Num sonho profético, aos 9 anos de idade, ele anteviu sua futura missão de educador da juventude. Este sonho levou São João Bosco a entregar sua vida aos jovens. Sendo um inovador no seu tempo e um grande modificador das realidades, ao ver como estavam os jovens naquele período, não parou nas dificuldades e foi sempre além.

Ao visitar as prisões e verificar a situação em que se encontravam centenas de rapazes, o grande santo italiano foi se conscientizando dos males que atormentavam a sociedade naquela época. Suas pregações eram um alerta às autoridades, aos ricos e aos patrões, mas sem colocar operários contra patrões, pois sabia bem que sua missão passava pelo Cristo humilde.

Começou, então, a realizar um trabalho concreto para a solução da crise existente. Criou escolas noturnas, buscando a promoção dos jovens da época.

A primeira parceria com uma tipografia foi um ponto marcante dos trabalhos e da história de Dom Bosco, pois, desta forma, os jovens puderam desenvolver trabalhos profissionais e continuar os estudos: “Prometi a Deus que até o meu último suspiro seria para os jovens”, dizia o fundador da Congragação Salesiana.

Entre brincadeiras, conversas e muita diversão, Dom Bosco tinha um jeito especial de catequizar os jovens e ganhar a confiança deles.

Toda essa herança foi passada para a congregação fundada, chamada “Pia Sociedade de São Francisco de Sales” (Salesianos), aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX.

A missão dos salesianos é presente em todo o mundo, de forma particular em países onde o amor aos mais necessitados é mais visível. No Continente Africano lutam em favor dos jovens em dificuldades. Em muitas áreas rurais, as comunidades precisam da ajuda dos missionários na proteção e na tutela das crianças, sobretudo órfãs, para enfrentar novas problemáticas na difusão da AIDS, na urbanização incontrolada e nas sangrentas guerras civis.

:. Saiba mais sobre a missão dos Salesianos no Brasil no  FACEBOOK

No Brasil, esses missionários criaram escolas, paróquias, oratórios, obras assistenciais e sociais, escolas do nível infantil ao universitário, rádios comunitárias, editora, centros audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, traz em si essa raiz salesiana, tendo em vista que foi ordenado sacerdote nessa congregação.

Dom Bosco, ao falecer, deixou escrito em seu testamento:

“Quem salva a alma, salva tudo. Quem a perde, perde tudo.”
“Quem protege os pobres será largamente recompensado pelo divino tribunal. Que grande recompensa teremos de todo o bem que fazemos na vida! Quem faz o bem em vida, encontra bem na morte: no Paraíso, gozam-se de todos os bens eternamente”.

Esse lema acompanha a missão da Canção Nova. Monsenhor Jonas apresentou à comunidade a qual fundara o exemplo de Dom Bosco: o seu empenho em dar a vida pelos irmãos; mais ainda: viver o ensinamento de uma frase do santo italiano, que norteava a sua vida: “Dai-me Almas e ficai com o resto”.

O fundador da Canção Nova explicou que, a partir daquele momento, o que toda a comunidade iria viver era exatamente isso: dar a vida, o tempo, dar tudo o que Deus investiu em cada um; iria, na verdade, se sacrificar pelos outros, dando a vida para que estes vivam.

O carisma salesiano é presente em muitas gerações e contribui generosamente para a missão da Igreja diante dos desafios: “Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação”, declarou Dom Bosco.

Veja como será comemorado do dia de Dom Bosco em Roma

12 Comentários

  1. Roberto Gotardo

    É importante lembrar que, Dom Bosco continua sua obra no Céu, com sua intercessão pelos jovens e as missões!

  2. MARIA LUCIA CARVALHO JOSUE

    Para mim é uma alegria ser familia C.Nova, pois assim me considero tb filha de Dom Bosco e do Mons.Jonas. Hoje podemos perceber quanto Dom Bosco tinha uma visão profética.Já naquele tempo,podia perceber o sofrimento dos nossos jovens, como hoje.., e não ficou quieto, fez a parte dele. Desde minha infância, conhecí um pouco de sua história, pois participava de missas no oratória D.Bosco(Jaboatão dos Guararapes-PE).Naquele tempo não entendia, mas hoje ,e muito melhor foi com a Canção Nova que aprendí a amar e ter como exemplos para minha vida Dom Bosco, Padre Jonas, e muitos outros que fiseram a opção pelos excluídos. Participo da Past.da Sobriedade e temos tb Dom Irineu, como mestre e exemplo para nós. É melhor prevenir (andar a frente do problema, que recuperar(correr atrás do prejuizo. Valeu Mons Jonas,estamos com saudades de vc. Quero dizer meu sim como N.Senhora, vc e Dom Bosco. . Dom Bosco, rogai por nós. Obrigada Senhor . Bj Lúcia Josué

