Vocação: não dá pra fugir a vida inteira

0001_vocacao-nao-da-pra-fugir-a-vida-inteira-vocacional-cancao-nova“Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa…”(Ecl 3,1) e chega um tempo na vida de cada um de nós que é preciso perceber a que particularmente, sou chamado a viver, a investir as forças e a dar uma resposta a uma Voz que apela ao coração.

Isso é vocação…

Mas como assim? Todo homem e toda mulher tem a sua vocação? Ou é algo reservado para pessoas especiais?

Vamos lá! A palavra vocação significa apelo, chamado, convite e tudo isso parte de um outro Alguém, que é a fonte de atração para todo homem e mulher: o próprio Deus.

Sim! É Deus quem toma a iniciativa de vocacionar você a algo, delineando um projeto de vida num grande ato de amor e desejo por sua felicidade, aponta um caminho de total liberdade para alcançar essa verdade.

É um Dom; não é algo imposto ou que passa por projetos arquitetados humanamente, apesar de que é preciso passar pela resposta humana, concreta e real, tocando em suas aptidões e condições de viver o que Deus lhe aponta.

Então, é claro que todo homem e toda mulher tem a sua vocação – porque faz parte do desígnio de Deus para seus filhos e filhas. Ninguém está privado desse ato do Senhor, mas é preciso que haja uma percepção dessa ação de Deus que lhe persuade a algo muito maior do que se pode imaginar. A vocação, o chamado, o apelo, não estão, portanto, reservados a pessoas especiais, mas sim, a pessoas que tem a coragem de dar uma resposta generosa à missão a qual são atraídas a investir a vida.

O Evangelho nos ilumina nessa questão quando Jesus diz: “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos” (Mt 22,14).
Há muitos que não se apercebem da voz de Deus, porque estão distraídos pelas realidades fora de si. Outros projetam suas respostas baseados em seus planos pessoais, porque sentem a segurança em ter aquilo que é o comum dos nossos tempos: carreira promissora, reconhecimento, sucesso. Ainda encontramos aqueles que claramente negam a voz de Deus em seus corações e fogem dos Seus planos. E tenho que dizer que sempre haverá no coração desses, uma inquietação.

Assumir o que Deus aponta exige coragem e determinação, envolvendo, unidas a essas posturas, atitudes concretas de oração e escuta ativa da Vontade de Deus. Pois só quem é capaz de escutar, pode responder a alguém.

Você já parou para perceber o que Deus tem para você? Em que “tempo oportuno” Ele lhe coloca hoje? E que resposta você vai dar? Esta resposta pode ser o caminho para a sua felicidade.

Te provoco hoje, a parar e ver o chão em que você pisa, perceber sua história até aqui e a dar uma chance a você mesmo, para se descobrir através dessa Voz Inquietante do próprio Deus, os planos de felicidade e realização que Ele tem para você desde toda eternidade. Pois concorde comigo: não dá para fugir a vida inteira.

Ana Paula Santos
Missionária na Comunidade Canção Nova

 

Comments

comments