Qual a diferença da Bíblia Católica e a protestante?

A bíblia protestante tem apenas 66 livros porque Lutero e, principalmente os seus seguidores, rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14. A razão disso vem de longe.

No ano 100 da era cristã os rabinos judeus se reuniram no Sínodo de Jâmnia (ou Jabnes), no sul da Palestina, a fim de definirem a Bíblia Judaica. Isto porque nesta época começava a surgir o Novo Testamento com os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos, que os Judeus não aceitaram.

Nesse Sínodo os rabinos definiram como critérios para aceitar que um livro fizesse parte da Bíblia, o seguinte:

(1) deveria ter sido escrito na Terra Santa;

(2) escrito somente em hebraico, nem aramaico e nem grego;

(3) escrito antes de Esdras (455-428 a.C.);

(4) sem contradição com a Torá ou lei de Moisés.

Esses critérios eram nacionalistas, mais do que religiosos, fruto do retorno do exílio da Babilônia. Por esses critérios não foram aceitos na Bíblia judaica da Palestina os livros que hoje não constam na Bíblia protestante, citados antes.

Acontece que em Alexandria no Egito, cerca de 200 anos antes de Cristo, já havia uma forte colônia de judeus, vivendo em terra estrangeira e falando o grego. Os judeus de Alexandria, através de 70 sábios judeus, traduziram os livros sagrados hebraicos para o grego, entre os anos 250 e 100 a.C, antes do Sínodo de Jâmnia (100 d.C). Surgiu assim a versão grega chamada Alexandrina ou dos Setenta. E essa versão dos Setenta, incluiu os livros que os judeus de Jâmnia, por critérios nacionalistas, rejeitaram.

Havia então no início do Cristianismo duas Bíblias judaicas: uma da Palestina (restrita) e a Alexandrina (completa – Versão dos LXX). Os Apóstolos e Evangelistas optaram pela Bíblia completa dos Setenta (Alexandrina), considerando canônicos os livros rejeitados em Jâmnia. Ao escreverem o Novo Testamento usaram o Antigo Testamento, na forma da tradução grega de Alexandria, mesmo quando esta era diferente do texto hebraico.

O texto grego “dos Setenta” tornou-se comum entre os cristãos; e portanto, o cânon completo, incluindo os sete livros e os fragmentos de Ester e Daniel, passou para o uso dos cristãos.

Das 350 citações do Antigo Testamento que há no Novo, 300 são tiradas da Versão dos Setenta, o que mostra o uso da Bíblia completa pelos apóstolos. Verificamos também que nos livros do Novo Testamento há citações dos livros que os judeus nacionalistas da Palestina rejeitaram. Por exemplo: Rom 1,12-32 se refere a Sb 13,1-9;  Rom 13,1 a  Sb 6,3;  Mt 27,43 a Sb 2, 13.18; Tg 1,19 a Eclo 5,11;  Mt 11,29s a Eclo 51,23-30;  Hb 11,34 a 2 Mac 6,18; 7,42;  Ap 8,2 a Tb 12,15.

Nos séculos II a IV houve dúvidas na Igreja sobre os sete livros por causa da dificuldade do diálogo com os judeus. Finalmente a Igreja, ficou com a Bíblia completa da Versão dos Setenta, incluindo os sete livros.

Por outro lado, é importante saber também que muitos outros livros que todos os cristãos têm como canônicos, não são citados nem mesmo implicitamente no Novo Testamento. Por exemplo: Eclesiastes, Ester, Cântico dos Cânticos, Esdras, Neemias, Abdias, Naum, Rute.

Outro fato importantíssimo é que nos mais antigos escritos dos santos Padres da Igreja (Patrística) os livros rejeitados pelos protestantes (deutero-canônicos) são citados como Sagrada Escritura. Assim, São Clemente de Roma, o quarto Papa da Igreja, no ano de 95 escreveu a Carta aos Coríntios, citando Judite, Sabedoria, fragmentos de Daniel, Tobias e Eclesiástico; livros rejeitados pelos protestantes.

Ora, será que o Papa S. Clemente se enganou, e com ele a Igreja? É claro que não. Da mesma forma, o conhecido Pastor de Hermas, no ano 140, faz amplo uso de Eclesiástico, e do 2 Macabeus; Santo Hipólito (†234), comenta o Livro de Daniel com os fragmentos deuterocanônicos rejeitados pelos protestantes, e cita como Sagrada Escritura Sabedoria, Baruc, Tobias, 1 e 2 Macabeus.

Fica assim, muito claro, que a Sagrada Tradição da Igreja e o Sagrado Magistério sempre confirmaram os livros deuterocanônicos como inspirados pelo Espírito Santo.

Vários Concílios confirmaram isto: os Concílios regionais de Hipona (ano 393); Cartago II (397), Cartago IV (419), Trulos (692). Principalmente os Concílios ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870) confirmaram a escolha.

No século XVI, Martinho Lutero (1483-1546) para contestar a Igreja, e para facilitar a defesa das suas teses, adotou o cânon da Palestina e deixou de lado os sete livros conhecidos, com os fragmentos de Esdras e Daniel.

Sabemos que é o Espírito Santo quem guia a Igreja e fez com que na hesitação dos séculos II a IV a Igreja optasse pela Bíblia completa, a versão dos Setenta de Alexandria, o que vale até hoje para nós católicos.

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

Lutero, ao traduzir a Bíblia para o alemão, traduziu também os sete livros (deuterocanônicos) na sua edição de 1534, e as Sociedades Biblícas protestantes, até o século XIX incluíam os sete livros nas edições da Bíblia.

Neste fato fundamental para a vida da Igreja (a Bíblia completa) vemos a importância da Tradição da Igreja, que nos legou a Bíblia como a temos hoje. Disse o último Concílio: “Pela Tradição torna-se conhecido à Igreja o Cânon completo dos livros sagrados e as próprias Sagradas Escrituras são nelas cada vez mais profundamente compreendidas e se fazem sem cessar, atuantes. Assim o Deus que outrora falou, mantém um permanente diálogo com a Esposa de seu dileto Filho, e o Espírito Santo, pelo qual a voz viva do Evangelho ressoa na Igreja e através da Igreja no mundo, leva os fiéis à verdade toda e faz habitar neles copiosamente a Palavra de Cristo” (DV,8).

Por fim, é preciso compreender que a Bíblia não define, ela mesma, o seu catálogo; isto é, não há um livro da Bíblia que diga qual é o Índice dela. Assim, este só pôde ter sido feito pela Tradição Apostólica oral que de geração em geração chegou até nós.

Se negarmos o valor indispensável da Tradição, negaremos a autenticidade da própria Bíblia.

Prof. Felipe Aquino

Artigos relacionados: A palavra que liberta

Ministros da Palavra

46 Comentários

  1. NELSON GIRARDI

    FICO FELIZ PELA PRIMEIRA VEZ OUVIR EXPLICAÇÕES DE ALGUEM DE MINHA CONGREGAÇÃO.

    ESTÁ ESCRITO EM APOCALIPSE 22,18 QUE QUEM ACRESCENTAR OU TIRAR ALGUMA COISA DESTE LIVRO DEUS ACRESCENTARÁ PRAGAS.

    CONVIVO COM EVANGÉLICOS E É ISTO QUE ELES SE REFEREM,
    POSIÇÃO ESTA QUE NÃO ME CONVENCE. ESTE PRETEXTO MAIS O DAS IMAGENS SÃO OS MOTIVOS QUE ENCONTRAM PARA RADICALIZAR E/OU ACIRAR ANIMOS/POSIÇÕES.

    GRAÇAS A DEUS QUE SIGO A “PALAVRA”
    TORNEI-ME MISTICO E DEIXEI O MISTICISMO.

  2. Maria José

    Muito obrigada prof. Felipe.
    Sempre quiz entender isto, o meu esposo vive me perguntando o porque das diferenças, como leiga no assunto, nunca soube explicar.
    Obrigada pela ajuda.
    Um grande abraço

  3. Muito Obrigada por tão clara explicãção! Vou mostrar para muitas pessoas que conheço e que muitas vezes me perguntavam e eu realmente não sabia explicar.Que Deus o abençoe hoje e sempre, com tanta sabedoria que Deus lhe deu, com toda certeza ajuda para que muitas almas sejam salvas. Gostaria de Saber explicações tão sábias e ungidas pelo Espírito sobre Nossa Senhora. Amo a mãe de Jesus e nossa mãe tanto que em nome de Jesus me casarei no dia 27 de novembro deste ano, dia de Nossa Senhora das Graças. Minhas amigas evangélicas vão ficar escandalizadas, gostaria tanto de falar sobre isso com a autoridade do Espírito Santo e clareza que a Nossa Igreja ensina.

  4. PROF FILIPE MUITO OBRIGADO PELA ESPLICACAO. SEMPRE QUIS SABER O PORQUE DESTA DIFERENCA . E QUE DEUS TE ILUMINE CADA DIA MAIS PARA NOS AJUDAR A ENTENDER CERTOS ASSUNTOS QUE TEMOS DUVIDAS REFERENTE A BIBLIA. OBRIGADO.

