Muitos pais vão comemorar este 12 agosto, pela primeira vez, ocupando o lugar de “dono da festa”, já que estão vivendo e curtindo o nascimento do primeiro filho.
Este é um momento único na vida dos pais, pois cada filho que nasce é uma experiência diferente, nova. No entanto, depois do primeiro momento, a insegurança passa. Com a chegada da paternidade, muitos homens ficam apreensivos por não saber lidar com algumas situações simples, como o medo de carregar o bêbe no colo, por exemplo.
Pensando nisto, o Podcast da Redação, desta semana, conversou com o missionário da Comunidade Canção Nova Samuel Ferreira. Ele é “pai de primeira viagem” e vai contar sobre sua experiência com o pequeno João Pedro.
Convidamos também a psicóloga Elaine Ribeiro para dar algumas dicas para estes novos papais.
Durante o bate-papo, Elaine explicou que é normal sentir insegurança, porque é uma grande mudança na vida do casal. Ela ainda afirmou que a presença paterna, na vida da criança, é extremamente complementar, ainda mais quando os pais tem um bom relacionamento.
“Eu diria que o papel do pai é primordial e tão mais rico quando o casal consegue estar integrado”, ressaltou a psicóloga.
Para o Samuel e sua esposa, Graziela – também missionária na comunidade católica -, hoje, o João Pedro é a alegria da casa.
“Eu procuro estar presente em todos os momentos. Sei que tudo é um desafio, mas meu maior medo é saber se está tudo certo ou, se acontecer alguma coisa, e eu não saber o que é”, contou Samuel.
A grande receita para os homens que vivem a paternidade, pela primeira vez, é tentar superar os pequenos medos e aproveitar todas as fases da criança.
Feliz Dia dos Pais!