Jesus voltará

A Igreja Católica não tem dúvida de que Jesus Cristo voltará na Parusia, para julgar os vivos e os mortos, como ensina o Credo.

“Desde a Ascensão, o desígnio de Deus entrou em sua consumação. Já estamos na “última hora”. (1 Jo 2,18; 1Pe 2,4) diz a Igreja.

O Concilio Vaticano II disse que: “A era final do mundo já chegou para nós, e a renovação do mundo está irrevogavelmente realizada e, de certo modo, já está antecipada nesta terra (LG 48) O Reino de Cristo já manifesta sua presença pelos sinais milagrosos (Mc 16,17-18) que acompanham seu anúncio pela Igreja”. (Mc 16,20)

O Catecismo ensina que o Reino de Cristo já está presente entre nós; ainda não está consumado “com poder e grande glória” (Lc 21,17; Mt 25,31) pela volta do Rei à terra. Esse Reino é ainda atacado pelos poderes maus, (2Ts 2,7) embora estes já tenham sido vencidos em sua bases pela Páscoa de Cristo. Enquanto tudo não for submetido a Ele (1Cor 15,18), “enquanto não houver novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça, a Igreja peregrina leva consigo em seus sacramentos e em suas instituições, que pertencem à idade presente, a figura deste mundo que passa e ela mesma vive entre as criaturas que gemem e sofrem como que dores de parto até o presente e aguardam a manifestação dos filhos de Deus”. (LG 48) Por este motivo os cristãos oram, sobretudo na Eucaristia (1Cor 11,26) para apressar a volta de Cristo (2Pe 3,11-12) dizendo-lhe: “Vem, Senhor” (Ap 22,17.20; 1Cor 16,22). (Cat. §671)

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

A partir da Ascensão de Jesus ao Céu, o advento de Cristo na glória pode acontecer a qualquer momento (Ap 22,20; (Mt 24,44; 1Ts 5,2), embora não nos “caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade”, (At 1,7; Mc 13,22) ainda que estejam “retidos” tanto ele como a provação final que há de precedê-lo, como São Paulo explica aos tessalonissenses.

O Catecismo ensina que a vinda do Messias glorioso depende a todo momento da história (Rm 11,21) do reconhecimento dele por “todo Israel” (Rm 11,26; Mt 23,39). “Então enviará ele o Cristo que vos foi destinado, Jesus, a quem o céu deve acolher até os tempos da restauração de todas as coisas.” (At 3,19-21). (cf Cat. §674) O triunfo do Reino de Cristo não se dará sem uma última investida das potências do mal contra a Igreja.

Prof. Felipe Aquino

Artigos relacionados: O Espírito Santo e a Igreja

O décimo mandamento

Pode a alma sair do corpo e voltar a ele?


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino