Existe um lugar onde Deus me quer?

“Se estamos na vontade de Deus, estamos no lugar certo, e portanto, somos felizes e realizados”, testemunha futuro diácono da Canção Nova. 

Ouvi muitas vezes o Monsenhor Jonas Abib dizer esta frase: “Deus escolhe quem Ele quer e do jeito que Ele quer e para o lugar que Ele quer”. Não tenho dúvida que é assim mesmo. Nunca imaginei que poderia ir tão longe. Proveniente de uma família numerosa, 14 filhos. Natural de São Miguel do Guamá/PA, nascido e criado na roça tendo uma vida simples, mas cheia de alegria e muitas aventuras.   

Desde muito cedo entendi meu chamado ao sacerdócio. Recordo-me com meus sete anos dizendo para minha mãe que queria ser como aquele homem vestido de roupa branca. Este homem a quem me referia era o meu pároco, Padre José Maria. Não tinha consciência do que eu estava falando, mas algo me impulsionava a dizer, mesmo sem saber.

Os anos passaram e aos pouco fui tomando consciência do meu chamado ao sacerdócio.  Assim como Monsenhor Jonas eu nunca tive dúvida da minha vocação, embora, algumas vezes quis fugir. Mesmo querendo fugir existia uma força que era mais forte que eu, não me deixava ir tão longe. Era um amor que não sei explicar direito. Era como um imã me atraindo para Ele. E quanto mais eu o buscava mais este amor ardia em meu coração.

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A cada encontro uma descoberta. Queria mesmo ser padre.

Aos meus treze anos de idade comecei o discernimento vocacional no Seminário Nossa Senhora Mãe da Divina Providência em Benevides/PA. A cada encontro uma descoberta. Queria mesmo ser padre. Engraçado que esta certeza crescia cada vez mais em meu coração. Por outro lado, algo me incomodava e eu não sabia dar nome. Queria ser padre, mas não era de jeito dos padres que eu conheci no seminário. 

Algo me faltava…Foi então por providência divina que conheci a Canção Nova pela TV. Quando assisti a programação e vi os padres da Canção Nova eu soube dar nome para aquela inquietação do meu coração. Eu pensei comigo, eu quero ser padre dessa maneira, do jeito dos padres da Canção Nova. Ali pude perceber, tempos depois, que era o Carisma Canção Nova sendo despertado dentro de mim.

A expectativa da Ordenação Diaconal

Escrevi a carta e logo em seguida comecei o caminho vocacional. Foram dois anos de discernimento junto a casa da Comunidade. Pegava o ônibus em minha cidade natal, São Miguel do Guamá/PA e ia direto para Palmas/TO. Andava 22 horas para chegar no lugar desejado. Ali vivia os três dias de encontro e voltava para minha casa. E assim foram os dois anos enquanto trilhei o caminho vocacional. 

Em 2009 ingressei para o pré-discipulado. Ano seguinte, discipulado. No terceiro ano estando na Canção Nova entrei propriamente na casa de formação dos candidatos às Ordens Sacras. E assim já se passaram mais de dez anos. Agora estou na expectativa de minha ordenação diaconal que será dia 18 de agosto deste ano de 2019

Junto comigo será ordenado o seminarista Charles Jader, grande parceiro na caminhada. Ele esteve comigo durante toda a trajetória vocacional até então. O dia 18 de agosto, a partir deste ano, não será mais o mesmo! Só em pensar uma alegria brota em meu coração. Esta alegria é bem mais do que uma realização pessoal, trata-se de concretizar a vontade de Deus em minha vida. A realização pessoal vem como consequência, pois é assim, se estamos na vontade de Deus, estamos no lugar certo, e portanto, somos felizes e realizados. 

Leia também:

:: Como decidi que seria padre? 

:: O Sacerdócio na Comunidade Canção Nova

Descubra qual o lugar que Deus te chama

É feliz quem realiza sua vocação. Assim nos ensina Monsenhor Jonas Abib. Essa frase carrega uma verdade muito significativa. Precisamos estar na vocação certa para permanecermos na vontade de Deus. Deus escolhe quem Ele quer, do Jeito que Ele quer para o lugar que Ele quer. Descubra qual o lugar que Deus te chama, descobrindo, não tenha medo de abraçar sua vocação. Se você é chamado a Canção Nova, digo a você de maneira até antecipada, bem-vindo (a), a Canção Nova espera por você. Deus abençoe!

 

Elenildo da Silva Pereira

Comunidade Canção Nova

Comments

comments