O Sacerdócio na Comunidade Canção Nova

“O padre na Canção Nova é alguém que tem uma sede de santidade contínua e profunda” (Mons. Jonas Abib)

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O padre na Comunidade Canção Nova é padre da Igreja Católica Apostólica Romana, vive o que a Igreja Universal ensina e se submete a Igreja Local, onde o bispo pode delegar algo a determinado sacerdote. Os padres, em sua maioria, foram formados desde o início dentro da Comunidade, ou seja, estudaram filosofia e teologia. 

O candidato que deseja ser da Comunidade Canção Nova e padre dentro deste Carisma faz um acompanhamento vocacional a fim de, primeiro verificar se se identifica com o Carisma Canção Nova e só depois, no caso dos leigos, dá o passo para os estudos e para chegar ao sacerdócio.

Após o caminho vocacional (discernimento vocacional) o jovem que ingressar fará pelo menos um ano de pré-discipulado e um ano de discipulado. Por que estes dois anos? Para a pessoa identificar se tem Carisma desta Comunidade e se consegue se ver como padre na mesma.

Quando a pessoa é ordenada sacerdote se torna então um clérigo dentro da Comunidade. O sacerdote dentro deste Carisma é chamado a viver como irmão de todos e a desempenhar o ministério sacerdotal em favor dos irmãos Canção Nova e do povo. Há situações em que o sacerdote poderá assumir altas responsabilidades na Casa de Missão (Canção Nova) ou não. Mas sempre viverá o ministério sacerdotal. 

O que difere um sacerdote Canção Nova de um sacerdote diocesano ou religioso? O Carisma Canção Nova. O padre diocesano deve obediência ao seu bispo, exerce o ministério em sua diocese, assume paróquias, trabalhos a nível diocesano. O padre religioso vive o sacerdócio em comunidade religiosa e deve obediência a um superior de sua congregação, nem sempre está em uma paróquia, mas em algo que diz do carisma de sua comunidade. Por fim, o sacerdote da Comunidade Canção Nova vive em comunidade com os outros estados de vida ou demais irmãos e vive o Carisma Canção Nova. 

Vida comunitária, oração e trabalho é um tripé adotado pelos membros da Comunidade inclusive pelo padre. Monsenhor  Jonas Abib, nosso pai-fundador, nos ensina a viver os dons carismáticos, sermos ousados na pregação, na oração de cura e anunciarmos a segunda e definitiva vinda do Senhor.

 

Padre Márcio José do Prado

Comunidade Canção Nova

Comments

comments