Canção Nova na Internet: 20 anos transmitindo a mensagem de Deus

cancao-nova-na-internet-20-anos-transmitindo-a-mensagem-de-deus

Jorge Aparecido da Silva


Primeiro profissional a lançar a Canção Nova na internet conta como foi o início dos trabalhos de evangelização realizados pela comunidade na web.

Letícia Barbosa
Da Redação

Boa vontade, dedicação, fé e coragem são palavras que definem os pioneiros responsáveis pelo ingresso da Comunidade Canção Nova na internet.

No ano de 1995, época em que o Brasil ainda aprendia a conhecer e a fazer uso da rede mundial de computadores, a Canção Nova já acompanhava as evoluções tecnológicas e dava os primeiros passos no ambiente virtual.

O Estatuto Interno da comunidade fundada em 1978 estabelece que a missão dessa obra é evangelizar pelos meios de comunicação. Com a chegada da internet ao país, viu-se, embora de maneira ainda não muito clara na época, um canal propício para o anúncio da Boa Nova ao mundo inteiro. Com isso, a Canção Nova tornou-se pioneira no país nos trabalhos de evangelização virtual.

Como tudo na comunidade católica começa de maneira simples, a trajetória dessa obra de Deus no ambiente virtual não foi diferente. Nessa época, o site era conduzido por Jorge Aparecido da Silva, um dos primeiros a ter contato com a nova tecnologia na Canção Nova e a estar à frente dessa mídia. Tendo em vista o contato que a internet promove entre pessoas do outro lado do mundo, viu-se a possibilidade de evangelizá-las por este meio. Por essa razão, mais duas pessoas chegaram para o auxiliar nos trabalhos: Luciana da Silva Mascarenhas e Lucilene da Silva. Entretanto, a equipe ainda tinha de se desdobrar para executar diferentes tarefas ao mesmo tempo.

O consagrado revela que o primeiro conteúdo online apresentava ao mundo a história da comunidade fundada pelo monsenhor Jonas Abib.

“A iniciativa partiu do princípio de ter um documento para falar o que era a Comunidade Canção Nova, porque, na época, a comunidade era algo desconhecido. A partir disso, foi-se caminhando para uma necessidade crescente de evolução, as coisas foram evoluindo e nós fomos evoluindo também”, comemora o consagrado, que é o superintendente executivo de comunicações do Sistema Canção Nova de Comunicação.

Como na época tudo ainda era novo, os trabalhos de evangelização na internet eram divididos com as atividades cotidianas. Gradualmente o trabalho foi sendo aprimorado e a equipe foi aumentando e contribuindo para o crescimento do canal.

“Trabalhávamos de acordo com as diversas necessidades. Eu fazia a edição, era câmera, fazia computação gráfica e manutenção de computadores. No início, só havia eu, e por necessidade da uma estrutura própria da comunidade, uma pessoa fazia várias coisas. Um ano e meio depois, houve a necessidade de começar a montar uma estrutura, ou seja, montar um servidor, uma máquina e aumentar a equipe”, relata Jorge.

Em 1997 a Canção Nova adquiriu o domínio www.cancaonova.org.br e criou um site. Com isso, mais informações começaram a ser publicadas no canal como notícias da Rádio e da TV Canção Nova. Na época, eram divulgadas as programações desses veículos de comunicação.

Lançamento

Lançamento do www.cancaonova.org.br e www.cancaonova.com

Jorge conta que a equipe buscava rapidez, criatividade e praticidade ao reunir as informações em apenas uma página.

“Então pensamos que tínhamos que mudar a forma como estávamos fazendo tudo. Em 1997 havia praticamente apenas ideias, em 1998 começou-se a se rascunhar o que iria ser feito. Em 1999 começamos a preparar e a desenvolver tudo e, em 2000, lançamos o Portal Canção Nova. O grupo já era maior, éramos mais ou menos 15 pessoas na época”, afirma o missionário.

Durante o “Acampamento PHN” do ano 2000 a Canção Nova lançou seu portal de comunicação. O site contava com as versões em inglês e espanhol, o shopping virtual; o webmail; os canais de notícias; previsão do tempo e o portal PHN, que disponibilizava conteúdo de formação humana e espiritual.

As coberturas dos tradicionais acampamentos, realizados pela comunidade, também eram divulgadas no canal. Jorge recorda que as matérias eram retratadas da maneira mais fidedigna possível, pois tanto os repórteres como os peregrinos viviam a experiência de participar do evento.

“Era completamente diferente de hoje porque a equipe participava, de fato, do evento, tinha barraca e ajudava outros a montá-las. Nós fazíamos a matéria e vivíamos tudo junto com as pessoas que chegavam aqui”, testemunha o entrevistado.

Portal Canção Nova no ano de 2003

Portal Canção Nova no ano de 2003

Assim o portal católico foi crescendo ano após ano, buscando o constante aperfeiçoamento para oferecer um conteúdo cada vez mais completo ao internauta. Em breve dará início à reformulação da página principal do cancaonova.com.

A página será responsiva, ou seja, o layout e a disposição da página serão adaptados ao tamanho e à configuração da tela em que o site for exibido. Com isso o internauta vai poder acessar de maneira prática e fácil todos os conteúdos do portal. Essa é uma grande vantagem para usuários que visitam a página via smartphones e tablets.

Atualmente, o veículo produz e divulga, com agilidade e fidelidade aos fatos, informações e notícias sobre a Igreja, artigos com formação humana e espiritual, transcrições de pregações e cobertura de eventos eclesiais, culturais e sociais. E também disponibiliza o site da loja virtual da Canção Nova servindo de porta de acesso a outros canais e ferramentas da comunidade, como os blogs, as casas de missão, a TV, as rádios AM e FM, entre outros.

Diante dessa grande evolução e crescimento, Jorge afirma se sentir grato a Deus por poder contemplar o resultado do trabalho que ele ajudou a construir.

“É gratificante ver a importância e o quanto isso, de fato, é uma obra de Deus! Se você olhar e compreender, como eu compreendo, de onde saímos, as dificuldades pelas quais passamos, o pouco conhecimento e as limitações que tínhamos para poder realizar isso e ver o quanto isso se estruturou até ser o que é hoje, com a representatividade do que é e com a mensagem que leva, você percebe que, de fato, Deus tem que estar nisso”, conclui o missionário da Canção Nova.

Sempre atenta ao constante processo de evolução tecnológica, atualmente, o site da TV Canção Nova, que integra o Portal CN, dispõe de um aplicativo que permite ao internauta acessar todo o conteúdo virtual da emissora de maneira prática, interativa e rápida em seu smartphone. Basta instalar o aplicativo da emissora nos celulares com os sistemas operacionais Android e iOS.

.: Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Devido ao trabalho executado com respeito, profissionalismo e seriedade, sempre visando a promoção da fé e da dignidade humana, a Canção Nova é reconhecida pelos internautas como referência em assuntos voltados ao cotidiano e à Igreja Católica.

Comments

comments