Capítulo das Esteiras: Frades reunidos em Jerusalém proclamam que Jesus está vivo

Depois de uma temporada na Galiléia, seguindo os passos de Jesus, os Frades vindos de todo mundo se dirigem para Jerusalém para dar continuidade ao Capítulo das Esteiras.

A jornada se iniciou com a Santa Missa celebrada no Monte das Oliveiras, sobre a pedra onde Jesus suou como que gotas de sangue, e orou pedindo ao Pai que fosse feita não a sua vontade e sim a Vontade dele.

Segundo o presidente da celebração a vontade de Deus se manifestou na convocação do Ministro Geral.

Para ele o Getsêmani apresenta três ensinamentos fundamentais em sua liturgia: é preciso achegar-se com confiança ao trono da Graça para alcançar a misericórdia e o auxílio oportuno, segundo, é preciso perseverar na oração para não cair em tentação e terceiro, confiar à Deus nossa vida para que seja feita a sua vontade e não a nossa.

Ao final da Eucaristia, todos se dirigiram para o Jardim onde se encontram Oliveiras  de 2000 anos, alí fizeram uma pausa para um convívio fraterno.

As atividades continuaram: reunidos ao redor da Basílica das Nações, os frades sobem caminhando rumo ao Santo Sepulcro onde Jesus foi crucificado, sepultado e Ressuscitou.

 As ruas estreitas receberam o colorido marrom do hábito franciscano. Os 200 jovens religiosos encheram o caminho apertado, que atravessa o movimentado mercado árabe.

Chegando ao pátio da Basílica da Ressurreição, para marcar este acontecimento histórico, todos se agruparam ao redor do sucessor de São Francisco, o ministro geral, Pe José Rodríguez Carballo, para uma foto.

Em seguida, deu-se início o rito da entrada solene; dentro da Basílica, estava as portas da tumba de Jesus, Pe Pierbattista Pizzabala, Custódio da Terra Santa, e o Ministro Geral, para dirigirem-se aos frades com uma pequena colocação.

Pe Pierbattista falando aos freis vindos de mais de 50 países, disse: “Millhares de peregrinos vieram para esta Terra Bendita, cada um  com a própria esperança, procurando assemelhar-se sempre mais a Cristo. Vocês são representantes desta sede de encontro com Deus que anima o homem. Hoje após descerem o Tabor, estão aqui diante da Tumba vazia.

Ontém contemplaram a beleza de Deus, aquela beleza que por um momento rápido e dulcíssimo tornou fácil o sim a chamada vocacional.

Agora dentro da Basílica que reúne em si o mistério da Glória da Ressurreição e o mistério da morte em cruz de nosso Senhor.

O nosso sim deve reencontrar-se cada dia na beleza do Tabor”.

Pe José Rodríguez, na autoridade de sucessor de São Francisco na porta da tumba de Jesus, convocou os jovens frades à missão:

“Ide, queridos irmãos ao mundo inteiro e proclamai com a vida e com a palavra, em suas fraternidades, nos lugares de seus trabalhos, em suas relações com os jovens e com os anciãos, nas praças e nos aerópagos do mundo: Não tenham medo! Cristo ressucitou, Ele está vivo, Ele está no meio de nós”.

À tarde os frades se reuniram mais uma vez para percorrerem em oração a Via Sacra de Jesus.

VÍDEO: cobertura do dia feita pela equipe de Tv na Terra Santa

Leandro César

Canção Nova – Terra Santa