Em Belém encerra-se o Capítulo das Esteiras; Frades renovam sua entrega à Deus

O Capítulo das Esteiras realizado pelos frades “under ten”, religiosos que ainda não completaram 10 anos de profissão perpétua, vindos de mais de 50 países para a Terra Santa, chega ao seu término.

Reunidos em Belém, território pertencente à Autoridade Palestina, os filhos de São Francisco se aprofundaram no conhecimento e na experîencia do ambiente sagrado onde Jesus nasceu.

Na manhã de Domingo, todos se dirigiram para uma capela do período Cruzado, situada no território da Basílica da Natividade, para ouvir uma colocação sobre o local e sua espiritualidade.

Ao final dessa, reuniram-se em grupos para partilharem sobre a mensagem dada.

A tarde, após visitarem o local onde Jesus nasceu, foram também para a Igreja conhecida como Gruta do Leite, lugar onde a Sagrada família esteve depois do nascimento do menino.

Em seguida, todos foram para a Paróquia de Santa Catarina de Alexandria para a Santa Missa presidida pelo ministro geral, Pe José Rodrigues Carballo, ofm.

A celebração foi enriquecida por diversas manifestações culturais presentes na liturgia de diferentes povos.

Na homilia o sucessor de Francisco, Pe José Carballo, ressaltou a impotância da vivência do Evangelho:

“Tendo sido tocados pela Palavra, desejamos partir do capítulo assumindo, com vontade firme e renovada entrega e generosidade, o Evangelho como nossa regra e vida. Isto significa: Assumí-lo como norma e medida de nossas opções, assumí-lo como vida ( o Evangelho não é uma doutrina e sim uma vida), para a vida, fazer da leitura orante da Palavra o alimento diário.

Se o acolhermos com o coração de criança, ele mudará nossas vidas (…)Acolher o Evangelho de modo imediato e ele dará sabor e sentido pleno à existência. Acolher o Evangelhos com gosto e ele fará com que a vida, incluindo seus momentos difícieis, a poesia, a beleza e o encanto dos inícios. Acolher o Evangelho no coração e na vida e ele dará lucidez e audácia, assim a vida será fecunda”.

Após a homilia todos os frades renovaram seus votos e foram chamados à frente; cada um, conforme sua própria língua para receber das mãos do ministro geral a regra de vida franciscana.

Com a benção final dada com o menino Jesus, os frades após venerarem a imagem partiram partiram levando consigo os frutos do Capítulo.

É o que testemunha Fr. Paulo, missionário brasileiro na Ásia:

“Eu moro na Tailândia, eu me sinto agraciado por poder ter participado deste encontro. Estar na Terra Santa para mim é sentir, ver, ouvir a presença de Jesus viva em nosso coração eu não posso voltar para a Tailândia o mesmo Paulo eu mudei, algo mudou dentro de mim, eu quero melhorar eu quero ser mais santo, alguma coisa aconteceu, eu não posso voltar atrás depois do encontro pessoal que tive com Jesus neste encontro, minha vocação precisa brilhar”.   Afirmou, Fr. Paulo César Magalhães Borges

O Capítulo das Esteiras desenvolveu-se de 1 a 8 de julho, mas seus frutos com certeza gerarão para a eternidade.

Leandro César

Canção Nova – Terra Santa