Família: projeto original de Deus

O papel dos pais na educação dos filhos e o relacionamento familiar

download
Família projeto original de Deus

Nos tempos atuais em que a sociedade e a mídia tem apresentado outros modelos de família, nós cristãos, precisamos estar conscientes e convictos de qual é o verdadeiro modelo de família que Deus criou.

Mas que posição ocupa a família no plano da criação de Deus? “Um homem e uma mulher que se casam constituem uma família com seus filhos. Deus quer que, tanto quanto possível, os filhos nasçam do amor dos pais. Os filhos, confiados à proteção e ao cuidado dos seus pais, têm a mesma dignidade deles” assim define o YOUCAT § 368.

A melhor maneira de combater aquilo que vai contra os valores cristãos e sobre a família é anunciar aquilo que é a verdade do que é ser família segundo o projeto original de Deus, com base nas Sagradas Escrituras, Sagrada Tradição e no Magistério da Igreja.

Assine o METANOIA no Google Currents

É na família que o menino-homem – como dizia minha avó – olhando para a vida de seu pai, com suas atitudes e palavras, aprende a ser homem no futuro. Como também, é no berço familiar que a menina-mulher olhando para a vida de sua mãe, com tudo que ela é e faz, veste e fala, que a menina aprende a ser mulher.

Infelizmente o cenário atual das TVs seculares por meio das novelas e programas de realytes shows tem mostrado e incutido na mente de tantos jovens e crianças a ideologia que é normal e natural o pai deixar a mãe e ficar com outra mulher. Que é normal homem vesti roupas de mulher e se comportarem como tal e vice-versa. A verdade é que estes comportamentos são anti-naturais e totalmente contrário ao plano de Deus para o Homem.

 A família é, e dever ser a comunidade na qual desde a infância, se pode assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. CIC 2207.

–>As novelas envenenam a saúde da família

Se os pais não assumirem o tempo em que o filhos ficam diante da TV vendo novela, para dialogar e ensinar aos seus filhos os valores, a verdade e a justiça, cada vez mais nossas famílias vão se deteriorando.

Faz-se necessário colocar regras e limites naquilo os filhos podem ou não podem assistir, ouvir e ler. Sem regras e limites nenhum projeto chega ao seu fim original.

Bento XVI diz que: “A família é um bem necessário para os povos, um fundamento indispensável para a sociedade e um grande tesouro dos esposos durante toda a vida. É um bem insubstituível para os filhos, que hão de ser fruto do amor, da doação total e generosa dos pais.”

Cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

Que cada um de nós possamos valorizar nossas as famílias e conscientizar a importância dos pais estar presentes na vida dos filhos. Talvez você esteja se perguntando: E aqueles que não tem uma família? Que nasceram de uma gravidez indesejável ou de um relacionamento antes do casamento? Não podemos negar – é uma realidade que deparamos dia a dia em nosso país – o que falar para estas?

Deus na sua Divina Providência se encarregará de cuidar e formar estes filhos. Ele é Pai e não desampara ninguém. Mas cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, incluindo e acolhendo estas mães e crianças nas várias pastorais e projetos que a Igreja oferece.

O mais importante é saber que a família é projeto e desígnio de Deus, e Ele cuida, ama e exorta por meio da própria Igreja que é cada um de nós!

Deus os abençoe

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.