A realidade dos imigrantes que desembarcam na Europa

Consagrados da Canção Nova testemunharam de perto a realidade de imigrantes e refugiados 

Alessandra Borges
Da redação

Na última semana de setembro deste ano, missionários da Comunidade Canção Nova que estão na Casa de Missão de Roma foram até o sul da Itália, no Porto de Reggio Calabria, para gravar uma reportagem especial sobre a situação dos refugiados e imigrantes que estão chegando à Europa.

.: Entenda implicações econômicas e sociais ao acolher refugiados na Europa

Os missionários acompanharam a chegada de um navio norueguês com 487 imigrantes e puderam ver de perto como é realizada a acolhida dessas pessoas pelos profissionais, voluntários e as religiosas da Congregação das Irmãs Scalabrinianas.

refugiados_europa_imigrantes_danusaeego

A realidade dos imigrantes e refugiados que chegam de navio à Europa. Foto: Danusa Rego

A jornalista e missionária da Canção Nova Danusa Rego partilhou conosco a sua experiência junto a esses refugiados e conheceu a realidade de milhares de imigrantes que chegam à Europa em busca de esperança.

Ouça, na íntegra, o testemunho da Danusa:

O Papa Francisco tem destacado sempre em seus discursos a importância e a gravidade dessa crise humanitária que o mundo está vivendo, por isso é importante que rezemos por essas pessoas e, se tivermos a oportunidade de ajudá-las concretamente, que não deixemos de fazê-lo. Em seu discurso, em ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, Francisco explicou que precisamos promover o encontro e a recepção do outro, porque “acolher o outro é acolher a Deus em pessoa”.

“Neste momento da história da humanidade, fortemente marcado pelas imigrações, a questão da identidade não é de importância secundária. De fato, quem imigra é forçado a modificar certos aspectos que definem a sua pessoa e, mesmo sem querer, obriga a mudar também quem o acolhe. Como viver essas mudanças de modo que elas não se tornem obstáculo ao verdadeiro desenvolvimento, mas sejam ocasião para um autêntico crescimento humano, social e espiritual, respeitando e promovendo aqueles valores que tornam o homem cada vez mais homem no justo relacionamento com Deus, com os outros e com a criação?”, disse o Santo Padre.

.: Leia, na íntegra, o discurso do Papa Francisco
.: Refugiados: Todos os muros estão destinados a cair, diz Papa

Comments

comments