Incentive nos seus filhos o hábito de estudar

Neste sábado, 8, o Portal Canção Nova preparou um podcast especial para reforçar aos nossos internautas a importância dos estudos na vida de uma criança  e como os pais devem incentivar os filhos a ter o hábito de estudar.

Participou, do bate-papo, a psicóloga da Fundação João Paulo II, Elaine Ribeiro, e a missionária da Comunidade Canção Nova Michelline Teixeira.

Ouça, na íntegra, o podcast da redação:

Para a psicóloga Elaine Ribeiro, é muito importante que os pais criem para os filhos um ambiente de estudo e os incentive a ter uma rotina de aprendizado diário.

“É muito importante que isso se torne parte do dia a dia deles, já que é muito difícil fazem com que eles realizem essa tarefa de forma espontânea. E, muitas vezes, os pais precisam estar próximos. Mesmos aqueles que têm uma rotina de trabalho precisam reservar um tempinho para fazer este acompanhamento”, orientou Elaine.

Michelline, mãe de três filhos, estabeleceu para eles uma rotina durante o dia. Assim, elas chegam do colégio, almoçam e, depois, reservam um tempo para fazer as tarefas da escola e estudar. Segundo a missionária, por ela trabalhar durante o dia,  quando chega em casa reserva um tempo para olhar os cadernos das filhas e brincar com elas.

“Eu penso que é importante ter rotina e que precisamos ser firmes na hora de estipular os horários. Eu utilizo, por exemplo, a regra da “sexta-feira livre”, pois é o dia em que elas vão brincar na casa de uma amiguinha ou vão para casa, mas não precisam fazer tarefa. No entanto, sábado é dia de fazer o dever”, contou Michelline.

É preciso reconhecer nos filhos as qualidades que eles têm e elogiar as notas boas, porque isto gera na criança um incentivo a mais para que ela melhore a cada dia e “pegue gosto” pelos estudos.

Fica a dica: Estamos no Mês da Bíblia, portanto aproveite este tempo para ler com seus filhos a ‘Bíblia para crianças’. Com lindas ilustrações e um texto simples, você incentiva as crianças a gostarem da leitura e, ao mesmo tempo, conhecer a Sagrada Escritura.

Comments

comments