O que são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão?

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis  leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazer a sua parte.

Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.

Os MECE devem, na medida do possível, realizar estudos de doutrina: estudar os documentos da Igreja, as encíclicas e cartas dos papas, o Catecismo, o Código de Direito Canônico, etc.

É importante que o Ministro conheça os documentos  especialmente referentes à Eucaristia, afim de exercer retamente esse ministério. Os Papas sempre falam da Eucaristia, pois ela é “o centro da vida da Igreja” como disse João Paulo II na encíclica “Ecclesia de Eucharistia” (A Igreja vive da Eucaristia), de 2003. O mesmo Papa publicou a Carta Apostólica “Mane  Nobiscum Domine”, em 2004, no Ano da Eucaristia. Paulo VI publicou a “Misterium Fidei”, em 1965, sobre o culto da Eucaristia.

De especial importância é que os ministros estudem a Instrução da “Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos”, “Redemptionis Sacramentum”, “sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia”. Esta Instrução foi preparada por determinação do Papa João Paulo II em colaboração com a “Congregação para a Doutrina da Fé” e o mesmo Pontífice a aprovou no dia 19 do mês de março de 2004, para coibir os erros e abusos que ocorrem na celebração. Esta Instrução esclarece muitas dúvidas sobre a celebração da Eucaristia.

É também importante que o Ministro conheça a “Instrução Geral do Missal Romano”, que disciplina a celebração da Santa Missa. Muitos procedimentos são feitos de maneira errada porque não se conhece ou não se observa essa Instrução. Por exemplo, não é lícito deixar que cada fiel se sirva da Eucaristia sem que haja um Ministro a distribuí-la. A Eucaristia deve ser entregue a cada comungante  e não apenas deixada sobre o altar à disposição.

Outras orientações são dadas pela Igreja em outros aspectos como a distribuição da Eucaristia na mão dos fiéis; o comungar de joelhos, o ajoelhar no momento da Consagração. Esses documentos podem ser encontrados em nosso site (www.cleofas.com.br) e/ou no site do Vaticano (www.vatican.va).

Por outro lado, o MESC, como um agente da Igreja, precisa conhecer a doutrina católica de maneira ampla. O nosso povo católico é carente do conhecimento dessa doutrina, e por isso é levado para outras comunidades eclesiais e seitas que não se coadunam com a fé católica. O MESC que vai às casas, precisa dessa formação para levar a verdade da Igreja ao povo. Para isso é fundamental que ele estude o Catecismo da Igreja, que é um manual completo da doutrina católica; como disse João Paulo II é “o texto de referência, seguro e autêntico para o ensino da doutrina católica” (Fidei depositum).

O MECE não é um mero “despachante rápido e prático”. O amor às coisas sagradas deve tornar espontânea a observância de tais instruções.

Prof. Felipe Aquino

64 Comentários

  1. maria augusta

    Professor Felipe,gosto muito de suas pregações,sobre esta sobre MECE,me interessa bastante,inclusive já fui convidada na igreja em que congrego,para exercer esta função,mas eu ainda não me sinto digna de uma responsabilidade tão grande,neste tempo do advento,vou fazer um balanço da minha vida,levantar as ¨paredes¨que estão caidas,e com a graça de DEUS,que tudo renova,ainda vou ser uma verdadeira ministra na minha comunidade,reze por mim,pois é meu sonho.

  2. bom dia professor bela materia, com certeza ser ministro da eucaristia é uma coisa muito séria, onde temos que ser auteticos servidores de Jesus!

    abraços a todos

  3. Pe. Heriberto

    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo
    Caríssimos irmãos, fico feliz com esta iniciativa da CN na formação dos ministros extraordinários, mas se me permitem uma correção, não se diz mais MECE (ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística) mas MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão) Esta nomenclatura foi introduzida a partir da Instrução Redempcionis Sacramentum
    Espero ter colaborado
    Pe. Heriberto.

  4. Euclydes Ramos

    Caro irmão em Cristo!Fui investido recentemente como ministro e agradeço á DEUS por tão nobre tarefa.Conto com a oração de todos e espero ser digno de tamanha responsabilidade.Fiquem com DEUS e que ELE os abençoem!

  5. bom dia prof. gosto muito da sua maeira de explicar a doutrina da nossa igreja ,vejo que o senhor e escolhido e capacitado para este dom parabens

  6. Oi professor! Obrigado pela matéria; vou ser ordenada esse mês (mesc)e a leitura do seu texto me motivou muito a estudar os documentos da Igreja e a ler sobre sobre os documentos referentes a Eucaristia. Deus abençoe você!

  7. A Paz de Cristo !
    Olá Professor ! Aquí em minha comunidade, participo como conselheiro Pastoral . Gostaria muito de ser um “Mesc” mas não me sinto ainda pronto e com Maturidade Espiritual. Apesar de constatar que ainda falta p/ alguns (que já são) pois alguns temas polêmicos ao meu ver são abordados superficialmente deixando muitas dúvidas.Eu leio seus livros e gosto (Em temas polêmicos)de dar minha opnião que podem ser comprovadas com os documentos da Igreja pois prefiro estar respaldado.Há nas comunidades várias correntes, peço que Ore por todos nós pois só há um Cristo !!! Não Apólo, Céfas, Etc… Abraços! fiquemos com Deus !!!

  8. Boa noite Prof. Felipe, agradeço a DEUS todos os dias por colocar a TV CN em nossos lares.
    Tenho muita vontade de um dia ser convidado para (MESC), sempre sou motivo de comentario pelas as pessoas que me conhece, mas não me sinto preparado e com este comentario sobre formação, agora sei que tenho muito para aprender. Obrigado
    Que DEUS sempre lhe dê muita força e inspiração para nos fazer tão felizes com os seus trabalhos de evangelização. Amém!!!

  9. Fábio F.Souza

    Prof. Obrigado ore por nós ordenados MESC para que tenhamos todo o amor e zelo para com este minitério.

  10. Boa Tarde

    Fui convidado a ser um Ministro pela minha comunidade e peço a Deus que me dê perseverança para ser digno deste trabalho.

    Obrigado pelas informações.

  11. Professor

    Sou um grande admirador do sr. Parabéns, pela pessoa que é.

  12. Itália Maria Sarno Pacheco Nogueira

    PROFESSOR GOSTARIA QUE O SENHOR ME AJUDA-SE COM O SEU CONHECIMENTO A MONTAR UMA APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE MINISTRO.PARA QUE EU POSSA ENSINAR TUDO ,PARA QUE SERVE,O CORPORAL,O SANGUINIO,A PATENA,TUDO QUE ENVOLVA O ALTAR. SEM CONTAR A PARTE ESPIRITUAL E TEOLOGICA.MUITO ABRIGADA.PRECISO MUITO DE SUA AJUDA DEUS O ABENÇOE SEMPRE.UM GRANDE ABRAÇO DE SUA IRMÃ EM CRISTO .ITÁLIA SOLEDADE DE MINAS .SOU SUA GRANDE ADMIRADORA.

  13. ROSANA G.CEO

    A PAZ DE CRISTO.

    OI PROFESSOR ,FUI CONVIDADA A PARTICIPAR DO CURSO DE MINISTRO,PELO PADRE DA MINHA PAROQUIA, FICO MUITO, FELIZ, MAS CONFEÇO QUE TENHO TENHO DE APRENDER MUITO, POIS ACHO MUITO SERIO. ESTE CONVITE. ELE ME DISSE, QUE FOI DEUS, QUE NOS ESCOLHE. TENHO MUITO QUE APRENDER COM OS SEUS LIVROS, FIQUE C/DEUS. ROSANA.
    SBCAMPO–SP.OBS.SOU SOCIA DA CNOVA A MUITO TP….

