Um novo e saudável feminismo

O aparecimento de Sarah Palin, como candidata a Vice Presidente dos EUA, trouxe à tona um novo e saudável feminismo, que se baseia em valores cristãos que dignificam a mulher; e não com o feminismo atrasado que mais copia os defeitos dos homens do que busca a libertação verdadeira da mulher.

Sarah Palin é uma mulher religiosa, cristã, mãe de cinco filhos, sendo que o último de seus filhos é portador da síndrome de Down, o “mongolismo”. Quando ela estava grávida do filho, sabia que ele era doente, mas não o abortou; é contra o aborto; e é contra também o sexo antes e fora do casamento, bem como é contra o casamento de homossexuais. Isto é, se trata de uma mulher com valores cristãos. Palin é membro de uma associação contra o aborto chamada Feministas pela Vida.

Sarah é governadora do Estado americano do Alaska, tem 44 anos e, para mostrar que não tem medo de ser contra o “politicamente correto” e contra o feminismo imoral, disse em seu discurso de apresentação ao público, que a diferença entre uma mulher mãe de cinco filhos e um “pit bull”, está no baton. Diz o jornal “El Pais”, que cresce o número de mulheres que a apóiam: “Você é como nós”, gritam as fãs de Sarah Palin nos comícios, enquanto seguram o batom no alto como se fosse um isqueiro em um concerto”. .(http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2008/09/17/ult581u2791.jhtm)

Sarah Palin pode ser um modelo novo para as novas gerações de mulheres e moças, porque é uma mãe trabalhadora que conhece os problemas das mulheres para conciliar trabalho e família, e não tem medo de defender os verdadeiros valores da mulher e da família. Se ela chegar `a Casa Branca como Vice Presidente, sua influencia sobre as mulheres americanas pode crescer ainda mais e abrir mais espaço para um saudável feminismo que realmente liberta a mulher; e não este que a escraviza nos mesmos vícios e pecados do machismo.

A reportagem de El Pais diz que “Na rua, a maioria das mulheres não entende de teorias feministas nem parece se importar se pode catalogar Palin como tal. Suas defensoras dizem que, feminista ou não, ela é forte, inteligente e exemplar. Sobretudo é uma mulher que se parece com elas. E querem que ela chegue ao poder. O batom se transformou em uma espécie de grito de guerra, um símbolo de identidade. “É como se eu pudesse mandar na Casa Branca”, disse Shirley Honcock, 67 anos… “Ela fará as coisas que eu gostaria de fazer” .“O rosto de Sarah Palin ocupa as capas das revistas do supermercado. É uma revolução. Uma mulher tradicional que decidiu mandar”.

O mais importante me parece, é que a presença de Sarah na mídia mostrou que as mulheres cristãs, fiéis ao Evangelho e aos valores cristãos, não podem ficar no perigoso silêncio e na omissão que dá oportunidade aos maus de se agigantarem e destruírem o bem. Que o exemplo dessa mulher, independente de qualquer conotação política, possa catalisar o mundo feminino de modo a que o verdadeiro feminismo triunfe.

Prof. Felipe Aquino


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino