência aki vcs não tem noção.
    Peço que continue orando por nós todos , principalmente meu pai , não sei se to meio neurótica por tentar cuidar dele, mais , não entendi esse sonho continue colocando agente nas suas orações pq ta dureza aki !!!!

    bjokas fika com Deus
    Paula Rossi

    meu pai : Milton ,Zenaide , meus sobrinhos , bruno,brener,brenda,guilherme; minhas irmãs patricia e fernanda.
    Peço oração tb pra akeles paisses que estão necessitando de oraçoes tb com os terremotos , enfim td !!!
    Agradeço e muitoooo , pensar q temos em suas oraçoes

  3. Devemos nos unir para lutarmos pela vida.Hoje que soumãe lembro que tive meu filho num momento muito difícil e para Deus tudo é possível!Devemos entregar tudo nas mãos de Deus e não desistir de dar a vida!Meu filho hoje é a minha grande felicidade!Que Deus dê sabedoriaa todos os cientistas,médicos…a todos nós.Deus é único!!!E a nossa vida cabe a ELE!

  4. celia augusto albino

    O que mais me intriga neste assunto é se o uso destes embrioes,está provado que não trará os benefícios que estão sendo passados pelos que o defendem,qual ou quais serão os interesses escondidos por de tras de tudo isto?Por que não vem a público o que se pretende com tudo isso?É por medo de represália,processo por difamação ou outros que os que estão do lado correto não desmascara tudo,tim tim por tim tim?

  5. O que aconteceria se uma celula-tronco obtida de liquido amniotico revertida para o estado embrionário pelo que entendi é que ele seria a mesma coisa que um embrião, ou seja, se fosse colocado no útero de uma mulher desenvolveria um ser humano. É isso? Numa matéria que li na Veja falava que as células tronco adultas tinham um potencial cancerigeno alto também. O que vejo é que estas pesquisas está num estado muito superficial ainda, apesar da boa intenção de curar pessoas com problemas hoje tidos como irreversiveis, e de toda polêmica em torno do assunto.
    Que os caminhos da Ciência que é um dom dado aos homens por Deus sejam guiados pelo Espirito Santo.

  6. Pingback: A VERDADE SOBRE AS CÉLULAS EMBRIONÁRIAS « Blog DDD - Ambrósio & Grampulino

  7. Tiago Henrique Godoy da Silva

    Houve um homem que não só curou cegos, levantou paralíticos, curou leprosos, mas ainda restaurou a alma das pessoas e fez tudo isso sem disperdiçar vida alguma. A única vida que ele usou e teve que sacrificar foi a vida dele mesmo. JESUS ajude-nos a dar valor a cada vida.

    Parabéns a essa Doutora!!!!
    que mais profissionais defendam a vida como Jesus!!!!
    E que a ciência esteja a serviço da Vida e não a Vida a serviço da Ciência!!!!!

  8. Parabéns Dra. pela sabedoria, pelo compartilhamento gratuito de conhecimentos e pelos esclarecimentos por meio da divulgação das verdades acerca desse assunto.
    Obrigado prof. Felipe por estar sempre em busca das verdades científicas para reforçar ainda mais as verdades religiosas. Essas verdades é que dão ainda maior credibilidade à nossa Igreja, à Igreja de Cristo.
    Isso é evangelizar!
    Deus está muito feliz com vocês!
    Um abraço
    JB

  9. Gó Ferreira

    Se essas medidas tonebrosas forem aprovadas, serão simplesmente pela indiferença religiosas das pessoas que não estão nem aí, pra nada!!!
    Gó Ferreira.

  10. O Brasil caminha lentamente no sentido de resolver problemas sociais que sangram aqui e acolá; está engatinhando na área da educação; precisa caminhar muito para evoluir na área política e ter na sua totalidade, pessoas dignas e honestas que representem nosso povo brasileiro; a mídia conduz de maneira muito eficiente a grande massa,manipulando e usando a TV, principalmente para isto, pressionando os políticos quanto aos seus interesses,anunciando em alto e bom som os resultados que considera a seu favor, como esse aprovado pelo Supremo Tribunal, o da aprovação das pesquisas com células tronco embrionárias, infelizmente!O povo brasileiro precisa ainda de muitos e muitos anos de evolução para discutir um assunto tão sério como este.Pena que não saiba disso ainda!Que Deus ilumine nosso povo e que tenhamos muito mais pessoas iluminadas e sábias como alguns que já temos, como a Dra.Alice Teixeira e tantos outros que nos esclarecem como O Prof.Felipe e demais educadores, formadores e cientístas que graças a Deus já temos!