  14. Marcelo Fenato

    Muito bom dia professor Felipe. Que Deus te abençõe por tão grande dadiva pelo que o senhor faz a nossa Mãe igreja. Com a graça de Deus estou apreendendo muito lendo suas mensagens e livros que do senhor eu tenho mais de 30. É muito bom que quando o senhro for responder algum e-mail de pessoas que se dis ter vontade de se preparar para receber a investidura do MECE. Muito importante a pessoa ser chamada pela comunidade pela vida de testemunho, pela vida de oração, vida de comtemplação, vida de se por a serviço, vida de liderança e sobre tudo de perceverante constancia na procura de levar uma vida de cristão altentico, que esteja totalmente obediente a igreja. Disposto a servir a igreja que é servir a Deus. Participar de formações, retiros, encontros e sempre estar estudando para melhor servir a Deus e aos irmãos. Eu disse que é bom que a pessoa seja convidada pois se assim o for é porque sua conduta já mostrou para a comunidade que é uma pessoa temente a Deus que vai trabalhar para Deus, e dar frutos. Professor que pela interceção da Mãe de Deus e nossa, de São Jose Deus lhe abençõe a ti e aos os seus.

  15. sinara santos

    Paz e bem professor Felipe!
    Gostei muito dessa matéria,estava em busca de algo parecido.
    Estou ministra a 4 anos,preciso muito de formação e informação.
    Fique com Deus e reze por nós mesc.

  16. Olá Professor Felipe,obrigado pela informação e pelos documentos colocados nesta formação, para que os Ministros da Eucarístia, possão buncá-los!!!!

  17. È muito bom saber que estão se importando com esse asunto por que já presenciei ministro sem dignidade alguma para com corpo de nosso senhor Jesus cristo é muito triste ver que essas pessoas continuão a esercer o ministerio sem nem uma formação ou mais sem amor sem fé sem acreditar que realmente é Jesus presente na eucaristia.

  18. Ealine Fernanda

    oi professor adorei a reportagen muito boa !
    Eu estou fazendo o curso pra ser ministra tenho 18 anos e estou na reta final !
    Não vejo a hora de terminar e exercer mina função !
    A cada dia que passa percebo o quanto minha fé aumenta o quanto Deus é importante em minha vida !
    Serei em breve ministra e´realizarei um sonho antigo !

  19. VERA LUCIA MARROCOS

    A paz de Cristo professor,acompanho todas as quintas-feira,seu programa na Canção nova,e o admiro muito,e peço que ore muito por nós futuros ministros(MESC),em que nossa investidura será no próximo domingo , dia 20/09/09 as 18:00h na Paróquia de São Judas Tadeu -Icaraí_Niterói RJ Amém

  20. osvaldo delfino

    professor felipe leo com muito carinho seus livro tenho alguns em casa gosto muito do progama na tv .mas falando do pao da vida e uma algria muito grande ,para mim fazer parte deste misterio maravilhoso de jesus.Ele fala para nos eu sou o pao do ceu se todos nos nessa hora ,acolher com mais carinho a jesus todos estariam mais felizes quando estou servindo ao lado do nosso padre eu vejos jesus eo momento mais feliz da minha vida eu faço de tudo para tocar na veste do padre nessa hora.EU vejo jesus maravilhoso na eucarestia um abraço muito grande para o senhor prof felipe e uma honra deixar este recado ao senhor Deus abençoe muito o senhor .

  21. Obrigado por esta formação foi muito importante para mim estava em busca deste conhecimento

  22. PROFESSOR A SUA SABEDORIA VEM DO PROPRIA DEUS,QUE A CADA DIA ELE CONSERVE A GRAÇA DE SER FORMADOR DE CONSCIÊNCIA EM QUALQUER LUGAR QUE FORES.
    GOSTARIA DE LHE PEDIR UM CURSO DE MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO COM OS TEMAS A SER TRABALHADOS EM CADA ENCONTRO.

  23. Professo rFelipe, gostaria que me falasse como o Minstro Ext,Sagrada Comunhão , deve vestir, pois vejo alguns se vestirem de qualquer jeito blusa transparente ,calça apertada,.me fale preciso fazer uma reflexão para reunião pois vejo muita faltas, e não sei como devo passar para os MESC.Obrigada se for possivel me responda.

  24. edmundo vilaça

    Professor sou ministro da sagrada comunhão me sinto muito honrado por isso. Ás vezes fico pensando como é que Jesus nos valoriza tanto, como dizem voces pregadores realmente ele nos ama como nos somos , amem.