  5. Ricardo Bensi da Silva

    Olá, meus irmãos.

    Infelizmente o Homem sempre será cheio de soberba e pretenção com as coisas de Deus. Ao invés de mergulhar nos mistérios de Deus e deixar-se levar pelo amor, misericórdia e obediência, que são os preceitos da “UNIDADE”, não, querem dominar tudo, até as palavras de Deus.

    Quando um protestante tentar argumentar alguma coisa sobre a Sagrada Escritura, mostra pra ele a Carta aos Efésios no maravilhoso capítulo 6,10-18 e pede para que ele compare com Sabedoria 5,15-23. Esta é a diferença entre querer dominar as coisas de Deus e ser dominado por Deus.

  6. José Apolinário

    Esta esplicação é muito didática! Há tempo eu leio sobre o assunto e o Professor Felipe explica agora de modo inequívoco. É importante que nós, membros da Igreja Universal (Católica) saibamos dessas coisas para não estarmos vulneráveis a nenhuma heresia. Obrigado e parabéns Profº Felipe, sou frequentador assíduo de suas lições!
    José Apolinário – Palmares/PE

  7. jaci lucia

    BOM DIA PROF.FELIPE

    FICO FELIZ, TIROU MUITAS DUVIDAS SOBRE A BIBLIA CATOLICA E A PROTESTANTE …

  8. “uns apontam para Martin Luther,o apóstata heresiarca que primeiro suscitou a “reforma”.
    Se a Igreja de Deus é infalível como o proprio Deus ,Martinho só tinha que reformar a vida dele mesmo,e não a Igreja que por si é imutável.

  9. Paulo César

    Prezado NELSON GIRARDI,

    Lamento que tenha sido convencido por tão poucas palavras e ter concluído que os protestantes retiraram textos das Sagradas Escrituras, fato que não ocorreu. A razão de alguns livros constarem na Bíblia usada pelos católicos e não estarem presentes na usada pelos Protestantes vai muito além da simples alegação apresentada a você com base no livro de Apocalipse. Posso garantir que o conteúdo de tais livros está em desacordo com todo o restante da Bíblia, essa é a pirncipal razão pela qual estes foram rejeitados com “escritura inspirada”.
    Há, ainda muitas outras razões e critérios que foram usados para concluir o cânon do Antigo e Novo Testamentos, mas, como este espaço é destinado a breves comentários, estou falando de forma sucinta embora possa prestar todos os esclarecimentos necessários para que você e os demais que acessam este “site” possam, de fato, conhecer a verdade.
    Escrevam-me!

    Paulo César Medeiros

  10. as ultimas palavras do apocalipse foram:Quem acrescentar ou tirar algo desse livro as pragas aqui relatadas virão sobre ele. eu nada tenho contra os idolatras porem vejo que eles se sentem os donos da verdade. não existe bíblia protestante! A bíblia não é brasileira essa história de protestantismo foi criada pelos idólatras daquí… examine sua bíblia veja se tem a palavra:”católico.” NA VERDADE CATÓLICO É O VERDADEIRO PROTESTANTE! POIS PROTESTA ATÉ CONTRA A PALAVRA DE DEUS. ENSINAM O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO!


    Caro Anderson,
    Primeiramente respeitamos sua religião,
    1) Veja esta explicação do Prof. Felipe Aquino: “Desde Cristo, a Igreja era chamada simplesmente de Igreja. Mas o seu caráter universal (“Ide a todos os povos…”) fez agregar-se a ela a palavra católica (katolicon, do grego=universal). O primeiro escritor da Igreja que apresenta esta expressão foi S. Inacio de Antioquia, martirizado em Roma, em 107 d.C.”
    http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=PERGUNTA_RESPOSTA&id=prs0145
    2) Ou seja 70 anos após a morte de Cristo a Igreja fundada por ele através de Pedro já recebia o nome de Católica.
    3) O Protestantismo foi fundada não por Cristo mas por Martinho Lutero em 1517 d.C., ou seja mais de 1500 anos após a morte de Cristo.
    http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb0011
    Att.,

  11. MARIA DE LOURDES CORREIA OLIVEIRA

    Muito obrigada!!!!!
    Finalmente tiro minhas dúvidas em relação a essa questão de diferenças entre as biblias, e fico mais feliz ainda por ter certeza agora que nós católicos, somos completos, que não seguimos a DEUS pela metade.
    Agradeço a Deus, por nos deixar o senhor, com toda essa inteligência no nosso meio.
    Deus o abençoe.

