Domingo, vote consciente!

Neste domingo, 7, todos os brasileiros deverão participar das Eleições Municipais 2012 para escolher os prefeitos e vereadores das cidades brasileiras. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem cerca de 140 milhões de eleitores.

Muitos cidadãos já escolheram seu candidato e tem outros que ainda estão em dúvida, mas é bom reforçar que o voto não é apenas uma obrigação é um ato de cidadania. Desta forma é preciso que cada indivíduo vote consciente e realmente escolha um candidato disposto a cumprir com os seus deveres e responsabilidades no poder público.

Pensando nisso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a campanha ‘Voto Consciente – Eleições 2012’, portanto este trabalho de informar os fiéis tem como objetivo auxiliar os católicos na hora do voto e na fiscalização do bem comum. É importante que cada eleitor na hora de ir às urnas pense em cinco modos de dar um voto consciente e contribuir com a construção da cidadania: agir coletivamente, participar do processo eleitoral, conscientizar para o voto cidadão, participar dos conselhos e fiscalizar e agir localmente, pensando globalmente.

Para colaborar com a campanha lançada pela CNBB o podcast da redação desta semana do Portal Canção Nova será sobre as ‘Eleições Municipais 2012’. O convidado do bate-papo é o sacerdote da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira.

Ouça, na íntegra, o podcast da redação com o @padre_wagnerfcn.

Segundo o sacerdote o voto consciente para Igreja é uma atitude da vivência dos mandamentos de Jesus Cristo, pois hoje a CNBB tem incentivado os cidadãos primeiramente fazer uma análise dos candidatos que estão disputando o processo eleitoral antes de votar.

“Nós estamos diante das eleições municipais que nos coloca bem próximos daqueles políticos que representam uma função importante na nossa cidade, sendo assim o eleitor tem um contato mais próximo com os candidatos a prefeito e vereador. É importante fazer um levantamento à respeito do candidato, e a Igreja também motivou aqui no Brasil a questão da ‘Ficha Limpa’, portanto nós temos condições de conhecer a pessoa que vamos votar”, ressaltou padre Wagner.

A democracia nos possibilita melhores condições de vida nas diversas áreas que precisamos como saúde, educação, transporte, habitação e entre outros, mas para que isso realmente aconteça precisamos ir às urnas conscientes. Padre Wagner reforçou que “o poder político esta nas mãos do povo e não dos políticos”, por isso cada eleitor tem neste domingo a autoridade para exercer sua cidadania.

“É na urna, na hora do nosso voto que direcionamos a vida política da nossa sociedade, por este motivo o voto consciente exige que nós não elejamos aqueles políticos que já tem a sua ficha suja”, disse o sacerdote.

Logo, no domingo, faça a sua contribuição com as melhorias do seu município. Não apenas vote, mas fiscalize!

Comments

comments