A Confissão é um juízo particular antecipado

Convertendo-se a Cristo pela penitência e pela fé, o pecador passa da morte para a vida sem ser julgado. (CIC §1470)

Após a morte cada um de nós passará pelo juízo particular diante de Deus. “Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.” (2Cor 5,10)

“Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo.” (Hb 9,27)

Mas o pecador, entregando-se ao julgamento misericordioso de Deus na Confissão, antecipa de certa maneira o julgamento a que será sujeito no fim desta vida terrestre. Pois é agora, nesta vida, que nos é oferecida a escolha entre a vida e a morte, e só pelo caminho da conversão poderemos entrar no Reino do qual somos excluídos pelo pecado grave. A Bíblia nos alerta: “Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!” (Ap 22,15)

“Convertendo-se a Cristo pela penitência e pela fé, o pecador passa da morte para a vida sem ser julgado.” (CIC §1470)

Cadastre-se grátis e receba os meus artigos no seu e-mail

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5, 24)

Prof. Felipe Aquino

Ouça também os Podcasts: O que é o juízo particular?

Todos nós iremos passar pelo juízo final?

O que é o Purgatório?

O que é o inferno?

O que é o Céu?

A segunda vinda de Cristo


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino