Meu sim é para sempre, minha decisão, definitiva!

Conheça o testemunho de Jarles Pereira, missionário da Comunidade Canção Nova

Jarles e sua família

Jarles e sua família

Esta é minha frase vocacional. Ela foi construida através dos anos de caminhada à partir do meu encontro pessoal com Jesus e depois do meu compromisso definitivo com a Canção Nova, me veio como inspiração e me sustenta até hoje! De fato, ele é o grande amor de nossas vidas.

Após esse encontro pessoal e a graça do batismo no Espírito Santo, já não fui mais o mesmo. Não houve uma mudança radical, mas o medo, os traumas, os limites e os pecados estão sendo superados e vencidos desde então. Por graça de Deus e por vocação específica hoje sou consagrado a Deus na Comunidade Canção Nova. Sou casado desde 22 de novembro de 2008 com Maria Rosângela, também membro da Comunidade Canção Nova e com ela tenho 3 lindos filhos… Yasmim, João Marcos e o Davi José. Cada um com uma história, uma característica marcante, uma personalidade diferente.

No entanto, para casar-se na Canção Nova, seguimos um caminho diferente do que estamos acostumados a ver, entre as pessoas que contraem matrimônio normalmente em nossas paróquias. A palavra caminho traduz bem o processo de preparação para o matrimônio dentro da Comunidade Canção Nova. Mas há outras também muito importantes que são quase que adjetivos deste caminho de preparação: conhecimento, partilha, transparência, respeito, castidade, oração, fé, superação, paciência, espera, perdão, reconciliação, formação…

Assim, descobri cedo que, ainda que consagrado na Canção Nova minha vocação era o matrimônio, e não demorou para conhecer minha esposa dentro da comunidade.

Eu já rezava por ela (oração), mesmo sem conhece-la porque acreditava () firmemente que, assim como minha vocação era autêntica, Deus tinha uma pessoa destinada, do Seu agrado, da Sua escolha, para ser minha esposa e que eu só precisava reconhecer os sinais d’ Ele para encontrá-la. Foi o que aconteceu. Começamos a nos conhecer (conhecimento) através de uma amizade dentro da comunidade, à distância, porque estávamos em casas de missão diferentes e muito distantes uma da outra. Começamos a partilhar (partilha) quem éramos e a nos conhecer melhor. A providência nos uniu na mesma missão, mas, morando em casa mista, como era a realidade dá época, não podíamos falar sobre o sentimento (paciência) que, até então, não tinha sido declarado.

Uma notícia bombástica me assaltou no final de uma tarde: a Maria Rosângela gostava de outra pessoa! O pior é que foi ela mesma quem partilhou isso… Parecia tudo perdido! E os sinais de Deus? E as promessas? Mas, Deus é fiel! Em pouco tempo aquela situação se revelou uma cilada que foi desmascarada em tempo e o caminho de fé continuou para mim.

Com o tempo e com a ajuda dos formadores (formação), a Maria Rosângela começou a me notar e, no tempo oportuno pudemos dizer um ao outro o que sentíamos. Era 4 de outubro de 2003.

Todas estas coisas aconteceram em meio a missão, aos encontros, grupos de oração, missas, missões em outras cidades, trabalhos nos departamentos, atendimento de oração…

Transferida para outra frente de missão, bem distante de mim, iniciamos nosso caminho de namoro, que é um tempo em que os missionários da Canção Nova que se gostam recebem a autorização e formação específica para a verificação e amadurecimento do sentimento que brotou entre eles. Durou um ano. Muitas partilhas por carta, e-mail e telefone. Nos demos a conhecer melhor e também nossas histórias de vocação e família (transparência), rezamos um pelo outro e o amor entre nós só cresceu.

Veio a liberação para o namoro e o primeiro encontro (respeito, castidade), algo sagrado e lindo de se viver em Deus, onde sabemos que estamos fazendo o certo não porque nos é imposto, mas porque cremos que é de Deus e experimentamos os frutos dessa graça em nossas vidas.

Depois de mais um ano e dois meses longe, finalmente nos unimos na mesma missão. Foi um tempo novo de descobertas e de conhecimento ainda mais aprofundado, onde nossas vidas foram sendo ainda mais entrelaçadas e os nossos limites, mais conhecidos (perdão, reconciliação).

Veio o noivado a 8 de fevereiro de 2008 e o casamento em novembro do mesmo ano. Uma nova fase de vida se iniciava, que iria coroar nossa vocação e potencializar a nossa missão na Comunidade Canção Nova.

O Sacramento do Matrimônio tem nos feito amadurecer desde então no relacionamento, na espiritualidade e no entendimento da vontade de Deus. Pudemos ser testemunho e ajudar a muitos outros casais que estavam em crise ou desmotivados no seu matrimônio por causa da graça que nos envolve em nosso casamento, fruto da fidelidade que buscamos devolver a Deus mesmo em nossos limites. Casamos virgens, ela e eu. E como foi linda a descoberta de uma sexualidade sadia e abençoada. A vida a dois nos ensinou e ensina muito como devemos amar como Jesus nos amou: sem reservas, até o fim, amor de Cruz e de ressurreição.

Vieram os filhos. A Yasmim em 2010, o João em 2012 e o Davi em 2014.

Dois momentos marcaram profundamente nossa vida matrimonial onde a força de de Deus nos sustentou com seu braço forte (superação). O falecimento da mãe da Maria Rosângela e o risco de morte da Maria Rosângela depois do parto do João Marcos e também do Davi José. Foi por Deus, tem sido por ele e graças a Ele… Uma estenose mitral (problema de válvula mitral do coração causado pela febre reumática) que, na gravidez se agrava e sobretudo no pós-parto por conta da sobrecarga que é gerada pelo grande volume de sangue no corpo. Na gravidez do João e também do Davi, houve risco de embolia pulmonar e outras complicações no pós-parto que muito preocuparam os médicos, nos recomendando inclusive que não tivéssemos a terceira gravidez. Mas Deus interveio, e apesar dos riscos, ele nos concedeu como promessa nosso terceiro filho. Foi intervenção divina, já que estávamos fazendo o método Billings fielmente, e a palavra da promessa é a prova desta intervenção: Jer 33, 20-22. Hoje sabemos que não podemos mais ter filhos, pois o risco de morte para a mãe é próximo de 90% somando-se todos os fatores que envolvem sua saúde. Mas confiamos em Deus que ele nos guardará e nos orientará para a sua vontade.

Como pai, aprendo mais do que ensino, porque vejo em cada necessidade dos meus filhos que uma atitude nova de amor compatvel precisa ser dada em resposta, no carinho e também na firmeza, na oração e também na ação.

Aprendo como esposo da mesma forma porque diante dos desafios próprios de cada tempo e fase da vida matrimonial e familiar, cabeça e coração, homem e mulher, precisam trabalhar juntos para enfrentá-los e vencê-los em Deus, e isso é uma arte que só um matrimônio sadio e dependente de Deus é capaz de contemplar e viver.

Tudo isso na realidade de pessoa de Deus, de homem consagrado a Deus, que tem uma vida de oração diluída no dia de trabalho… no terço rezado enquanto dirijo ou mesmo já na cama antes de dormir, no diário espiritual feito no notebook e que depois vira programa de rádio e blog para ajudar os que não conhecem a palavra de Deus, na santa missa diária, na adoração ao santíssimo, na confissão mensal e no meu trabalho exclusivo para Deus na Canção Nova.

Desafios existem e sempre existirão. Tribulações também. Mas a Graça de Deus para superar esses e aqueles sempre estará comigo. Uma vez que deixei tudo para seguir Jesus, já não posso voltar atrás… Ninguém tem palavras de vida eterna senão ele. E, na vocação específica dentro da Canção Nova, minha vida está de tal forma entregue a esse chamado, que já não saberia viver de outra maneira.

Meu sim, é para sempre. Minha decisão, definitiva!

Com carinho, Jarles Pereira – Comunidade Canção Nova

Comments

comments