19 novembro,2012  |  autor:   |  Podcast

Brasil celebra o dia da sociedade negra

Hoje, terça-feira, 20, é comemorado, no Brasil, o Dia da Consciência Negra. Esta é uma oportunidade para que a sociedade faça uma reflexão sobre o papel do negro na cultura do país. Muitos movimentos ligados à comunidade negra organizam, nesta data, eventos, palestras e shows.

Segundo os nossos livros de história, esta data foi escolhida por representar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um líder do Quilombo.

Para debater um pouco sobre este dia,  convidamos Campos, missionário da Comunidade de Aliança da Canção Nova, para falar um pouco desta data.

Ouça, na íntegra, o podcast da redação:

Para o consagrado é importante destacar que este dia é muito significativo para a sociedade negra presente no Brasil.

“Para nós é uma data muito especial, pois faz com que possamos assumir, de fato, a nossa natureza, a nossa raça e aquilo que podemos dizer: Deus, realmente, fez cada um de nós”, destacou Campos.

Segundo o missionário, é fundamental que as pessoas aprendam a viver e assumir a sua identidade, cuja descendência é negra.

“Eu vivo a minha realidade e a identidade cultural. Muitos negros ainda não se assumiram como pessoa e raça, porque têm muita gente que não se gosta. Portanto, esta data também vem para fazer memória, ou seja, atualizar aquilo que nós somos”, refletiu o missionário.

*Foto Arquivo pessoal: ‘Bodas de prata do casal Gilsânia e Campos’.

Tags:, , , ,

4 comentários até agora

  1. CELIA

    19 de novembro de 2012 ás 07:30:46

    AS PESSOAS DE COR MORENA SAO FELIZ AMAVEL TENHO UMA CUNHADA E VEJO NELA UMA ALEGRIA DE VIVER É FORTE É FELIZ ABRAÇOS A TODOS ,SAO TODOS FILHOS DE DEUS

  2. Ana maria melo noger

    19 de novembro de 2012 ás 10:48:47

    Simplesmente,vou narrar um episódio,acontecido,em viagem aérea!
    Certa senhora,passageira,tomando seu lugar,constatou ao lado,seu vizinho,negro!
    Chamou a comissária,reclamando:como,podem,consentir,isso,um negro,nessa viagem!,! Exijo,que vá para outra classe!
    A comissária,respondeu não haver lugar mais,pois estava com todos os lugares tomados!
    Pela insistência,da passageira,saiu para levar ao conhecimento,do supervisor!
    Qual não foi,sua surpresa,quando este,lhe,respondeu,que colocasse o passageiro,negro,na classe vip,e que só havia esse,assento!
    Preconceito,racial! jesus ia a esses pecadores,prostitutas,fazia refeições com todas as classes de pessoas,mostrando a igualdade,imagem e semelhança dele!
    Que nosso Pai ,abênçoe,todos,amém!

  3. Havana queiroz

    19 de novembro de 2012 ás 12:53:00

    os negros em sua grande emportancia em nosso pais…eu em particular adimiro muito sua cor suas cultura e raca..nao sou a favor de pessoas racistas,muitopelo comtrario acho lindo a sua cor e seus costumes..gracas a Deus nao vivemos mas na escravidao..pois eu simplismente abomino quem maltrata pessoas tao perfeitas e todas filhs do mesmo pai..Deus> parabens a todas comunidades.

  4. Antônio Carlos

    19 de novembro de 2012 ás 18:58:07

    “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela) FELIZ DIA DA CONSCIENCIA NEGRA! Por que somos iguais independente de cor,religiao ou classe social! :)
    Parabéns pelo podcast.

deixe o seu comentário