Experimentar a Luz da Ressurreição de Cristo

caminholavrinhas.jpg

Neste tempo pascal somos como que envolvidos pela força e pela luz da ressurreição de Cristo. Mas, de fato, acreditamos que Cristo venceu a morte? Ou como os discípulos de Emaús, estamos incapacitados de perceber a presença do Senhor ressuscitado a caminhar em meio a nós?

Neste trecho do Evangelho de Lucas, capítulo 24, versículos de 13 a 25, vamos perceber como nos identificamos com os discípulos de Emaús.

Quantas vezes Jesus se põe a caminhar conosco e não percebemos a Sua presença?! Estamos como que ‘cegos’, incapacitados de ver o Senhor ressuscitado, presos somente a dor da morte. Isso tem um nome, chama-se ‘cegueira espiritual’, que assim como a cegueira corpórea ou física limita o homem e o põe em trevas.

Por causa da morte de Cristo, que é a luz do mundo (Jo 8,12), os discípulos de Emaús ficaram em um estado de cegueira, até porque eles estavam presos a uma visão humana e política da morte de Cristo. Mas, ao caminhar com eles, Jesus revela-lhes a sua cegueira e a sua frustração por causa da Sua morte.

As perguntas que Jesus faz tem um sentido de revelação, ou seja, Jesus quer comunicar-lhes a Sua ressurreição e por fim a cegueira dos discípulos, por isso, faz parte da missão de Cristo, “Abrir os olhos dos cegos” (Lc 4,19).

A partir da ressurreição de Cristo as nossas trevas interiores são iluminadas pela luz que emana do próprio Cristo, luz do mundo (Jo 8,12).

Que neste tempo de celebração da Páscoa você se deixe iluminar pela luz e pela força da ressurreição de Cristo.

Abel Freitas
Comunidade Canção Nova
abelcn@geracaophn.com