No Capítulo das Esteiras: Frades celebram a Ressurreição na Tumba de Jesus

A experiência dos lugares santos realizada pelos jovens frades reunidos na Terra Santa para o Capítulo das Esteiras, chega ao seu cúlmine em Jerusalém. A manhã deste sábado foi marcada pela Santa Missa celebrada ao redor da Tumba de Jesus, e por um momento de formação realizado no auditório do Convento São Salvador.

O altar foi preparado dentro do sepulcro vazio, de frente à essa e ao seu redor estavam o presidente da celebração, Pe Pierbattista Pizzabala, cústodio da Terra Santa, juntamente às dezenas de sacerdotes que concelebraravam, os outros frades e alguns fiéis presentes.

Na porta da tumba, Pe Pierbattista disse em sua homília:

“Cada manhã, nesta mesma hora, aqui a comunidade franciscana da basílica celebra a Missa. Cada manhã, aqui, diante da Tumba vazia vem proclamada a Ressurreição do Senhor. Cada manhã, aqui, é Páscoa. Ao mesmo tempo, cada dia é Natal em Belém, e no Calvário é Sexta-feira Santa. Cada Lugar traz consigo e dispensa uma graça que permite tocar com as mãos a realidade histórica de Jesus de Nazaré”.

Também deu ênfase a experiência de São Francisco:

“Olhem para Francisco: o que não foi capaz de fazer este homem frágil e pequeno a partir do momento em que abriu o coração à fé no Senhor Ressuscitado.

Francisco vivia deste mistério: ele recebeu do Senhor a graça de sentir na alma e no corpo a dor que Jesus sentiu na hora de sua Paixão e no coração aquele amor capaz de levá-lo a suportar os maiores sofrimentos por nós pecadores.

De onde retirava Francisco a força para superar as opozições e doenças,  se não do mistério do sepulcro vazio, da presença do Crucificado Ressuscitado em sua vida?”

Após a missa, todos se dirigiram para o Auditório do Convento São Salvador para um colocação com o Tema “O caminho rumo ao futuro”.

A mensagem apresentada aos frades foi elaborada sobre quatro ensinamentos: o primeiro, “caminhar no mundo como hóspedes e como cidadãos, aprendendo a conhecer e apreciar a criação e todos os homens e mulheres que encontramos”; segundo, “descobrir a intolerância que está escondida em nós e abrir-mo-nos ao outro que vem a mim e a nós”; terceiro, “estar dentro do mundo, amando sem medida e rejeitando qualquer lugar de poder e de aparência, de carreira e de admiração da parte dos homens”, por último “obediência e castidade como sinal do primado do ser em nossa existência”.

A jornada deste sábado encerra-se em Ain Karim, lugar da Visitação de Maria e no nascimento de João Batista com a oração das Vésperas e uma outra colocação voltada à espiritualidade do local.

Leandro César

Canção Nova – Terra Santa