2 fevereiro,2012  |  autor:   |  Coberturas

Missionários renovam compromisso com a Canção Nova

Neste dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a solenidade da Apresentação do Senhor no Templo, razão pela qual o saudoso Papa João Paulo II instituiu esse dia como o Dia do Consagrado em 1997.

Para os membros da Comunidade Canção Nova é um momento mais do que especial, pois hoje todos renovam o compromisso de entrega fiel e completa a Deus. No total são 25 casas de missão espalhadas por todo o Brasil e mundo (Europa, Ásia, África e América do Norte), que estão em festa por renovar mais uma vez o seu compromisso de discípulos de Jesus Cristo.

Em Curitiba (PR), a renovação do compromisso foi realizada no último dia 30, logo após o retiro de preparação na casa de evangelização da comunidade.

Para a missionária Franciely Jung Farina, que está há sete meses na casa de missão da capital paranaense, renovar o seu compromisso foi a certeza de que doou a sua vida a Deus e ao carisma Canção Nova.

“Vivendo com coerência e responsabilidade a minha vocação, seguirei sempre feliz pela escolha de Deus na minha vida”, salientou a consagrada.

Os missionários de Aracaju (SE) farão a renovação do compromisso, às 19h, com a celebração da Santa Missa na casa de evangelização, que será presidida pelo bispo auxiliar da capital sergipana, Dom Henrique Soares da Costa.

A missionária Jolina Pedreira de Jesus vai renovar o seu compromisso “para sempre” pela quarta vez. Renovar esse compromisso significa doar definitivamente a vida em favor da missão.

“É um privilégio investir a minha vida na missão de evangelizar, e renovar o meu compromisso mais um ano é saber que existe um povo confiando em mim e que depende do meu ‘sim’ para ser evangelizado”, partilhou a consagrada que está na casa de missão de Aracaju.

Cerca de 31 membros da Comunidade Canção Nova de Brasília (DF) também renovarão seu compromisso com a celebração da Santa Missa, presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Missionário há 13 anos da comunidade fundada pelo monsenhor Jonas Abib, Raphael Leal já viveu muitas experiências ao longo da sua vida de consagrado e hoje está evangelizando no Distrito Federal.

“A experiência que mais me marcou foi o período em que morei na Terra Santa. Por meio deste trabalho, conheci obras sociais bem específicas da região: hospitais com a finalidade de atender os árabes muçulmanos e cristãos, escolas salesianas que cuidam de crianças muçulmanas, cristãs e judias, o auxílio financeiro oferecido aos mais pobres e escolas profissionalizantes”, contou Raphael.

O Dia do Consagrado para a casa de missão do Rio de Janeiro será especial neste ano, pois serão comemorados 20 anos da presença da comunidade entre os cariocas em março.

Para a missionária Fátima Lima, viver esse dia é renovar o seu ‘sim’ a Deus e novamente se colocar à disposição para que Ele possa agir em sua vida e na vida das pessoas à sua volta. Ao se preparar para a renovação do compromisso, durante o retiro espiritual, ela se sentiu tocada pelo Senhor mais uma vez e reencontrou o ânimo missionário e o caminho por meio do qual vai evangelizar.

“Deus é o Senhor do tempo e sabe de todas as coisas, os últimos acontecimentos da minha vida já me levavam a me sentir assim, porém, só me dei conta disso no retiro. Entendi que este ano é o ano de Maria em minha vida, ou seja, entrar no ventre de Maria e ser gerada por ela, como vivi no meu primeiro ano de comunidade”, testemunhou Fátima.

A Comunidade Canção Nova também evangeliza na Terra Santa e como nos contou o missionário Adilson Ribeiro da Silva a cerimônia de renovação do compromisso será simples, porém, muito significativa.

Os missionários reafirmarão o “sim” ao chamado durante uma Celebração Eucarística realizada no Santuário São João do Deserto, local onde, segundo a tradição, João Batista e sua mãe teriam passado um tempo.

Membro da Canção Nova desde 2005 Adilson participará pela quarta vez dessa cerimônia na Terra Santa e destaca o peso que isso tem na sua vida missionária.

“A cada compromisso, aqui em especial, gosto de repetir a terceira resposta de Pedro: ‘Tu sabes tudo, tu sabes que Te amo’. A cada compromisso se renova em mim o desejo de me consumir pela evangelização. Cresce o desejo de que mais pessoas se encontrem com Cristo e tenham uma experiência com Ele”, enfatizou o jovem.

O maior desafio dos missionários na terra onde o Senhor viveu, morreu e ressuscitou é levar para as pessoas a presença de Jesus Cristo em um olhar, uma palavra e um gesto, porque, independente da religião, a missão é evangelizar sempre.

A missionária Ana Paula Rosa, que está em missão na Terra Santa desde 2007, nos enviou um bonito testemunho de vida consagrada a Deus e ao carisma Canção Nova.

Ouça o depoimento da missionária Ana Paula.

Os integrantes da Comunidade Canção Nova de Roma vão se reunir em uma capela nas proximidades da casa de missão dedicada a Santa Faustina Kowalska. A Celebração Eucarística será presidida pelo padre Arlon Christian da Costa e a homilia será proclamada pelo formador da missão no local, padre Anderson Marçal Moreira, e concelebrada por outros sacerdotes amigos da comunidade na Itália.

Para a missionária Danusa da Silva Rego, o Dia do Consagrado é uma oportunidade de testemunhar a alegria da consagração e da pertença a Deus na Canção Nova, já que está no seu terceiro ano de juniorato.

“Com certeza o 2 de fevereiro é um momento em que fazemos memória de tudo o que renunciamos para estar na comunidade, mas também é um momento de profunda gratidão a Deus por nos escolher para esta missão. Não porque merecemos… mas porque Ele faz uso de instrumentos frágeis!”, explica a jovem.

Os missionários da capital italiana realizam um belo trabalho de evangelização com a ajuda dos meios de comunicação da Canção Nova, levando aos brasileiros notícias do Papa Bento XVI e da Igreja e realizando trabalhos pastorais no local.

Tags:, , , , , ,

2 comentários até agora

  1. Bráulio

    2 de fevereiro de 2012 ás 15:28:15

    O carisma Canção Nova traz esperança para o mundo!
    Parabéns a todos que disseram sim ao carisma e hoje renovam o compromisso… parabéns a todos que “aguentam firmes” na alegria e na dor… até o fim… Obrigado!

  2. Norival Carvalho Cunha

    2 de fevereiro de 2012 ás 11:47:37

    “Deus torna perfeito o meu caminho”.
    Salmo 18, 31 – “O caminho de Deus é perfeito, a palavra de Javé é comprovada.
    Ele é um escudo para os que nele se abrigam.”

    Parabéns Comunidade Canção Nova, por cada “SIM” dado neste dia para viver da Providência Divina.

deixe o seu comentário