  11. cresivaldo virgolino

    Que Deus veja esses deuses e tenha compadecências dos mesmos,pois aos olhos humanos eles são os verdadeiros massacradores do que é mais belo a vida humana.

  12. Denise de Souza Almeida

    Faço licenciatura em biologia e como univessitária renovada acredito que temos que nos empenhar para juntos lutarmos a favor da vida. Ninguém tem o direito de interferir o desenvolvimento de qualquer que seja o embrião, somos filhos amados de Deus e se alguém pode interferir em nosso desenvolvimento, seja físico ou espiritual, esse alguém é Deus. Paz e bem a todos!!!

  13. Deus tenha misericórdia dos que votaram ontem (29/05/2008) a favor destas pesquisas com células tronco.

  14. É lamentável que tenha sido aprovada pela diferença de um voto as pesquisas com células embrionárias no País mais católico do Mundo! Infelizmente o mundo está buscando viver na ilusão, na mentira . A vontade de DEUS é que busquemos a verdade e somente a verdade salvará o mundo.

  15. Ontem, (29/05/2008) foi aprovado pelo STF as pesquisas com células tronco embrionárias, já pressentia que a vitória sobre o uso das CTE seriam certas, agora que foram aprovadas espero que o sacrifício de vários embriões congelados não sejam em vão.

  16. Cláudia Fernandes

    ao ler esta matéria, diante da votação incoerente de ontem, vêjo-me reportada a era de Ritler, onde para criam uma “sociedade de individuos perfeitos”, matou-se milhrares de inocentes, judeus,hoje , para “salvar e tornar perfeitas as pessoas, morrerão aqueles que se quer tiveram o direito a um útero materno. sei que Deus é infinita misericordia, mas um dia colheremos desta semente que foi plantada ontem, assim como a Aids plantada a décadas atras, quando defendeu-se a liberdade sexual. Senhor, tende piedade de nós.

  17. ´Bráulia de Oliviera Silva

    Paz e Bem a todos!!!
    Um assunto como esse causa polêmica.
    Sou estudandte de Biomedicina e há alguns dias fiz um seminário na escola falando sobre aborto, celulas-troncos, eutanasia … Tive vontade de chorar ao ouvir que meus companheiros de sala a maioria adolescente, jovens que tem a oportunidade de não somente conheçer mas de fazer algo para mudar esse pensamento horrendo das pessoas que são a favor de tamanha violência contra a vida de inocentes. E para minha surpresa apenas eu e mais 2 pessoas de 35 alunos domos contra esse ato. Voltando para casa conversando com DEUS num momento me deu um desejo muito grande de levar a verdade a essas pessoas e fazer com que estas repensem ssobre o assunto, acho que pelo fato de ser serva de um grupo de oração, ser ministra da eucaristia e realizar outros trabalhos na comunidade, sempre ansiei por uma revolução JESUS por gritar pregar o evangelho a todos principalmete nas escolas e faculdades. E hoje com certeza eu levarei esse artigo pedirei um pequeno espaço na aula da mesma professora que nos deu o seminario por providência e mostrarei a todos não direi nada apenas mostrarei para que eles possam ver ou melhor lê e tirar as próprias conclusões.
    Parábens a tods pela coragem de dizer não a tamanha barabaridade.
    Fique com DEUS!!!

