Desde 2007, o Professor Felipe Aquino possui este blog dedicado a abordagens de temas ligados à Igreja (teologia, moral, catequese, liturgia, família, espiritualidade, sacramentos, história da Igreja, etc.), e que ao mesmo tempo façam parte do cotidiano da sociedade. É um espaço democrático, no qual os leitores podem participar com seus comentários, críticas construtivas e sugestões.

“Eu penso que é dispensável dizer às pessoas que as opiniões que emito no meu blog e no site são minhas; mas sempre fundamentadas na doutrina da Igreja. A Autoridade é a Igreja. A verdade está na Igreja. São Paulo disse que “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1Tm2,4); e que “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1Tm 3, 15). Logo, sem a Igreja não há a verdade que salva e liberta.

Sempre que alguém me apresentar uma palavra clara e fundamentada da Igreja, em oposição ao que manifesto nos meus artigos, estarei sempre agradecido e pronto a acatar a posição OFICIAL da Igreja, manifesta pelo seu Sagrado Magistério. Neste sentido, é um auxílio me corrigir. Meu compromisso não é comigo, mas com a nossa Mãe Igreja, corpo Místico de Cristo; o “Sacramento universal da Salvação” (LG,4).” – Prof. Felipe Aquino

27 Comentários

  1. Pedro Henrrique Soares

    Prof. Felipe Aquino, escrevo este e-mail agradecendo imensamente vossa pessoa por ter respondido a minha pergunta hj e ao vivo no programa Pergunte e Responderemos. Fico extremamente grato e que Deus continue cobrindo de bençãos o sr e sua família. Continue sempre dedicado e amoroso com a sua missao evangelizadora e estarei rezando por vcs. Sou seu amigo no face. Fique com Deus e ate uma próxima se Deus quiser. Ah, eu e minha família sempre acompanhamos seus programas.
    Att,
    Pedro Henrrique

  2. Fábio Máximo

    Bom dia prof. gostaria de dizer que sou telespectador acíduo de seus programas na canção nova, e por meio desta lhe pergunto: essa nova prática abortista que o supremo aprovou, essas novas leis que tramitam em brasília sobre calar os grupos religiosos, ( homofobia) chips em seres humanos (EUA), podemos dizer que no livro do apocalipse, esta se cumprindo o que esta escrito? forte abraço Deus abençoe.

  3. Boa noite professor, é com muita estima que lhe mando meu comentário. Sou um colecionador assíduo de seus livros, e os utilizo muito na catequese com adultos e crianças, e quando sou convidado para fazer pregação em retiro espiritual. São livros de grande valor espiritual, com eles aprendi a amar ainda mais minha Igreja, procuro sempre transmitir esse amor para as pessoas, para que elas se mantenham firmes na fé católica e não venham jamais abandonar o redil de Cristo. Sou cliente do porta a porta e é através desse catálogo que adquiro os produtos da Canção Nova. Queria adquirir alguns livros que não estão no catálogo, como o livro Dei Verbum e Vaticano II. Sempre estou orando pelo senhor, para que Deus sempre ilumine sua mente, para nos transmitir conhecimentos. Um abraço e fique com Deus.

  4. antonio danizete felix

    por que? comerçando com esta pergumta que tantos não tem resposta pois a resposta so esta em sir mesmo mas como diz os perguntados só depende do seu ponto de vista, mais qual ponto de vista o do perguntado ou do perguntador,porem as pessoas inteligente e sabia como o senhor tem muitas respostas principalmente no evangelho e em CRISTO SENHOR JESUS. porque se ganham tanto na palavra do SENHOR, se proclamam tantas misericordia e impressão que nós veem não passar de boca pra fora principalmente quando se trata da igreja,tantas proteção pra quer ,por quer,palavras de peso de tantos morais,filosofias envão e continua a mesma pergunta por que.diante de tantos por que não encontro mais repostas pois quem nós ensina pergunta não sabe resdponder.admiro muito suas aula na palavra ate parece que estamos vivendo no céu más ao acordar vemos que a realidade são outras que DEUS ABENÇÕE GRANDEMENTE ,danizete felix

  5. Cleone Maria Fernandes Prestes

    Prof. Felipe costumo me enriquecer com os seus conhecimentos, pois depois de muito caminhar na “estrada” da educação com jovens e adultos, pois sempre atuei nos cursos de Magistério, depois de cumprir a missão difícil de ser mãe de família numerosa, sempre guiada por “aquela” Luz do Sacrário dedico-me, agora, ao “Ide e Anunciai…”
    Obrigada.
    Amém!