  12. Eugênio Palma Avelar

    Caríssimo prof. Felipe Aquino,

    Obrigado pela sua dedicação na catequese desse imenso povo carente de pastores.
    Aproveito o ensejo para reforçar o que o – provavelmente – pastor, Paulo César Medeiros disse: as informações contidas nesta página são simples, porque o seu objetivo é atender às indagações de um povo simples. Realmente concordo com o Paulo César, de que deveria haver mais argumentos. Entretanto, o sr. Paulo César ficaria decepcionado ao saber que os Evangelhos trazem citações do próprio Jesus, retiradas da Septuaginta. O mesmo acontece com algumas cartas de Paulo.
    Convido – tão humildemente quanto é possível a um pecador renitente que nem eu – o prof. Felipe Aquino a acabar de “desbastar a floresta para encontrar o verme maligno”. Em outras palavras: que o prof. mostre-os as citações de Jesus e Paulo retiradas da Septuaginta. Vamos ver se alguém terá coragem de negar também os Evangelhos! Deus o abençoe e Maria, mãe de Deus de TODOS os crentes também, conforme Ap 12, 17-18. Amém!

  13. Jaqueline Bispo

    Gostaria de esclarecer ao amigo Anderson sobre a questão da denominação protestante atribuída aos seguidores de Lutero: não foram os católicos quem os apelidaram, mas o próprio príncipe Henrique, fundador do Anglicanismo, que se auto-denominou assim protestando a palavra de Deus que diz “o que Deus uniu, o homem não separa”.
    Nós não somos donos da verdade, mas seguidores dela.
    Examine sua bíblia, com seriedade, sem a pretenção de dominar o que está escrito ali, e DESCUBRA que ela mesma afirma que apenas a bíblia não basta (afirmação escrita especialmente no evangelho segundo São João).
    Respeito e busco amar muito os meus irmãos protestantes, que muitas vezes vêm à minha porta com ares de doutores da palavra,e ,no final não têm base comum, são todos diversificados…
    Deus abençoe sua vida.

    Obrigada professor pelo esclarecimento, ainda são muitos os necessitados.

  14. Maria Angélica Marins

    Obrigada professor,
    Estando agora com 70 anos,tenho esbarrado com provocações a respeito de conhecimentos, e estudos profundos de nossa Fé Cristã.Penso que tenho me saído bem pois tenho boa formação .Sei que Deus quer algo de mim.Sou Católica Apostólica Romana de familia,de fato e de fé.
    Estudei em colégio de freiras salesianas e tenho feito teologia e professado a minha religião.
    A resposta foi exclarecedora.

  15. artur felipe

    O que adianta os catolicos term a biblia completa, se
    eles não praticam a verdade,eles adoram imagens,batizam crianças,os catolicos na verdade são
    herejes que não herdar os céus,quando lemos a historia
    do catolicismo vamos quanta crueldade os romanos fizeram com so protestantes, a verddeira Igreja de
    Cristo nunca perseguiu e nunca matou ninguem,os catolicos perseguiram e mataram.

    —-
    Caro Artur,

    Respeitamos sua crença, mas sugiro que conheça mais a Doutrina e a História da Igreja Católica.
    Me permita lhe indicar os livros:
    . A Intercessão e o Culto dos Santos – Imagens e Relíquias
    . Por que sou católico
    . Uma história que não é contada

    Att.,

    • A igreja protestante, persegui e matou muitos católicos, milhares, estude um pouco antes de comentar, e seu comentário mostra muita agressividade como todos os chamados crentes.

  16. Sr. Eugênio Palma Avelar (111751)

    Em Apocalipse 12:17-18, ” o restante da sua descêndencia,…” Sem dúvida, é Israel, e a mulher com certeza não é Maria. Acho que houve algum encano. Me perdoe mas não entendi sua colocação.
    Fique com DEUS e na Paz do nosso Sr. Jesus. O Único Exlusivo e Suficiente Salvador de Nossas Almas. Amém.

  17. “NA VERDADE CATÓLICO É O VERDADEIRO PROTESTANTE! POIS PROTESTA ATÉ CONTRA A PALAVRA DE DEUS. ENSINAM O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO”…

    Caro Anderson…

    Isso que vc escreveu é ridiculo…

    Protestar contra a palavra de Deus???

    Quem te ensinou isso???

    E é engraçado ver católicos em baladas, familias católicas sendo destruidas, católicos nas drogas..
    Isso é falta de Deus, conheçam a verdade e a verdade virá sobre todos vocês…

    Leia mais a biblia rapaz…pois essa sua atitude não é nada digna ao Senhor Deus…Isso mais parece ser coisa de satanás…

  18. Olá Prof. Felipe Aquino

    Obrigada pela explicação!
    Gostaria que o senhor me indicasse uma versão da Bíblia Católica, pois dentre tantas publicações fico na dúvida de qual teria a tradução mais fiel.

    Obrigada!

  19. Prof.Felipe parabenizo-o pela sua fidelidade a Santa IGREJA,queria q o Senhor fizesse um comentário sobre a BIBLIA traduzida pelos CAPUCHINHOS.
    Desde já agradeço e que DEUS vos abençoe!

  20. cleytonaparecidofedrizzi

    CARO ARTHUR ,POR QUE CHINGA OS CATOLICOS DE “HEREGES”E OUTRAS COISAS,NAO SE OFENDA NAO,MAS QUANDO FAZIA O SUPLETIVO A NOITE ,TINHA VARIOS AMIGOS QUE SE DIZIAM EVANGELICOS E ERAM FREQUENTADORES ASSIDUOS DE ZONA, ATE CONVIDAVAM-ME PRA IR COM ELES!. NAO QUERO ATACAR RELIGIAO ALGUMA MAS QUERO DIZER ,CATOLICOS OU EVANGELICOS QUANDO A PESSOA NAO QUER SEGUIR RELIGIAO NENHUMA NAO ADIANTA NADA. NAO E SO OS CATOLICOS TEM CULPA ,ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NAO TEM PECADO,OBRIGADO. CLEYTONAPARECIDOFEDRIZZI

  21. Marcelo Borges

    Caro Arthur,todos fazem coisas erradas pois somos todos pecadores tanto católicos e evangelicos nos não podemos colocar as nossas falhas que cometemos em cima da igreja, não posso pecar e dizer que peco e faço coisas erradas porque sou católicos se eu for colocar aqui coisas de pessoas que se dizem evangelicas ou evangelicos ficarei o dia inteiro teclando fique com Deus meu irmão.

  22. David Boto

    Muito Obrigado pela explicação Professor Felipe, a cada dia que passa eu tenho mais convicção de que estou na verdadeira e única Igreja de Cristo!!

    A Paz a Todos!!

  23. Muito obrigado Felipe Aquino pela explicação!

    “CONVIVO COM EVANGÉLICOS E É ISTO QUE ELES SE REFEREM,
    POSIÇÃO ESTA QUE NÃO ME CONVENCE. ESTE PRETEXTO MAIS O DAS IMAGENS SÃO OS MOTIVOS QUE ENCONTRAM PARA RADICALIZAR E/OU ACIRAR ANIMOS/POSIÇÕES.”

    Isso mesmo. No meu colégio, acharam um modo de evangelizar para a igreja protestante: Começaram a tocar músicas evangélicas, com violão e chamando a atenção dos outros alunos, e quando chegam, falam da sua Igreja.. Tentando convence-los a passar para Evangélico.

    Eu não caio nessa.. E já perguntei um evangélico sobre isso da biblia, e disse o mesmo, mas não caio nessa nunca!

    Sou 100% católico e ninguém vai me mudar.

    E esse comentário do arthur então.. Não caiam nessa!

    Abraços,

  24. Eu tenho uma dúvida quanto as traduções da Bíblia em inglês.
    Quero colocar a bíblia católica no meu iPhone mas não existe em português.
    Queria saber quais das traduções, em inglês, são católicas. Já coloquei várias mas até agora nenhuma está completa, todas são a versão protestante.
    Sei que a KJV (King James Version) é protestante mas tem outras siglas que não consegui identificar se são católicas ou não.
    Muito obrigado.
    Fiquem com Deus

  25. Prezado Daniel

    Pelo pouco que sei, a melhor Bíblia católica americana é a RSV-CE (Revised Standard Version – Catholic Edition). Outra tradução católica é a NAB (New American Bible), que é a bíblia católica “oficial” nos EUA, usada pela USCCB (conferência dos bispos americanos) no missal; mas que aparentemente não é tão boa quanto a outra, principalmente pelo conteúdo repreensível nas suas notas de rodapé.

