Reflexão da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

Comentários sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco

Por Adailton Batista

Desdo o dia em que foi lançada a exortação, brotou em meu coração o desejo de ler e me aprofundar nas palavras do nosso pontífice. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

Quem me conhece ou teve alguma experiência comigo, sabe o quanto sou um apaixonado pela evangelização. Corre em minhas veias o desejo que todos as pessoas façam a experiência que eu fiz com Jesus Cristo, Autor de toda alegria; “alegria” este dom precioso que o Papa aborta no documento.

No número 1 da exortação, diz Francisco:

1. A ALEGRIA DO EVANGELHO enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.

Tenho o seguinte entendimento que um recipiente só pode encher de algo, se antes ele estiver vazio.

Portanto para ter um encontro pessoal com Jesus, e encher-se da alegria do Evangelho é necessário esvaziar de nós mesmos. Esvaziar das nossas ignorâncias, dos “preconceitos”, estar vazio de tudo aquilo que é empecilhos para que a Palavra de Deus, por meio da Igreja realize os frutos necessários.

Os homens que tiveram um encontro com Jesus, mesmo em meios às angustias e sofrimentos da vida, sabem refletir para os outros do dom da alegria. Estar alegre não significa ausência de sofrimento.

Este é o convite do Papa Francisco para toda a Igreja e aos homens de boa vontade, que em qualquer lugar e situação (cf § 3 ) renove o encontro pessoal com o Senhor.

Lugar – Casa, trabalho, escola/faculdade, grupos, comunidades, onde você se encontra hoje, o espaço físico, é ai o lugar oportuno para renovar seu amor, seu ardor por Cristo.

Situação – Não importa em qual situação você se encontra. Talvez seja uma enfermidade, divida, desemprego, problema no casamento, enfim você sabe qual é o caminho de cruz que você trilha. Saiba Cristo passou pelo mesmo caminho, e venceu! Você não esta sozinho, sozinha. O Senhor está no meio de nós!

Cadastre-se grátis e receba todas as novidades do blog por e-mail

“Há cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa”, diz o documento no número 6. A voz que cada um de nós ouviu no momento do encontro com Cristo é que ressoa no mais intimo do nosso ser, gerando força para ter fé e coragem em meios as angustias.

Ontem antes de dormir, fiquei pensando na homilia da missa que participei, e motivado pelas palavras do padre celebrante, postei no facebook a seguinte frase:

Depois que postei, fiz meu exame de consciência: Tenho mesmo, testemunhando o Senhorio de Jesus com minha vida? As pessoas pode ver em meu rosto a alegria de alguém consagrado ao Senhor? Não tenho me acomodado? O que deixei de ser ou fazer para tornar Cristo conhecido?

Este foram alguns dos questionamentos que passou pela minha mente. Ainda estou rezando com eles. Que a pobre reflexão sobre a exortação apostólica que fiz acima e estes questionamentos que fiz, também sirva para você, leitor deste blog de alguma forma.

Em breve trarei outras reflexões sobre esta exortação. Se achar importante deixe seu comentário.

Convido você também ler, meditar e refletir todo o documento do Papa:

: Exortação Apostólica Evangelii Gaudium
.: Baixe a exortação em seu dispositivo móvel

_________________________________________________________________________________________

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.