  25. antonio garcia dos santos

    Ola professor sou ministeo a 7 anos sou feliz por levar a comunhão a os doentes e idosos todos os domingos, Jesus me disse quem é digno? Ninguem é. Eu os tornos dignos.Gosto das suas palestras e,tenho 3 livos de sua autoria sobre a Igreja, eucaristia, e fé estou aprendendo muito com eles.

  26. Thaynara dos reis cavalcanti

    Olá professor,

    Tenho 15 anos , sou coroinha, minha mae esta fazendo um curso para se tornar ministra e precisava de uma ajuda, ai foi quando encontrei esse web site, gostei muito sua ajuda foi muito útil.
    Obrigadaa

  27. Alan Furtado

    Igreja linda, perfeita e crescente.
    Essa é nossa Igreja. Iniciada por Jesus e governada por Ele.
    Só o amor nos faz conduzi-la na forma correta.
    Haja leis, dogmas ou tradições, se não existe amor, não existe nada, não existe uma Igreja Crescente.

    Abraços
    Volta Redonda/RJ

  28. Adegilania

    Sou ministra extraordinário da Sagrada Comunhão,acho que deveriámos ter muito zelo,fico muito triste quando vejo pessoas que não zelo pelas vasos sagrados.

  29. aguidachamorrovieira

    Sou ministra na paroquia,onde estou a tempos ;e concordo quando disse que as pessoas que são escolhidas tem que ter uma certa caminhada de igrejA.
    Pois quando fui chamada pelo padre eu participava de outras pastorais a muitos anos.Fica sem sentido uma pessoa não ter uma caminhada na igreja e ser chamada porque o amiga indicou e muitas vezesisto acontece e se tornam ministros robos ou seja só cumpre escalas.
    um abraço em jesus

  30. sirlei barbosa avelino

    hoje fui convidada para ser ministra,fiquei muito feliz .Porem não me sinto digna no momentopois preciso tirar algumas pedra do meu coração.

  31. Jorge Maliski

    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Boa noite prof. Felipe Aquino, fico grato em saber que existe pessoas como você, engajadas em adquirir conhecimentos da nossa religião e com carisma e carinho nos passam tais conhecimentos. Sou coordenador dos MECE em nossa Diocese(Ponta Grosa-PR), aqui foi adotado esta nomenclatura, pois além de sermos Ministros Extraordinários da Comunhão, somos também Ministros da Palavra e da Esperança(Exéquias), hoje nossa Diocese conta com 2580 MECE. Gostaria de receber todo material que se encontrar disponivel sobre nosso ministério.
    Um forte abraço em Cristo Ressuscitado.

  32. Sou ministro da sagrada comunhão,e sou feliz por isso,peço a bênção a Deus a todos e a mim por esse tão sagrado ministério.Júlio, Porangatu-go.

  33. PROFESSOR BOA NOITE. gOSTARIA DE SABER SE PESSOAS QUE MORAM JUNTOS PODEM SER MINISTRO EUCARISTICOS?

  34. que deus te abenoçoe vc fui envia para ser ministra dasanta comunhao estou muito feliz desde dia 11/042010
    que bom feliz a beça obrigado senhor jesus esta missao tao linda

  35. gostei muito de ler sua materia e gostaria de fazer uma pergunta, sou ministro extraordinario da palavra a 1 ano, o monistro quando preside uma celebração ele pode ao proclamar o evangelho fazer cantado

  36. Maria Aparecida A. Vieira

    Prof. Felipe

    Li sobre o assunto sobre o que o sr escreve sobre ministro da santa eucarisitia. Eu gosta muito de servir com ministra. No domingo eu me falei com o co ordenador dos ministros de minha paroquia BOM JESUS EM SP, que gostaria muito de ser uma ministra ele falou que ia falar com o nosso paroco Pe Lesley. DEpois fiquei preocupada, por que pelo que li, as pessoas ~sao escolhidas pelo padre, será que fiz errado e me antecipei. O Sr. pode me dar a sua palavra.

    Maria Aparecida

  37. ana beatriz

    Bom dia prof. Felipe Aquino, ontem o pároco da minha paróquia convidou a mim e meu esposo para sermos Ministros Extraordinários da Santa Eucaristia, porém há em nós um sentimento de incapacidade para respondermos esse chamado, muitas dúvidas permeiam nossos pensamentos. Por favor, nos dê uma luz! Um grande abraço.

