Barnabé foi um apóstolo?

Quem foi são Barnabé?

Barrrnabéééé! Lembra nome de cantor sertanejo… Eh!Eh!
Na verdade seu nome era José, mas os apóstolos o chamavam de “Barnabé”: um apelido que quer dizer…

“Filho da consolação”!

Pra ter um apelido desses, devia ser um carinha muito gente boa, você não acha?! São Lucas disse que ele era um homem de bem, cheio do Espírito Santo e de fé.

Ele nasceu na ilha grega de Chipre… Carinha de sorte: as praias de lá são lindíssimas!

Mas Barnabé mudou-se para Jerusalém. E, se preparando para o sacerdócio, foi aluno de um tal de Gamaliel com outro jovem falante e “cabeça dura” chamado Saulo, que por sinal odiava os seguidores de Jesus.

E por falar em Jesus, foi no templo que, um dia, Barnabé ouviu Ele falando de amor, de perdão e outras coisas bonitas sobre Deus e é claro: se encantou com Suas palavras.

Um belo dia o Paulo, que já tinha fama de andar por aí matando cristãos, bateu na porta de Barnabé e contou que Jesus topou com ele no caminho e agora seu nome era Paulo. Coube ao Barnabé convencer a comunidade cristã de Jerusalém que Paulo estava falando a verdade.

Barnabé e Paulo foram escolhidos pelos profetas e doutores de Antioquia para anunciar o Evangelho aos que nuuuuuunca tinham ouvido falar de Jesus: os pagãos.

Os dois Apóstolos tomaram consigo São Marcos e partiram para a grande aventura apostólica. E, graças a são Marcos ter escrito tudo o que viu e ouviu, a gente conhece suas aventuras: os três viajaram por muitas cidades, pregando o Evangelho, curando os doentes e fazendo milagres em nome de Jesus.

Aconteceu até uma coisa engraçada: na pequena cidade de Listra, São Paulo curou um paralítico de nascença. Aí…

Queriam adorá-los como deuses, diziam que São Paulo, porque  falava bem, era Mercúrio e São Barnabé, por ser alto e forte, era Júpiter. Foi uma “doideira”. Deu o que ver para convencerem a multidão de que eram homens e não deuses.

Então, por tudo isso, apesar de não fazer parte do time dos 12 apóstolos, Barnabé foi  considerado como um apóstolo, assim como São Paulo.

Graças a missionárias e missionários como Barnabé, hoje eu e você conhecemos Jesus. Isso me fez lembrar de uma pequena missionária, uma menina escrava que evangelizou o reino da da Geórgia: Santa Cristiana! Você quer conhecer a história dela? Legal! Então assita o video, eu contando a história…

Quer pintar meu desenho de Santa Cristiana? Clique nos lápis para colorir on line e depois clicar no desenho de são Barnabé para ampliar, imprimir e colorir…

Quer um card com esse desenho e uma frase? Entra  no facebook pra você compartilhar… Não esque ce de curtir

Você também me acha…

. Youtube – Minhas histórias em alta resolução para usar na catequese.

. WEB TV CN – Historinhas rápidas.

. Podcast – Histórias de ouvir, que gravei para a rádio Canção Nova.

. Tia Adelita no twitter


  • LIVROS NA LOJA VIRTUAL DA CANÇÃO NOVA

  • MAIS LIVROS PARA LER ( ONLINE )