Avançar para águas mais profundas é sair da superficialidade da vida
Jesus disse a Pedro: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens. Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Lc 5,4 e 10
Jesus vê além do que nossos olhos podem ver. De acordo com a narração de São Lucas, tinham dois barcos, mas o Senhor escolheu o barco de Pedro para entrar e falar com o povo.
Com certeza enquanto Jesus ”anunciava” ao povo, as suas palavras foram penetrando o coração de Simão. Jesus faz a opção de não só entrar no barco de Pedro, mas também na sua história. O Senhor antes de chama-lo, primeiro o preparou.
Cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail
Só o fato de Jesus escolher entre os dois barcos, o de Pedro, para falar ao povo já era um motivo de muito “orgulho” para Simão.
Jesus ordena Pedro a lançar a rede mais para o fundo… testando a fé de Pedro.
Claro que como Pescador Simão conhecia o mar muito melhor do que Jesus! Mas a “palavra” do Senhor era e é tão forte que o convenceu… “Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”.
Qual efeito a Palavra de Deus tem feito em minha vida? Onde estou lançando minhas redes? Estas são perguntas pra que eu e você possamos meditar e nos auto-avaliar como filhos escolhidos de Deus.
Não foi eu que escolhi, foi o Senhor que escolheu entrar no barco da minha vida. A palavra de Jesus é tão forte e convencedora, mas tão simples, que podemos correr o risco de nos acostumarmos com ela. Corremos o perigo de nos acostumar com os peixes pequenos que pegamos…Precisamos sair da superfície e avançar para as águas mais profundas! Duc in altum! Mar Adentro.
Esse avançar para águas mais profundas é sair da superficialidade da vida de oração, dos relacionamentos, amizades, da intimidade com Deus, a superfície da evangelização.
A palavra de ordem do Senhor é: “Não tenhas medo”! Em outras palavras: eu estou contigo no seu barco, eu pesco junto com você! Coragem! Duc in altum!
Pedro deixou TUDO, e seguiu Jesus. Deixou tudo o que era de mais precioso, sua fonte de renda, seu trabalho, tudo o que ele sabia fazer de bom. O Senhor nos chama a todo instante.
O que ainda preciso deixar? Quais fatos, situações tem me prendido e impedido de avançar?
A decisão é minha, sou livre pra escolher. Só tenho duas escolhas: ou eu fico encalhado com o barco na superfície, e ai vou morrendo…sem peixes, sem vida, sem brilho… ou eu deixo esta Palavra de Jesus invadir todo o meu ser, minha história e avanço no mar da misericórdia do Senhor. Ai sim serei feliz.
“Pois só é feliz quem realiza sua própria vocação”. Nelsinho Córrea
Este foi um estudo biblico que fiz em 2010 no discípulado e desejei partilhar aqui.
Abraço, deixe seu comentário sobre esta reflexão!
Deus lhe abençoe!
Adailton Batista