  3. EDILENE RODRIGUES DA SILVA

    DOM JOÃO BOSCO FOI UM GRANDE HOMEM AMADO POR DEUS PRINCIPALMENTE EM OBEDECER AS ORDENS DE DEUS , CUIDAR DOS JOVENS DE SUA ÉPOCA,LENDO UM POUCO DE SUA HISTÓRIA VEJO SEU AMOR POR ELES E SEU CUIDADO,POR ESSE MOTIVO PEÇO A INTERCESSÃO DE DOM JOÃO BOSCO PARA OS NOSSOS JOVENS DESTA ÉPOCA OS MARGINALIZADOS,OS INJUSTIÇADOS,OS ESCLUIDOS POR SUAS FAMÍLIAS,OS DROGADOS,OS DOENTES FISICAS E ESPIRITUAIS,POR AQUELES QUE NÃO TIVERAM A CHANCE DE NASCER SOFREREM PELO ABORTO.
    DOM JOÃO BOSCO ,ROGAI POR NÓS!!!!!!!!!
    ROGAI POR NOSSOS JOVENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. MARQUINHOS NEGRITUDE

    http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/43253

    “Um menino, um sonho, uma obra: O amor de Dom Bosco virou realidade”

    Autores: Marquinhos Negritude, Herlon, Ney Butika, Fábio Soldado, Andrezão e Kalango

    “VEM DOM BOSCO SONHADOR
    VEM CONOSCO CAMINHAR”
    SUA BENÇÃO, SEU AMOR
    FAZ MEU REINO UNIDO ENCANTAR

    ABRA O SEU CORAÇÃO
    QUE O AMOR TUDO PODE MUDAR
    CANTE, ESPALHE ALEGRIA QUE UM NOVO DIA VIRÁ
    A JUVENTUDE SORRINDO É O FUTURO SURGINDO
    UM MUNDO MELHOR…
    O SONHO DO PREDESTINADO ILUMINADO POR DEUS
    É A VITÓRIA DA FÉ
    SUPERANDO OS OBSTÁCULOS DA VIDA
    DOMBOSQUEANDO EU VOU BRINCANDO NA AVENIDA

    NUNCA PENSE EM DESISTIR
    NUNCA DEIXE DE SONHAR
    DA CORDA BAMBA EU NÃO VOU CAIR
    NAS MÃOS DE DEUS EU VOU ME SEGURAR

    UMA ESCOLA DE VIDA
    ERGUIDA EM NOSSO CHÃO
    A INCLUSÃO SOCIAL
    O ORATÓRIO FESTIVO É SENSACIONAL
    REFINANDO O MAIS PURO SER HUMANO
    LAPIDANDO MENTE E CORPO
    SEMEANDO O CONHECER…
    HOJE EU SOU SALESIANO
    SEGURA QUE EU QUERO VER (A Minha Escola)

  5. Gius Carlos S. Rocha

    Linda mensagem para todos nós leigos, rumo a pátria celeste! É verdadeiramente uma seta a nos apontar o caminho em meio a tantas neblinas que ofuscam nossa visão. Deus abençoe esta obra: “Admirável a nossos olhos”.

    Paz e Bem!!!

  6. Adriana Bueno

    Cançao Nova Parabens pela serie Dom Bosco, foi linda e espero q vcs apresentem mais historias d santos, muito bom. Obrigada abraço.

  7. Eliane Silva Santos

    q lindo. o q o Amor de Deus nos leva a fazer é incrível!!!

  8. Quando vai começar o seriado da vida de dom bosco?

  9. Augusto dos Anjos

    Maravilhosa a vida de D. Bosco!
    Acompanhei o filme nesses dias!
    Fiquei muito emocionado e feliz por conhecer um pouco da vida deste santo!
    Parabéns mais uma vez a Canção Nova!
    Vale a pena fazer parte dessa família!
    Ser Canção Nova é bom demais!!!

  10. Foi maravilhoso o filme apresentado nos tres dias sobre a vida de João Bosco.
    Seria valioso ser repetido na televisão.
    Deus nos abençoe! Amén.

  11. Assisti pela TV Canção Nova o filme sobre DOM BOSCO e fiquei maravilhada com sua FÉ, HUMILDADE, passei tambem a entender a missão da Canção Nova. Parabéns a todos da Canção Nova e em breve me tornarei novamente uma sócia. Que Deus e Dom Bosco continue derramando muitas bençãos sobre vocês.

  12. JOÃO BROLINI

    EM PRIMEIRO LUGAR, MEUS SINCEROS PARABÉNS PELO FILME QUE FOI PASSADO NA CANÇÃO NOVA SOBRE A VIDA DE DOM BOSCO. ASSISTÍ O FILME E GOSTEI IMENSAMENTE. DE FATO DOM BOSCO ERA UM HOMEM PLENO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com