  38. JACINTO FERREIRA

    Professor,estou me preparando para ser (MESC)na comunidade em que vivo,gostaria de saber se tem como o Senhor me enviar tudo que o senhor tem como material de estudo.

    Fico no aguardo.

    Atc,

    Jacinto Ferreira

  39. por favor preciso de um esclarecimento,na minha paróquia o padre está autorizando os ministros a dar a benção com o santissimo e fazer exposição solene do mesmo e também presidir matrimonio.Pergunto isso é correto.

  40. Pingback: Claudio Jorge

  41. Admiro tuda a formação e orientação sobre os ministerios principalmente dos leigos Obrgado!
    Poderia me enviar uma celebração não muito longa das Exequias (velórios)?
    Sobre as bençãos dos Ministros da Sagada Comunhão e Exequias até onde ou quais momentos eles podem fazer a be~ção?
    Obrigado! Deus te Abençoe sempre!

  42. gosteria de saber quem é dado o direiro de delegar alguem o ministério da sagrada comuhão desde já fico muito grato

  43. Welison Borges de Lima

    Obrigado por todo o seu esforço professor, a Igreja inteira agradece o seu empenho, espero que Deus lhe dê muitas benção para o senhor continuar com este maravilhoso trabalho pelo reino Dele.
    que tudo seja AD Maiorem Dei Gloriam.

  44. ELMI PEDRO ALMEIDA

    PROFESSOR GOSTARIA QUE O SENHOR ME AJUDASSE COM O SEU CONHECIMENTO A MONTAR UMA APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE MINISTRO.PARA QUE EU POSSA APRENDER TUDO ,PARA QUE SERVE,O CORPORAL,O SANGUINIO,A PATENA,TUDO QUE ENVOLVA O ALTAR. SEM CONTAR A PARTE ESPIRITUAL E TEOLOGICA.MUITO ABRIGADA.PRECISO MUITO DE SUA AJUDA DEUS O ABENÇOE SEMPRE.UM GRANDE ABRAÇO.
    ELMI.

  45. Rafael Ramos de Moraes Fukahori

    Bom dia prof. Felipe Aquino, ontem o pároco da minha paróquia convidou a mim e meu esposo para sermos Ministros Extraordinários da Santa Eucaristia, porém há em nós um sentimento de incapacidade para respondermos esse chamado, muitas dúvidas permeiam nossos pensamentos. Por favor, nos dê uma luz!Estamos contentes porem nao sabemos se e possuirmos tanta graça.
    Obrigado.

  46. robson sanches

    olá professor essa formação foi de muita importancia pramim.que sou um ministro da distribuição da sagrada eucaristia.se possivel me envie mais informações,e ore por mim para que eu me fortaleça cada vez mais a minha fé.sou ministro há um ano,estou muito feliz com esse ministerio, tem me ajudado a superar mitas dificuldades.obrigado

  47. Tânia Tiburtino

    Boa tarde! A paz a todos. Gostaria de mais detalhes do tipo o que um ministro pode e não pode fazer. Recebí o convite juntamente com meu marido e nós também temos duvidas se estamos prontos pra assumir tamanha responsabilidade ! Um abraço!

  48. maria da graça lopesdaschagas

    gastaria de recebe tudo sobre ministros da eucaristia

  49. José Citolin

    Prof. Felipe, olá!

    Parabens pela ótima exposição sobre os MESC. Em nossa paróquia temos encontros regulares com nosso Pároco para aprofundamento de nosso conhecimentos sobre tudo o que envolve esse serviço na comunidade paroquial.
    Cordialmente
    Caxias do sul, 15/05/20112

  50. Eu Gostaria De Saber Quantos Anos Pode Ser Ministro Extraordinario Da Eucaristia
    Muinto Obrigado
    Paulo Dias Nogueira

  51. Alaíde Benta da Silva Santana

    Boa tarde Professor!Fui investido recentemente como ministro e agradeço á DEUS por tão nobre tarefa.Conto com a oração de todos e espero ser digno de tamanha responsabilidade.Gostaria de ter um acompanhamento mais profundo sobre esse ministério. Espero contar com a sua colaboração.Fiquem com DEUS e que ELE nos abençoem!
    Muito Obrigada!
    Alaíde Benta da Silva Santana

