10 Ensinamentos de São Tomás de Aquino sobre a Oração

São-TomásQuer rezar mais e melhor? Confira algumas dicas desse grande santo da nossa Igreja:

1. A oração dominical (Pai-Nosso) é a mais perfeita das orações. Nela não só pedimos tudo quanto podemos desejar corretamente, mas ainda segundo a ordem em que convém desejá-lo. De modo que esta oração, não só nos ensina a pedir, mas ordena também todos os nossos afetos.

2. A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação.ensinamentos_dos_santos

3. Pela oração de muitos, às vezes, se alcança o que pela oração de um só não se obteria.

4. A oração consiste na elevação da alma a Deus.

5. Depois do batismo, a oração contínua é necessária ao homem. Embora sejam perdoados os pecados pelo batismo, sempre ainda ficam os estímulos ao pecado; que nos combate interiormente, o mundo e os demônios que nos combatem exteriormente.

Leia também: O poder da Oração

5 maneiras de reativar sua vida de oraçãoqual_a_importancia_da_oracao

A necessidade da oração entre os casais

Defeitos a se evitar na oração

A importância da oração

A sinceridade na oração

6. Todas as graças que o Senhor, desde toda a eternidade, determinou conceder-nos, não as quer conceder a não ser por meio da oração.

7. Condições requeridas na oração : que o homem peça para si, coisas necessárias à salvação, com devoção e com perseverança.

oracoes_todos_os_tempos_igrejaAssista também: A Prática da oração

Há diversas formas de orar? Quais são?

8. A força da oração para obtermos a graça, não vem dos nossos méritos, mas da misericórdia de Deus que prometeu ouvir aquele que lhe pede.

9. Cada um é obrigado a rezar, porquanto deve procurar os bens espirituais, que só por Deus são concedidos e que só podemos alcançá-los por meio da oração.

10. A oração contínua é necessária ao homem para entrar no céu.


Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino