História

Em fevereiro de 1995, Jorge Silva, estava acabando de instalar um computador na sede da Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), com o intuito de disparar vinhetas, concluindo uma etapa de digitalização da Rádio.

Nessa época, era utilizado o BBS (sistema informático, que permitia a conexão via telefone a um sistema através do computador). Havia explicações sobre a Canção Nova, mais especificamente da Rádio, dando início ao que hoje denominamos Portal Canção Nova.

A partir de 1996, a Canção Nova começou a ter um domínio próprio: www.cancaonova.org.br. O objetivo era ser localizada na Rede Mundial de Computadores com seu conteúdo informativo sobre sua missão na Rádio e TV, bem como dos eventos realizados em sua sede.

A ação acontecia numa época em que a Internet era novidade para o Brasil como um todo.

Em 1997, foi lançado o primeiro site oficial da Canção Nova. Nesta época, já havia cerca de 20 milhões de domínios registrados na Web nos Estados Unidos. Voluntários e funcionários foram integrados à Fundação João Paulo II na equipe que iria auxiliar Jorge Silva no desenvolvimento dos trabalhos.

Todos os envolvidos nessa missão tiveram que aprender fazendo e, a cada novo site que criavam iam aprimorando suas habilidades. O conteúdo do site foi muito enriquecido com o auxílio do departamento de Jornalismo Canção Nova, que fornecia matéria para serem disponibilizadas.

No ano seguinte, 1998, deu-se uma evolução do conteúdo com a inserção de links para transmissão ao vivo da TV e Rádio AM Canção Nova. O Sistema Canção Nova de Comunicação passava, de fato, a não ter fronteiras. Com a crescente divulgação do site por meio destas mídias, os acessos aumentavam consideravelmente, emergindo assim a necessidade do incremento de conteúdos ainda mais atualizados e abrangentes, o que aconteceu no final deste ano e início de 1999.

Deu-se início às coberturas de eventos na Canção Nova, sendo isto um dos principais conteúdos buscados. O chat passou a fazer parte do site, revelando-se uma oportunidade maravilhosa de partilha e interação entre os internautas, em sua grande maioria católicos. Com esse passo, deu-se início também a um considerável aumento na interatividade dos programas de TV e Rádio com o público.

Um grande marco desse tempo também foi o início da publicação de mensagens do dia da Luzia Santiago (co-fundadora da Comunidade Canção Nova) e Ricardo Sá (músico da Canção Nova). Estas mensagens, por serem objetivas, sucintas e ao mesmo tempo profundas despertaram um interesse crescente do público em geral.

A mudança de site para portal tornou-se uma necessidade e um projeto já pensado e trabalhado neste ano, para finalização no ano seguinte.

No dia 25 de novembro de 2000, acontece a inauguração do Portal cancaonova.com, com acréscimo do Shopping virtual, webmail, previsão do tempo, notícias e Portal PHN.

Em 2001, a FM Canção Nova também entra na Internet com seu som digitalizado e disponibilizado na rede. Despontou também a missão da Canção Nova na Internet nas línguas inglesa e espanhola.

As Casas de Missão da Canção Nova e a página do fundador da comunidade, Padre Jonas Abib, integraram o site a partir de 2002.

No ano de 2003, destacou-se a ação evangelizadora da Canção Nova na Internet com a produção de diversos sites especiais tratando a Beatificação de Madre Teresa de Calcutá, Divina Misericórdia e Jubileu de Prata do Pontificado de João Paulo II, sendo relevante também o lançamento do canal interativo permitindo participação ainda mais incisiva dos internautas em programas da TV Canção Nova.

O marco da evangelização da Canção Nova na Internet no ano de 2004 foi o lançamento da WebTVCN, a primeira webtv católica do mundo, com diversos canais de áudio e vídeo 24h por dia na rede (TV Canção Nova, Rádios Canção Nova AM e FM, WebTVCN, Palestras em áudio e vídeo, Orações em áudio, Clipes e Música).

A cobertura da morte do Papa João Paulo II e eleição de Bento XVI marcaram o ano de 2005, período em que completou de 10 anos de evangelização através da Internet. O cancaonova.com, neste período, obteve os maiores índices de acessos de sua história, chegando à marca de 26 mil acessos em uma única hora.

Foram duas equipes num trabalho incansável aqui no Brasil e em Roma com matérias, fotos, vídeos, transmissões ao vivo, depoimentos de membros da Igreja do Brasil, personalidades de outras religiões e autoridades da sociedade civil.

2006 e 2007 têm sido anos de uma busca maior por profissionalização técnica e humana, a fim de que o Evangelho seja sempre mais transmitido com qualidade e eficácia para todo o mundo.

Destaque para a maior cobertura da história do Sistema canção Nova de Comunicação: a visita do Papa Bento XVI ao Brasil.

“A Internet é o veículo de evangelização do terceiro milênio”
(João Paulo II)