  52. cecilia santos

    oi boa tarde a todos, ha mais de cinco anos estou exercendo para gloria de meu bom Deus o encargo de ser Ministro da Sagrada Comunhão, e a cada vez mais me convenço de que este ministerio tem trazido muitas bençãos para mim. Agradeço a Deus esta oportunidade de levar o Cristo eucaristico aos meus irmãs que já não podem mais ir at´´e a igreja. Que deus abençoe a todos que abraçam este bonito trabalha.

  53. gostei e vou gostar sempre de saber tudo sobre a doutrina da igreja catolica; quanto ao ministro extraordinario quanto + souber melhor agradeço ao esclarecimento que estou tendo a oportunidade de obter toda informaçao possivel para enriquecer meus conhecimentos. Amen

  54. Antonio castro

    prof: gosto muito de suas palestas não perco qundo aqui na minha região em mogi das cruzes. Agradeço esta materia que acabei de ler pos me ajuda muito no crescimento no ministério que participo aqui na minha proquia Obrigado por mas esta matéria. Paz e Bem

  55. Sou ministro extraordinário da sagrada comunhão.
    Fico feliz por termos orientações a respeito deste ministério.Todos em base dos documentos da igreja.
    Mas pra mim o MESC se resume em uma coisa.se não faz
    com amor e zelo não vale de nada, basta lembrarmos de Maria pelo seu sim e quando ela visita Isabel.A primeira Ministra que levou Jesus até Isabel.

  56. EDINEUZA NUNES SENA

    boa noite, estou fazendo formação para ser uma mesc de cristo sou leiga.
    temos que ter caridade, amor e fé. para seguir a cristo. espero em deus chegar .amem.

  57. Eu Gostaria De Saber Quanto Anos Se Pode Ser Ministro Da
    Eucaristia 40 Anos Ou Mais
    Boa Noite Muinto Obrigado

  58. josilperuchi

    OTIMO TESTO PROFESSOR .OBRIGADO ME APROFUNDEI MUITO NESTAS INFORMAÇOES

  59. lindomar elias nascimento

    professor: fui convidado a ministro extraordinario e fiquei muito feliz com o convite tenho muito o que aprender mais com fé em deus vou me doar o maximo trabalhar para deus é o que eu sempre quis. fique deus prof.deus o abençoe

  60. padre flip fui chamada para uma preparaçaõ p/mistra da eucaristia e um chamado de deus naõ posso negar tenho grade prazer vou aceita com muito carinho pois cei que des tem um proposito na minha vida.coloque me em suas oraçaões.obrigado um abraço

    com esta informaçãoes fico segura;

  61. MINHA ESPOSA E MINISTRA DA EUCARISTIA E AGORA EU TAMBEM FUI CONVIDADO PELO NOSSO PAROCO PADRE JOAO BATISTA TINHA MUITAS DUVIDAS MAS ESTOU MUITO FELIZ. PRINCIPALMENTE APOS LER TANTOS COMENTARIOS BONS.E QUE DEUS
    NOS ABENÇOE

  62. Olá boa noite, eu estava pesquizando e encontrei e este site com este belo texto do Profº. Felipe, sou MESC, tivemos uma boa formação, pena que o tempo foi curto, mas, o que foi repassado para nós foi proveitos pois o nosso formador é um ex-semenarista e muito inteligente, contudo esta mensagem nos desperta para que buscamos cada vez mais conhecer a doutrina da igreja. Parabéns…

  63. Fabiana Tiné

    Professor Felipe, venho agradecer pela artigo sobre os MESC, pois é de grande importância para nós ministros estarmos sempre estudando. E esse seu artigo nos proporciona melhor conhecimento.Deus abençoe!

  64. LUCAS RAFAEL

    EU SÓ TENHO 15 ANOS E O MEU SONHO E SER MINISTRO DA COMUNHÃO

  65. BOM DIA PROFESSOR FOI DE MUITA AJUDA OS SEUS LIVROS OBRIGADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>