  18. joão carlos tenorio

    Jesus disse:eu sou o caminho a verdade e a vida

    pois só jesus é vida e só a ele pertence a vida tdo que o homen esta fazendo para querer ser como Deus um dia ele vai pedir contas disto tdo

  19. Este assunto esta uma verdadeira polemica.
    sou vestibulanda e hoje tive aula de redaçao,
    e meu professor nos passou informaçoes sobre esse tema… fiquei muito decpcionada em ver que eu era a unica contra a utilizaçao das celulas tronco embrionaria… isso em uma sala com 25 alunos!
    teremos q fazer uma redaçao sobre o tema, por isso resolvi entrar aqui e pesquizar alguma coisa. Muito obrigada pelas informações, irao me ajudar bastante! Peço que nao se esqueçam nunca dos nossos jovem, estamos precisando de muita oraçao! mais uma vez obrigada!

  20. Ana Cristina Marão Miziara

    É lamentável que no Brasil a cultura da morte e de outros interesses se sobreponham ao dom mais precioso que Deus nos deu… a própria vida…, gerada a partir da união do óvulo com o espermatozóide no ventre materno.
    É inconcebível que tantas informações falsas e manipuladas veiculam tão livremente por setores da imprensa, da política e da ciência, enquanto os posicionamentos sérios e éticos são tão menosprezados!
    Como médica, não posso aceitar a permissividade destas manipulações e decisões, pois estamos aqui para defender a vida e não a morte!

  21. Peço a Deus que abençoe muito a Dra. Alice e derrame o Espírito Santo para que cada vez mais, ela, com seu conhecimento sobre este assunto, possa gritar alto e em bom som sobre a verdade. E que Jesus a fortaleça, para que não esmoreça diante dos poderosos deste mundo, que deturpam todas as suas palavras e daqueles que estão com a verdade.
    Penso que poderíamos convocar os católicos do Brasil e do mundo todo para fazermos um grande clamor aos céus, com jejuns, orações e ações em torno desta causa. Peçamos a intercessão de Maria, José e São Miguel Arcanjo para que nos guiem nessa caminhada. Não podemos somente ficar com o coração sangrando diante de toda essa horrenda manobra do demônio.
    Jesus, é o nosso escudo e nossa fortaleza. Clamemos o Sangue de Jesus sobre toda a humanidade, para que despertem dessa sonolência diabólica. Mês de julho. Mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus.
    Lutemos para salvar almas. Jesus nos pede isso. Rezem pelas salvação das almas.
    Coloco todos estes que defendem a cultura da morte no Coração Misericordioso de Jesus.

  22. qual a diferença da celula tronco e celula embrionaria

  23. Francisco neubern d'Avla junior

    Célula embrionária é para fazer bebê’, diz especialista

    Qua, 25 Mar, 08h08
    O neurocirurgião português Carlos Lima, do Hospital de Egas Moniz, em Lisboa, conhecido por aplicar desde 2001 uma técnica experimental de recuperação de lesão medular baseada no implante de células-tronco retiradas da mucosa olfativa, é um crítico das pesquisas com células embrionárias. Para ele, não se investe mais em células-tronco adultas porque não se pode patenteá-las. “Grupos econômicos fazem toda essa publicidade em torno de células embrionárias, que na minha opinião nunca vão funcionar. A natureza não faz células embrionárias para reparar o corpo, mas para fazer bebês.”

    O especialista explica que existem células com a potencialidade das embrionárias, como as do nariz, que não só fazem neurônio, mas fazem fígado, sangue ou pâncreas. “Querem continuar a gastar tempo, dinheiro e energia, causando sofrimento ao paciente, por uma única razão: célula da mucosa olfativa não tem patente. Do ponto de vista financeiro, não traz benefício”, disse o neurocirurgião, que veio ao Brasil para uma conferência sobre o tema realizada ontem na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Desde o início da pesquisa, 125 pessoas foram operadas e tiveram diferentes graus de recuperação – uma delas, a carioca Camila Magalhães Lima, de 23 anos, tetraplégica desde os 12 por causa de bala perdida. Camila foi operada por ele em 2006 e diz ter recuperado parte da sensibilidade nos pés e nas costas, além de conseguir dar alguns passos com ajuda de equipamentos. “Mas hoje ela não poderia ser operada, pelos critérios da pesquisa. Na fase atual, estamos operando doentes completos (sem nenhum movimento abaixo da lesão), crônicos e que possam fazer a reabilitação.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
    Envie a notícia
    Comente com amigos
    Versão para impressão
    Inclua em seus favoritos

  24. Pingback: couto cn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *