O que são pecados veniais?

Os pecados veniais enfraquece a verdade.

O Catecismo da Igreja Católica no paragrafo 1862, diz que: comete-se pecados veniais quando não se observa, em matéria leve, a medida prescrita pela lei moral, ou então quando se desobedece à lei moral em matéria grave, mas sem pleno conhecimento ou sem pleno consentimento. Ou seja chama-se pecado venial aos pecados que são menos graves e que não fazem perder a graça Divina.

O que são pecados veniais

“É preciso buscar sempre a confissão, para curar a nossa alma.” imagem ilustrativa/arquivo CN

Deus não se cansa de perdoar, como sempre nos diz o Papa Francisco.

Ainda nos diz o Catecismo que a “Misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo”. § 1864

“Uma das dificuldades do homem de hoje é não ter a consciência da gravidade do pecado”, diz padre Demétrio Gomes no vídeo abaixo, assista.

Uma das consequências do pecado venial é o enfraquecimento da virtude da caridade, cada que fiel é chamado a exercer. Também ensina a Igreja que o pecado venial que fica deliberado sem arrependimento leva a pessoa pouco a pouco a cometer pecados graves.

cadastre-se grátis e receba as novidades do blog por e-mail

Uma mentira que não prejudica diretamente alguém, é um exemplo de pecado venial.

É preciso buscar sempre a confissão, para curar a nossa alma. A santidade não consiste em só não cometer pecado, santidade consiste em amar a Deus. Um pecado venial é também um ato de desamor a Deus.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.