Uma Carta Enigmática dos Católicos Perseguidos
Há uma canção de Natal chamada Twelve Days of Christmas (Os 12 dias do Natal), que surgiu na Inglaterra, durante a época da perseguição anglicana contra os católicos no século XVI. Graças a Deus hoje católicos e anglicanos vivem em paz como deve ser, mas naquela época, se pegassem um católico por lá, era condenado a morte.
Mas como o povo inglês era muito criativo, começaram a se comunicar por histórias, canções cheias de símbolos, tipo cartas enigmáticas, códigos secretos que só os católicos entendias… Aí fizeram essa canção de Natal que parece uma lista de presentes “nada a ver”, mas que tinha tudo a ver… Ela foi também utilizada muitas vezes pelos católicos durante as perseguições anticristãs e antimonárquicas da Revolução Francesa.
Qual o significado da letra dessa música?
1º dia: O meu verdadeiro amor é Deus Pai. E a perdiz na pereira simboliza Nosso Senhor Jesus Cristo. A perdiz é um animal corajoso, capaz de lutar até a morte para defender seus filhotes. E a pereira representa a Cruz. O anjo traz a estrela de Belém. Presépio Convento Carboneras. Madri, Espanha. O anjo traz a estrela de Belém. Presépio Convento Carboneras. Madri, Espanha.
2º dia: Duas pombas-rolas representam o Antigo e o Novo Testamento. Durante séculos, judeus ofereciam pombas a Deus. As duas pombas lembr
am o sacrifício de Nossa Senhora e São José oferecido por Nosso Senhor.
3º dia: Três galinhas francesas representam as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Essas galinhas eram muito caras durante o século XVI e só os ricos tinham condições de comprá-las. Simbolizavam os três presentes ofertados pelos Reis Magos a Nosso Senhor: ouro, o mais precioso dos metais; incenso, usado nas cerimônias religiosas solenes; e a mirra, uma especiaria sem igual.
4º dia: Quatro pássaros cantando representam os quatro Evangelhos. Neles estão contidos a vida de Nosso Senhor e seus ensinamentos. Como pássaros cantando de modo claro e em alta voz, os quatro Evangelistas espalham por todo o mundo a Boa-Nova da Vida, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
5º dia: Cinco anéis dourados representam os cinco primeiros livros do Antigo Testamento ou o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), que lembravam aos católicos suas raízes. Os judeus consideravam esses livros mais valiosos que o ouro. E depois que a devoção do Rosário tornou-se mais conhecida, lembravam as cinco dezenas do Rosário da Bem-aventurada Virgem Maria.
6º dia: Seis gansos chocando representam os seis dias que Deus empregou na criação da Terra, do Universo e das criaturas. Os seis gansos chocando ovos recordam como a Palavra deu vida à Terra.
7º dia: Sete cisnes nadando representam os sete sacramentos e também os sete dons do Espírito Santo. Com os sacramentos e os dons, os fiéis poderiam sustentar-se através dos tempos de perseguição. Como os filhotes de cisnes transformam-se de patinhos feios em belos cisnes, assim a graça de Deus nos transforma de simples criaturas em filhos de Deus.
8º dia: Oito servas ordenhando representam as oito bem-aventuranças pregadas por Nosso Senhor no Sermão da Montanha. As bem-aventuranças, como o leite, alimentam e nutrem o católico.
9º dia: Nove senhoras dançando são os nove frutos do Espírito Santo (Gal. 5, 22-23): caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura e temperança. Da mesma forma como as senhoras que dançam alegres, os cristãos podem alegrar-se com a vida transformada pelos frutos do Espírito Santo.
10º dia: Dez Lordes pulando simbolizam os 10 Mandamentos da Lei de Deus. Os Lordes eram homens com autoridade para governar e disciplinar o povo.
11º dia: Onze flautistas tocando representam os 11 Apóstolos que permaneceram fiéis a Nosso Senhor, após a infame traição de Judas. Como crianças que seguem alegremente o flautista, esses discípulos acompanharam a Jesus. Eles também chamaram outros a segui-Lo. E tocaram uma canção eterna: a mensagem de salvação e da ressurreição após a morte.
12º dia: Doze tocadores de tambor representam os doze artigos do Credo. Assim como eles tocam sonoramente para que os outros acompanhem o ritmo da música, o Credo revela a fé daqueles que são chamados cristãos.
Muitas pessoas não imaginam quais são esses 12 Dias de Natal. Trata-se dos dias entre o Natal e a Festa da Epifania, a qual é tradicionalmente celebrada no dia 6 de janeiro.
Agora, cá entre nós, só eles mesmos pra associarem isso tudo com algum significado, eu já ia achar que não gostaria nada de ganhar no Natal, ainda mais do meu amor, seis gansos chocando, por exemplo, eheheh.. KKKK.
Só nos resta ouvir a engraçada e significativa canção, escolhi esses rapazes do grupo “Straight No Charser” porque são ótimos …
Mas se você quer ver uma versão infantil, aqui está, em inglês, como foi composta..
(Agradeço ao blog cienciaconfirmaigreja de onde copiei essa linda curiosidade).