Após 8 anos de Bento XVI no Brasil, relembre a cobertura

Faça memória dos principais momentos da cobertura do Portal Canção Nova na visita de Bento XVI ao Brasil

Letícia Barbosa
Da Redação

O ano de 2007 foi marcado pela visita apostólica de Bento XVI ao Brasil. Com a presença do Santo Padre em terras latinas, a equipe do Portal Canção Nova concentrou os trabalhos na cobertura das atividades pastorais do Pontífice em São Paulo (SP) e Aparecida (SP).

Com uma equipe pequena, os trabalhos de produção de notícias foram distribuídos para duas equipes que se deslocaram até as duas cidades onde Bento XVI passaria.

Diante de tamanha importância, um site especial foi lançado para que os internautas acompanhassem todas as notícias que envolviam a visita.

Bento XVI

Bento XVI – Foto: Arquivo

A missionária Elcka Torres coordenou a equipe que produziu conteúdos diretamente de Aparecida (SP).

“Como cobertura, foi um grande desafio, pois éramos uma equipe pequena que foi divida em duas, uma parte foi para São Paulo e outra foi para Aparecida. Lembro-me que saíamos às quatro horas da manhã de Cachoeira para Aparecida e não tínhamos horário para retornar. Durante a cobertura, nos empenhamos para fazer entrevistas, reportar as palavras do Papa e as impressões do povo que tinha vindo de várias regiões do Brasil para vê-lo.”, disse a missionária.

Um dos cuidados que o Sistema Canção Nova de Comunicação possui é o de transmitir informações devidamente checadas. Elcka recorda que os fatos eram conferidos e outros veículos de informação buscavam checar as notícias com a equipe do Portal.

.: Acontecimentos que marcaram a vida de Bento XVI em 2007
.: Fiéis aguardam o Papa desde a madrugada no pátio da Basílica
.: Bento XVI supera expectativa do povo brasileiro

Muitos foram os desafios enfrentados por todos os envolvidos na cobertura, entretanto, tais dificuldades não fizeram com que a equipe desanimasse.

“Existiram, não vou dizer dificuldades, mas desafios, como falei acima, a equipe era pequena. Eu estava no discipulado (tempo que os ingressantes na Comunidade ficavam retirados na casa de Queluz (SP) para aprofundar no carisma e na busca da cura interior), já fazia seis meses que não tinha contato com o mundo digital e já não fazia matéria. De repente, eu retornei para coordenar uma equipe na cobertura do Papa em Aparecida, cheguei um dia antes da cobertura e tive que aprender a nova plataforma e me situar sozinha de todo contexto que envolvia a cobertura, pois a equipe da redação de Cachoeira Paulista havia ido para São Paulo devido a visita do Pontifice”, contou a entrevistada.

“Outro desafio foi o de driblar o cansaço, pois tínhamos um horário para sair da cidade, às 4 da manhã, mas o retorno era sempre bem à noite e no outro dia a rotina continuava.”, relatou Elcka.

As impressões deixadas por Bento XVI foram as melhores. Segundo Elcka, “o Santo Padre superou a expectativa do povo brasileiro, fiéis de todo o Brasil ficaram encantados com o Papa.”

“Segundo eles, o Papa se mostrava muito dócil, acolhedor e fraterno. E era essa mesma sensação que eu tinha, até então Bento XVI era conhecido como o Papa ‘alemão’, mas presenciei cenas de um Papa acolhedor que parava para abraçar as crianças…”, frisou a missionária.

As lembranças de Elcka ilustram momentos de alegria, lutas e superação que compõem os 20 anos de presença da Canção Nova na internet.

Comments

comments