  26. Impossível dizer que não há semelhanças entre católicos ou protestantes e a principal delas deve ser o motivo das nossas existências: JESUS. Ele nos criou, ele nos motiva, ele nos livra do mal, ele nos salva, ele nos dá ânimo, alegria, vivacidade. Sua graça quando habita em nós não passa despercebida e ele era o próprio AMOR. Em tempos tao difíceis deixemos cada qual com aquilo que considera diferente e vamos nos relacionar como JESUS nos solicitou: Amarmos o nosso irmão. Com certeza, assim, teremos esperança do mundo ser melhor.

  27. PAULO DE TARSO

    tradiçao de mais de 2000 anos, Religiao deixada por JESUS CRISTO PASSADA AOS 12 APOSTOLOS E QUE ATE HOJE E REPRESENTADO PELO NOSSO PAPA BENTO VERDADEIRO SUSSESOR DOS APOSTOLOS,TUDO QUE FALAM DE NOSSA RELIGIAO NAO PASSA DE EXTRATEGIAS PARA ENGANAR PESSOAS QUE REALMENTE NAO CONHECEM A RELIGIAO CATOLICA,MARTIN LUTERO COMO SABEMOS ARREPENDEU-SE E FICOU LOUCO E MORREU EM UM HOSPICIO POR QUE SERA????UMA RELIGIAO QUE NEGA A PROPRIA MAE DE DEUS E ACHA QUE MARIA FOI SIMPLESMENTE UMA MULHER,NAO ELA FOI SEM DUVIDA A MAE DE NOSSO DEUS JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR POR ISTO A AMO COMO SE ELA FOSSE MINHA MAE ME SINTO MUITO FELIZ POR SER CATOLICO APOSTOLICO E ROMANO.

  28. Caros irmãos , sou católico e morei nos USA durante 4,5 anos somente com irmaõs evangélicos . Aprendi que podemos adorar e servir o mesmo Deus quando somos obedientes à sua palavra e respeitarmos uns aos outros . Aprendi que quanto menos sabemos de Deus mais ignorantes e imcompriensíveis somos. Neste tempo de convivência , os evangélicos se relacionavam melhor comigo ( Católico ) que seus irmãos de fé . Mas os ataques a minha religião eram constante . Eu disse à eles certa vez que devemos combater o inimigo Satanás o destruidor das almas e não a Igreja , como eles estavam fazendo . Visitei inúmeras igrejas evangélicas , participei de seus cursos bíblicos , mas eles nunca visitaram minha igreja . Após esta experiência de fé assumi o ministério em minha igreja católica como Ministro Extraordinário da Santa Eucaristia , o amor e zelo pelos doentes . Eu louvo e agradeço a Deus por esta linda experiência . Deus abençoe a todos voces , mesmo na incompreênsão eu vos amo . Amo as canções de Ana Paula Valadão , Aline Barros e tantas outras cantoras . Vamos abraçar e juntos tomarmos posse da herança que Deus preparou p/ nós desde o começo do mundo . A PAZ DE CRISTO JESUS .
    QUE O SENHOR SEJA GLORIFICADO , AMÉM .

  29. augustinho carlos de macedo

    olha gente eu graças a Deus sou um grande conhecedor da palavra de Deus através do meu querido Prof: Felipe Aquino sem dúvida nenhum é o google da igreja Católica para nos tiras as nossas dúvidas.Porque gente nós católicos e evangélicos e outras dominações estamos aqui neste munto não é para ficar desputando uma o outra qulquer crença, comos dotores e juízes e biblistas o nosso tempo é curto nós temos que pregar a palavra de Deus e fazer caridades penitência e ajudar nossos irmão menos favorecidos porque, somos salvos pelas nossas óbras que praticamos.Nós somos todos iguais perante deus.Nimguém vai se salvar sózinho.mis fácios perdemos todos.como diz um grande proféta quando todos nós falamos a mesma lingua e se entedemos a todos sem discriminações, amamos todos como Jesus nos amou aí será o fim e todos católicos e evangélhos e outras dominações que estão a favor de Deus. lenbre-se vamos deixar Deus nos julgar que não tem pecado, atire a primeira pedra comessando pelo mais vélho até o mais novo.eu amos vos todo. Que Deus nos perdoe. amém que Deus seja louvado hoje e sempre.

  30. parabens professor felipe pelo seu grande conhecimento biblico e por nao ter medo de falar a verdade por que aqui na minha cidade em sao luis do piaui o pastor da igreja evangelica nao asume que a religiao dele nao ta completamente correta e nao tem coragem de falar a verdade sobre esses livros que faltam na biblia um abraço

  31. OS EVANGELICOS FALAM TANTO EM IDOLATRIA,MAS CANCEI DE VER ELES IDOLATRANDO OS PASTORES COMO SE FOSSE DEUS,PASSAM AS MÃOS NO SUOR DO PASTOR,E DEPOIS PASSAM NELES PARA SEREM CURADOS,COMPRAM CAJADOS,LENÇOS,CHAVES ETC. E LEVAM PARA CASA COMO AMULETOS PARA SEREM CURADOS ISSO NÃO É IDOLATRIA?
    VAMOS PARAR DE JULGAR,O UNICO QUE TEM ESSE PODER É DEUS.VAMOS AMAR O PROXIMO COMO A NÓS MESMOS.

    UM ABRAÇO

  32. parabens professor,li outras explicaçoes mas a do senhor realmente é muito boa.Eu penso que os nossos irmãozinhos protestantes deveiam pensar em Nossa Senhora com um pouco mais de carinho porque ela é a primeira cristã, primeira discipula de Jesus quando disse “Eis aqui a tua serva faça-se em mim segundo a tua palavra, quanto amor a todos nós ela teve nesse momento, e quantos de nós hoje é capaz de dizer “SIM SENHOR, A TUA VONTADE, NÃO A MINHA ” quantos de nós tem a capacidade de suportar todos os nossos sofrimentos calados, sem reclamar, guardar tudo no coração sem derramar uma lágrima,ELA FOI CAPAZ, quantas de nós esposas, mulheres nos espelhamos em Maria? pensem nisso meus irmãos católico que adora imagem não conhece sua religião,e tambem não adoramos a mãe de Jesus, mas a amamos demais pela coragem que ela teve de seguir a Deus sem uma sombra de dúvidas e vacilo Que Deus abençoe a todos e amemonos mais uns aos outros porque igreja não faz ninguem ser menos pecador do que os outros e nem garante lugar no Céu, nós somos templo do espírito santo de Deus ele habita dentro de nós,e independente da religião muitos esquecem disso profanam o templo de Deus. Fico muito triste de ver irmãos protestantes dizendo:
    – quando eu era católico bebia, fumava etc hoje sou liberto.
    1º a igreja e a bíblia católica nunca ensinou isso pra nós os párocos nunca pregarem uma homilia nesse sentido. Então como pode alguem falar de uma religião que não conhece, que nunca pertenceu a ela, foram católicos do IBGE, de estatística. É preciso muito cuidado quando se fala do que não se conhece. É spo um desabafo Deus abençoe a todos.

  33. professor felipe, sou catequista e vou falar sobre a deferença entre o antigo e o novo testamento será que o senhor poderia me ajudar? eu falo para adelescentes que faram o crisma, por isso gostaria de umalinguagem simples e de facil compreensão,desde já fica aqui meu agradecimento, fico aguardando sua resposta vou dar este encontro dia 11/06/2010.obrigada, lúcia

  34. Girlane sousa

    Eu como muitos católicos já estamos cansados de ouvir os irmãos protesantes falarem as mesmas mentiras sobre os católicos. Eles se baseiam apenas no que os irmãos católicos que não vivem o catolicismo, fazem por aí. Não sabem eles o que é humildade. A igreja católica recebe a todos, seja ele o que é e o que vive. Acho que eles deveriam conhecer mais a história da nossa igreja desde as primeiras comunidades e também a história desde o ínicio da igreja protestante.

  35. Bem discordo pois os livros deuterocanonicos entram em contadição com principios da Biblia como assuntos de batismos dos mortos para salvar a um membro da família que ja morreu e se encontra no fantasioso purgatório , falasse tb de reencarnação e sem lembra que os livros do antigo testamento pois so existia estes na época de Jesus ele jamais mencinou os ensinos deste livros.

  36. Igreja Santa somos nos, eu e vc, pois somos templo do Espirito Santo de Deus.Sal e Luz da terra. Somos santos porque fomos separados, fomos alcancados pelo amor de Deus atraves do sacrifico de Cristo na cruz. Efesios 4:4-6 “Ha um so corpo e um so Espirito….um so Senhor, uma so fe,um so batismo(por imersao pois foi asssim que Cristo foi batizado!!), um so Deus e Pai de todos, o qual e sobre todos, e por todos e em todos.Joao 14:6 “Jesus respondeu:Eu sou o caminho a verdade e vida. Ninguem vem ao pai, a nao ser por mim”.

  37. e por que nao encontro essa bíblia com livros a mais? nem minha mae que é católica tem é algo oculto?? Por que Jesus fez sua obra em publico e nao encontro essa bíblia em lugar algum e ja li umas passagem de eclesiástico e me desculpa nao é de Deus nao é ensinamento humano

  38. Bernardo souza

    Me responda
    O nome do verdadeiro Deus sempre foi YHWH, mas adaptaram para Jeová E o nome do seu filho sempre foi YESHUA adaptaram para Jesus
    Isso aconteceu só depois do ano 1500 depois do descobrimento do Brasil e foi no século XV por quê? Até 1500 Todos os povos conheciam só o nome de Deus com o nome de YHWH e o de seu filho com o nome de YESHUA
    No Hebraico este é o nome do filho do nosso Deus Yeshua toda pessoa sabe que nomes não se mudam veja o livro de Hebreus 13: 8 Yeshua HaMashiach é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

    Agora colocaram nomes para o filho de Deus
    ihsou, Iesous, Iesus, Gesù, Jésus , Jesús , Jesus etc:
    Outro aviso importante sobre a letra (Jota) não existe nem no alfabeto hebraico,
    nem no alfabeto grego e nem no alfabeto latim.
    Quando as Escrituras sagradas foram escritas não existia a letra
    [Jota] [J]
    As letras j e v são ditas assim como letras RAMISTAS por terem sido criadas por Petrus Ramus no século XV

  39. Eva Maria da Silva

    Olá! Professor Felipe Aquino.
    Gostei muito dos comentarios sobre este tema.Mais gostaria de saber qual é a influencia que ainda existe de Martim Lutero sobre os catolicos ate hoje.
    Um Abraço.

  40. caros irmãos , como em todos os livros da biblia o Senhor o “fala” mas só nos sete livros que tem na biblia catolica Ele não fala? Pois é por isso que eu creio que estes livros foram imcluidos pela igreja catolica.

  41. jerry anderson

    Pessoal

    Divulga-se muito no meio protestante que os deuterocanônicos foram incluídos no canon no concílio de trento de 1545 a 1563 porque “atendiam a doutrina da igreja”, mas o que os protestantes não conseguem explicar é porque a bíblia de Guittemberg (primeira bíblia impressa) de 1455 já continha os deuterocanônicos. Ou seja, 90 anos antes do concílio de trento e 62 anos da reforma protestante. Se alguém achar que estou inventando, vá na biblioteca nacional do RJ e peça para dar uma olhada e confirmar. A Igreja não incluiu estes livros, eles foram é retirados por Lutero porque “não atendiam sua doutrina”. “Contra fatos não há argumentos”. Sou feliz por ser católico!

  42. Franciele

    SOU MUITO FELIZ POR SER CATÓLICA!!! Meus amados irmãos evangélicos estão realmente cumprindo seu papel também aqui na net… protestar. É triste ouvir alguém dizer que nós, católicos, não herdaremos o reino de Deus, quando a própria palavra diz que esse poder de julgamento vem somente do Senhor Deus, e jamais de um ser humano. Sei que o Senhor me aguarda em sua morada eterna, o meu lugar está guardado. O MEU LUGAR É O CÉU!!!

  43. Cristina Santos

    Jesus disse: “Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.” (Mateus, 10,8). Portanto, amados não fiqueis triste, porque isto já está previsto, aqueles que não aceitam a palavra, vivem por sua próprias razões mundanas, me admira a este Sr. Fala dos Católicos, religião não define caráter de ninguém, vá estudar a bíblia antes de falar besteiras. Existe muitos evangélicos enganados, que são boas pessoas, e existe evangélicos que não vale o nome. Antes de fazer comparações esdruxulas, olha para si mesmo e pare de falar da vida dos outros. A palavra verdadeira não é uma disputa de certo ou errado. Jesus Cristo é a pedra angular, aqueles que estão contra sua palavra estão conta a ele próprio.

  44. A NOSSA IGREJA TEM MAIS DE 2000 MIL ANOS E FOI FUNDADA POR JESUS QUE DEU ESTE PODER A PEDRO, O QUE MAIS PRECISA PARA VOCÊIS ACREDITAREM? TENHO DÓ DE QUEM SE ACHA MELHORES QUE OS OUTROS POR CAUSA DE RELIGIÃO. OS SANTOS E NOSSA SENHORA SÃO NOSSOS INTERCESSORES NÃO SÃO MAIORES OU MELHORES QUE CRISTO, MAS ME FALE UM SOMENTE UM PASTOR QUE FARIA O QUE POR EXEMPLO FEZ SÃO FRANCISCO, SAIU NU DE SUA CASA DEIXANDO UMA FAMILIA RIQUISSIMA E FOI PREGAR A PALAVRA DE DEUS, SEM PRETENÇÃO DE GANHAR NADA SOMENTE SE DUAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>