Como as famílias devem se programar para as férias?

Janeiro é mês de férias escolares, tempo ideal para que os pais estejam mais próximos dos filhos em viagens e em outras atividades de lazer, como idas ao cinema, a restaurantes, clubes, passeios e brincadeiras nas praças e ruas.

No entanto, devido à correria do dia a dia e aos crescentes gastos com a manutenção do lar, muitas vezes, essas diversões em família acabam sendo deixadas de lado ou ficando para mais tarde. Contudo, é necessário que as famílias promovam momentos desse tipo, mesmo que seja uma simples caminhada ao ar livre ou um passeio de bicicleta, por serem ocasiões propícias para promoção de laços duradouros e vínculos profundos de amizade entre pais e filhos.
CriançasA psicóloga Elaine Ribeiro do Santos aconselha os pais a planejarem e a organizarem as atividades que irão realizar nesse período de descanso, porque, quando há planejamento, é possível aproveitarem todos os momentos ao lado dos filhos e também reservarem um tempo para resolver os assuntos pessoais que, muitas vezes, acabam sendo deixados para as férias.

“É muito interessante para os pais fazerem uma programação com os filhos, refletindo o que eles podem fazer neste tempo, mas não necessariamente coisas que tenham um custo elevado e que dependam apenas de dinheiro, e sim pensar em como eles vão aproveitar esta presença familiar no período de férias. É sempre legal o pai e a mãe combinarem isso com os filhos e saberem quantos dias eles terão juntos para fazer com que as férias sejam bem aproveitadas, porque para as crianças isso é muito importante”, enfatiza Elaine.

Ouça, na íntegra, a entrevista especial sobre férias:

E destaca que os pais que não conseguiram agendar suas férias no mesmo período que a dos filhos devem reservar algumas horas do seu dia para estar com eles para conversarem, passearem ou praticarem alguma atividade.

“Pensando na possibilidade de que eles [pais] não vão ter este tempo, é bom pensar assim: se eu trabalho das 8h às 17h , então à noite hoje nós vamos sair para comer uma pizza. Ou vamos assistir a um filme juntos em casa, ou visitar um amiguinho no fim de semana. Você pode organizar um passeio curto. Eu volto a dizer que tudo depende do seu planejamento, mas, mesmo que os pais não consigam sair de férias junto com os filhos, é interessante que eles consigam se organizar para promover atividades que ajudem a dar um ânimo para estes filhos”, aconselha a psicóloga.

Este mês de férias é ideal para que os pais aproveitem para viver com os filhos momentos inesquecíveis de união, cumplicidade e alegria, para que estes tenham uma infância feliz. Momentos que serão recordados por eles, com carinho, quando se tornarem adultos.

.: Férias: tempo ideal para estar mais próximos da família

.: O que fazer nas férias com os filhos?

.: Férias combinam com viagem

.: Férias é tempo de que?

.: Criança: futuro e presente

.: Para as crianças não existe presente ou passado, pois é um campo de alegria

 

Comments

comments