As flores e os santos

Será que tem flores no Céu? Eu acho que tem!

São Focas, o Padroeiro dos Jardineiros

Ele morreu no ano de 110, de um jeito inacreditável..

Ele era bispo em uma cidade da Paflagónia, na costa do Mar Negro. Era pobre e, para sobreviver, cultivava uma hortinha, um campo com cereais e também um jardim, porque gostava de flores.

Quando o imperador romano Diocleciano enviou seus soldados para matar os cristãos, porque não aceitavam adorar seus deuses, mandou matar primeiro os bispos. Foi assim que um grupo de soldados chegou na cidade de Focas. Ele morava fora das muralhas da cidade e, como os soldados chegaram tarde e os portões estavam fechados, os soldados pediram pouso na casa do Bispo, sem saber quem ele era. Dom Focas lhes deu de comer e os soldados lhe contaram que no outro dia procurariam o Bispo para matar… Que enrascada! Focas saiu para o Jardim, se ajoelhou ali, orou e depois, cheio de coragem cavou sua própria sepultura. Pela manhã, antes que um irmão cristão aparecesse para defendê-lo e assim arrscar sua vida, Dom Focas se entregou aos soldados, disse: “Aqui me tens! Eu sou este homem a quem procurais”. Foi assim que deu a vida por Jesus e pelos irmãos.

Os Santos e as Flores

Santa Rosa de Lima chamava-se Isabel Flores y de Oliva. Todos, porém, a chamavam de Rosa, apelido que a índia Mariana lhe dera, maravilhada pela sua beleza. Dizia para a menina:

Você é bonita como uma rosa!

As rosas são mesmo bonitas… tenho umas lindas no meu jardim, minha mãe quem me deu a muda…


Os 3 Pastorinhos de Fátima quando viram o Céu, viram flores por lá…

http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/files//var/www/blog.cancaonova.com/wp-content/blogs.dir/2927/files//2010/10/nossa_senhora-do-rosario.pngNossa Senhora gosta de flores… Como eu sei? Ela disse à Lúcia: Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o seu trono.”

E tem mais: O “Rosário” chama-se assim, porque cada Ave Maria que rezamos é como uma rosa que oferecemos à ela.

Não acabou…

Quando São Domingos Sávio já no Céu, apareceu à Dom Bosco, mostrou um ramalhete de flores. Falou: “Vês estas flores? Representam as virtudes que mais agradam ao Senhor. A rosa é símbolo da caridade; a violeta da humildade; o girassol da obediência; a genciana da penitência e da mortificação; as espigas da Comunhão frequente; o lírio indica a bela virtude da qual está escrito: “Erunt sicut Angeli Dei in caelo”: a castidade. E a sempre-viva significa que todas essas virtudes devem durar sempre, ela simboliza a perseverança.”

Assista a História…

 

Santa Teresinha com 9 anos

O lírio aparece nas mãos de muitos santos da nossa Igreja representando sua pureza. E tem também o cajado de São José que floriu… Eu conto essa história (clique aqui para assistir e baixar o desenho que eu fiz).

E tem Santa Teresinha do Menino Jesus, é claro! Seu pai a comparou com uma florzinha no dia que ela pediu para entrar no convento e isso nunca mais parou!

Santa Teresinha disse: “Farei cair uma chuva de rosas do céu.” E fez mesmo! Você conhece a Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus? (clique aqui para abrir)

Quando Santa Teresinha entrou no Carmelo, aos 15 anos, escreveu  à sua irmã: “Sabeis, querida Madre, o quanto gosto de flores; fazendo-me prisioneira aos 15 anos, renunciei para sempre à alegria de correr pelos campos salpicados dos tesouros da primavera: pois bem! nunca tive tantas flores antes do meu ingresso no Carmelo… É costume os noivos oferecerem com freqüência ramalhetes às suas noivas. Jesus não o esqueceu, mandou-me em profusão centáureas, grandes margaridas, papoulas etc., todas as flores que mais me agradam. Havia até uma florzinha chamada nigelo dos trigos, que não havia visto desde nosso tempo de Lisieux; desejava muito rever essa flor da minha infância, que eu colhia nos campos de Alençon; foi no Carmelo que veio me sorrir e mostrar-me que, nas menores como nas maiores coisas, Deus dá o cêntuplo desde aqui na terra para as almas que deixaram tudo por seu amor.

Quer colorir meu pequeno jardineiro? Clica nele para ampliar e imprimir…

 

 

  • LIVROS NA LOJA VIRTUAL DA CANÇÃO NOVA

  • MAIS LIVROS PARA LER ( ONLINE )