  6. Cleone Maria Fernandes Prestes

    Prof. Felipe sempre me enriqueço com os seus ensinamentos, pois depois de caaminhar tantos anos na “estrada” da educação de jovnes e adultos, pois sempre atuei na área do Magistério, e, depois de conduzir uma família numerosa, guiada por “aquela” Luz do Sacrário, agora me dedico ao “Ide e Anunciai…”
    Obrigada.
    Amém!

  7. Estela Gromboni

    Boa tarde Prof.Felipe. Assistindo seu programa Escola da Fé de 03/maio, o senhor disse que sente falta de cristãos inseridos na política. Gostaria de colocar para o senhor que dentro do Movimento dos Focolares, existe o Movimento Politico Pela Unidade-MPPU, criado por Chiara Lubich e que já tem adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil. O site é: http://www.mppu.org.br , onde o senhor poderá conhecer melhor o movimento, se é que ainda não conheça. Peço desculpas se não entendí a sua observação, se foi isso mesmo, mas sentí que deveria divulgar esse que é um movimento tão importante para a nossa Igreja.Obrigado pelo seu belo programa Escola da Fé, onde a cada dia aprendemos ainda mais sobre nossa Igreja que tanto amamos e obrigado pela atenção.
    Estela

  8. Maria Amélia lobo

    Bom dia Professor Filipe Aquino. Sou de Almada-Portugal,terra de Santa Maria.tenho 70 anos e só
    Agora e que tenho a disoinibidade de estudar a minha religião católica profundamente.oQuandoposso dou graças a Deus de aprender muito consigo,Deus lhe pague com grandes graças.Po r onde devo começar aprofundar o estudo para que possa fazer a vontade deDeus,pois Ele deu-me muitas graças na minha profissão como Enfermeira, embora com muitas alegrias e sofrimentos,porque ninguém acreditava que tinha que ficar além do meu horário de trabalho,como objectivo de ajudar os doentes en situação de doença.Espero a sua ajuda,pois com 70 anos e doente ainda posso contribuir para um mundo Maio

  9. Maria Amélia lobo

    Bom dia Professor Filipe Aquino. Sou de Almada-Portugal,terra de Santa Maria.tenho 70 anos e só
    Agora e que tenho a disoinibidade de estudar a minha religião católica profundamente.oQuandoposso dou graças a Deus de aprender muito consigo,Deus lhe pague com grandes graças.Po r onde devo começar aprofundar o estudo para que possa fazer a vontade deDeus,pois Ele deu-me muitas graças na minha profissão como Enfermeira, embora com muitas alegrias e sofrimentos,porque ninguém acreditava que tinha que ficar além do meu horário de trabalho,como objectivo de ajudar os doentes en situação de doença.Espero a sua ajuda,pois com 70 anos e doente ainda posso contribuir para

  10. Queria lhe parabenizar pelo blog. Quando puder visite o meu para conhece-lo:
    http://almascastelos.blogspot.com

  11. Marcia Meneses

    Prof.Felipe sua obra é uma benção para a Igreja e para nós católicos. Obrigada por esse trabalho esplêndido, prova de amor para conosco em nos ajudar no caminho de Cristo de maneira tão sábia.

  12. Tiago Almeida Reis

    Prof., gostaria de saber se existe traduções em portugûes das atas do Vaticano sobre a Inquisição (1998)? Sempre gostei de estudar a “Idade Média”, porém, só tivera acesso àquela visão incalta que aprendemos no ensino médio, o que me fez muitas vezes me envergonhar e me afastar da Santa Madre Igreja. Mas, desta cegueira causada pelas calúnias diabólicas desfaridas ao longo dos séculos contra a Igreja, estou liberto, para glória de Deus Pai. Sinto-me obrigado a você, pois a sua produção literária tem muito me feito reaproximar do Corpo Mistico de Jesus, e me feito apaixonar cada vez mais pela Única Igreja que N. S. Jesus Cristo adquiriu com seu sangue. Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo continue permeando seus pensamentos e palavras, com a interseção de todos os santos a anjos, em especial Nossa Senhora e São Miguél.

  13. adryana campos mota

    ola,professor eu gosto muito do seu programa na cançao nova,pois me esclarece varias coisas sobre a nossa igreja,mas,hoje gostaria de saber pq nos dez mandamentos a igreja diz para GUARDAR DOMINGOS E FESTAS ja que esse não consta no livro de exodo?

  14. Elaino Luis

    Professor Felipe gostaria de saber a respeito a respeito da comunhão espiritual. Se tem o mesmo valor da comunhão eucaristica. Gostaria também de nomes de livros e documentos que fale a respeito. E se puder me responda atraves do meu email. Muito obrigado e fique com Deus.

  15. Maria emília Santos

    Sou uma grande apreciadora dos seus programas, professor ! Sou portuguesa e moro na margem sul de Tejo. A semana passada, estava a ver e ouvir o programa, ” Pergunte e responderemos”, e fiquei muito chocada, quando ouvi o Monsenhor, ( não me recordo do seu nome) dizer o seguinte : “Em alguns estados dos E.U., os finalistas de medicina, para serem aprovados para o exercício da sua profissão, devem assinar um documento, em como renunciam à objeção de consciência e como prova disso, têem de executar um aborto. ” Gostaria que por favor, me informasse onde posso colher dados concretos a esse respeito, pois tenho uma amiga que é professora universitária, e católica comprometida, e quer esclarecer os seus alunos sobre esse assunto. Muito obrigada,
    Maria Emília Ranhada santos.

  16. Fábio da Silva OLiveira

    bom dia professor Felipe Aquino saiu mais uma noticia sobre bóson de higges a particula de DEus ontem no jornal vc sabe dizer por seu conhecimento como professor e cristão , é verdade sobre isso e porque esses cientistas que em sua maioria são ateus querem tanto descobrir sobre isso

    um abraço Fábio da Silva OLiveira

  17. Silvana Pedroso

    Olá Profº Aquino,

    Paz e bem

    Sou participante assídua da Catequese nos programas exibidos as quintas feiras, sou catequista e estou enriquecendo cada vez mais a nossa catequese com sua ajuda.

    Espero que esteja bem de saúde, pois assisti o programa em que avisou que iria fazer uma cirurgia, orei para que tudo desse certo, estarei aguardando o Sr. nos próximos programas.

    Um grande abraço e que o Sr. Deus lhe abençoe.

    Silvana Pedroso
    Catequista – Cuiabá – MT

  18. Elizete dos S. Mariano

    Gostaria de falar, que o livro PARA SER FELIZ, mudou o minha vida, já dei de presente + de 6 exemplar, e o meu livro de cabeceira. obrigado prof. Felipe aquino
    Que Deus lhe abençoe.

  19. Sou catòlica fervorosa graças a Deus primeiramente e depois a vc
    obg seu programa me ajuda a sustentar a fe
    tem dias que estou tao desanimada na fe catolica e ligo no seu programa e me da um orgulho de ser catolica
    obg Felipe Aquino que Deus te abençoe e te proteja sempre
    e eu quero muitooooo te conheçer pessoalmente

  20. Cinthya Fernandes Veloso

    Bom Dia Professor Felipe Aquino,
    Quero parabeniza-lo pela homenagem recebida através do Papa Bento XVI, merecida pela pessoa que o Senhor é e pelos ensinamentos a respeito da fé que o senhor nos transmite. Muito Obrigado, posso dizer que aprendi muito com o Senhor, principalmente no que se refere aos ensinamentos destinados a liturgia.

  21. João Victor Ramires

    Bom dia Professor. Primeiro gostaria de agradecer o senhor por todo o serviço prestado a igreja e a Cristo. Tenha certeza que sua contribuição é de grandíssima valia, obrigado mesmo. Minha pergunta é a seguinte, sei que parece meio bobo mas eu prefiro prevenir do que remediar, na bíblia diz-se expressamente “Só adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele prestará culto.” Porém nós brasileiros quando entoamos o hino nacional falamos expressamente “TERRA ADORADA.” Claro que não prestamos culto ao Brasil (TERRA) pois não somos pagãos para o fazê-lo, mas e quanto à essa expressão? Devo me preocupar ou considerar apenas “maneira de dizer” como vícios de linguagem que muitos têm como por exemplo “ADORO CHOCOLATE.”

    Obrigado.

  22. Antonio Einar Hansen

    Deus continue abençoando do senhor e que o Espírito Santo lhe dê muita luz para instruir as pessoas nas coisas de Deus.

  23. Maria Vitarelli

    A cada dia ,aprendemos mais sobre a Igreja e sua doutrina com os seus abençoados ensinamentos. Deus lhe pague por tudo.
    Numa época de materialismo brutal que corrompe as almas, preocupam-me esses exemplos ruins para os jovens,. Seus livros ajudam muito , tanto aos moços , quanto aos pais e responsáveis.
    O Vale do Paraíba está se transformando, cada vez mais, na terra disseminadora da religiâo que o próprio Cristo ensinou.Uma beleza.
    Obrigada pelos esclarecimentos. Considero o senhor, um verdadeiro pescador de almas.
    Bênçãos e graças, para sua maravilhosa obra de evangelização.

  24. rosangela godinho silva

    em 1° lugar quero agradecer ao prof. felipe aquino, por sua disponibilidade em ajudar e esclarecer tantas coisas que nós católicos não sabemos ou ficamos em dúvida, eu principalmente tenho recorrido a ele em várias situações na minha paróquia, e sempre obtenho resposta. prof. talves o sr. não tenha idéia da dimensão de sua ajuda para com quem o procura. obrigada por tudo. que DEUS possa abençoa-lo e lhe dar muita saúde, para continuar esta missão tão linda.

  25. Paz e Bem!!!
    Caro professor Felipe, sou muito grata por receber mensagens da Editora Cléofas, especialmente hoje por ter recebido um documentário sobre São Padre Pio de Pietrelcina, de cujo santo sou muito devota, sobretudo pela doação de sua vida em prol das almas aflitas, que tanto necessitam de uma boa confissão e como um grande confessor, assim como ele foi, desempenhou tão bem missão. Gostaria de ter tido a honra e felicidade de ter me confessado que este santo querido. O bonito é que no último domingo, 23/09 fiz um concurso aqui em João Pessoa e na sala da prova olhei para a parede e tinha a foto de Jesus, Nossa Senhora, também havia outro Santo, acho que São Marcelino (era um colégio Marista, graças a Deus) mas, também fortemente lembrei e pedi a intercessão de São Padre Pio e também de João Paulo II. Senti mesmo que São Pio estava perto de mim, sem nem saber que era seu dia. Ah, professor, se Deus quiser em novembreo estarei na CN para um encontro das novas comunidades e gostaria imensamente de lhe conhecer, se o senhor estivesse no evento. O senhor, professor, já me ajudou muito e nem sabe..rsrs..
    Que Jesus e Nossa Senhora o abençoem abundantemente.
    Cassandra – João Pessoa PB

  26. Rita de Cássia Ribeiro dos Santos

    Prof Felipe Aquino vc é um homen de muitas bençãos, obrigado por me tirar todas as duvidas!

  27. Neiva Silva

    gostaria assistir novamente a aula que falou que o homen e uma evolução (de vidas) caudas pela explosão do universo e que a igreja católia quem traduziu a Biblia Sagrada, perdi o começo da aula e fiquei muito confusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>