10 Frases de Santo Agostinho sobre as provações

agostinho1. “Queima, Senhor, corte neste mundo, contanto que me poupes na vida eterna”.

2. “Deus quer destruir em ti o que tu mesmo fizeste e pôr a salvo em ti o que Ele fez”.

3. “Provados pela mesma desgraça, os maus odeiam a Deus e blasfemam enquanto os bons rezam e louvam. A diferença não está na desgraça sofrida, mas na qualidade de quem a sofre”.

sofrendo_na_fe4. “Nossa vida é uma peregrinação. E, como tal, está cheia de tentações. Porém, nossa maturidade se forja nas tentações. Ninguém conhece a si mesmo se não é tentado; nem pode ser coroado, se não vence; nem vencer, se não luta; nem lutar, se lhe faltam inimigos”.

5. “Se rejeitas a tentação, rejeitas também o crescimento. Coloca-te, pois, nas mãos do Artífice, sem restrições. Ele te corrige, te lustra, te limpa. Para isso serve-se de vários instrumentos: são os escândalos e tentações do mundo.

Leia também: Como devemos invocar a Deus no tempo da tribulação?

12 Pensamentos de Santo Agostinho sobre o Amor a Deus

Dez ensinamentos de Santo Agostinho sobre a Confissão

Dez ensinamentos de Santo Agostinho sobre o Demônio

12 Pensamentos de Santo Agostinho sobre a humildade

10 Sábias lições de Santo Agostinho

6. “Quando um homem começa a renovar-se espiritualmente, começa também a ser vítima das más línguas de seus difamadores. Quem não sofreu esta prova não começou ainda a progredir. E quem não está disposto a sofrê-la, é porque não está decidido a converter-se”.

7. “O homem não come o trigo sem triturá-lo para fazer o pão. Assim, o demônio não subjuga ninguém sem antes tê-lo abatido pela tribulação. Abate para subjugar. Quando fores açoitado pela tribulação, permanece íntegro como o grão e não te perturbes”.

escola_santos_doutoresAssista também: Paciência nas provações – Tiago 1,2-12

8. “Imita a formiga. Sê formiga de Deus. Escuta a Palavra de Deus e guarda-a em teu coração. Abastece tua dispensa interior durante os dias felizes do verão e assim poderás encarar os dias difíceis da tentação durante os invernos de tua alma”.

9. “Não fujas das mãos do Artífice e não temas: Deus permite as tentações, não para te arruinar, mas para fazer-te mais forte”.

10. “Agitados o lodo e o perfume, o primeiro cheira mal e o segundo exala agradável fragrância”.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino