Chiara Luce

Uma Pequena Luz

Era uma vez uma garota italianinha que viveu a pouco tempo nessa terra:  Chiara.  Gostava de patinar, passear nas montanhas e do mar. Sua mãe disse dela: “Era uma menina cheia de vida, que gostava de rir, cantar e dançar. Era uma jovem maravilhosa”.

Até que um dia, quando Chiara tinha 17 anos descobriu que estava muito doente e… Continuou super alegre, a gostar de esportes, de fazer amizades e de rir. E como ela conseguia não ficar triste quando tinha dor ou quando lembrava que logo, logo iria embora  para o Céu (a gente sabe que o Céu é legal, mas dá uma dor de ir embora e deixar a mãe, o pai, quem a gente amam por aqui, não é?!)

Então… Como ela conseguia?

Tinha um segredo: desde menina ela participava de um movimento da Igreja, os Focolares,  onde aprendeu a amar Jesus e viver um dia de cada vez. E, a cada dia, ler a Palavra de Deus que alimentou sua alma de alegria e amor… Diante do sofrimento dizia:Se é assim que quer Jesus, também eu quero”.

A fundadora do movimento que Chiara participava era sua “chará” :  Chiara Lubich!

(clique aqui para assistir a história de Chiara Lubich que eu conto com o Piné)

Chiara lutava para ser como Jesus ensinou

Tipo um dia que a mãe lhe pede que lave a louça… ”Não quero!”” – Responde ela. E foi para o quarto. Mas logo depois voltou e disse: “Como é aquela história do Evangelho, dos dois operários que devem ir à vinha, e um diz que sim, mas não vai, e o outro diz que não, mas vai? Mamãe, me dê o avental”. E lavou a louça.

Num outro dia, com 9 anos escreveu em seu diário:“Uma amiga está com catapora e todos têm medo de visitá-la. Com o consentimento dos meus pais, eu levo todo dia os deveres de casa para que ela não se sinta sozinha”.

Chiara Lubich escreveu para a menina: “Chiara, não tenha medo de dizer-lhe o seu sim, momento por momento. Ele lhe dará a força, esteja certa disso! Eu também rezo e estou sempre aí com você. Deus lhe ama imensamente e quer penetrar no íntimo da sua alma e fazer com que você experimente gotas de céu. ‘Chiara Luce’ (‘Clara Luz’) é o nome que escolhi para você. Você gosta? É a luz do Ideal que vence o mundo. Eu o mando a você junto com todo o meu afeto…”

Assim ela passou a ser chamada de “Chiara Luce”. Viveu cada dia com uma coragem tão heróica, mas tão heróica que, quando foi para o Céu (tinha 18 anos) sua comunidade disse: essa menina é Santa! A Igreja já assinou em baixo, pois Chiara foi beatificada, veja as fotos dessa festa nesse lindo video do Movimento Focolare…

Sua festa é no dia 29 de outubro, dia da gente agradecer a Deus pelo exemplo de Chiara e pedirmos a ela que ore do Céu por nós. 

Curiosidade

Se você quiser conhecer a Palavra Viva, uma meditação da Palavra de Deus de Chiara Lubich, que Chiara Luce também  lia, tem uma nova todo mês para crianças  no site do movimento. (clica aqui para entrar)

Quer colorir Chiara Luce que eu desenhei? Legal, clique na figura para ampliar e imprimir…

 

  • LIVROS NA LOJA VIRTUAL DA CANÇÃO NOVA

  • MAIS LIVROS PARA LER ( ONLINE )