«

»

amigosdoceu

Círio de Nazaré

Viva Nossa Senhora de Nazaré!!!

“Círio…

A palavra “Círio” vem do latim latina “Cereus”, que significa vela grande.

…de Nazaré”

Porque é a devoção a Nossa Senhora, em honra ao tempo que ela viveu em Nazaré educando, cuidando do Menino Jesus.

Logo… Círio de Nazaré é Maria  que carrega em seus braços o Menino Jesus, a luz do mundo, como uma vela carrega a chama sobre sí, que ilumia… Entendeu?! Maaaaaaaaneiro!!!

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal...

A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, tinham trazido a imagem da cidade de Nazaré,  em Israel, no ano de 361.

Os irmãos do mosteiro contavam que foi esculpida, nada mais nada menos que,  pelo próprio São José (mas isso já ninguém pode provar).

Ouve uma batalha entre Espanha e Portugal, essas guerras antigas com cavalos, armaduras… Os portugueses venceram e a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu.

Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

E no Brasil…

E como essa Devoção foi parar em Belém do Pará???

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do rio Igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré, cópia da imagem de Portugal.

Após o achado, Plácido levou a imagem para a sua casinha. E não é que no outro dia, quando acordou a imagenzinha sumiu?! Pois é!

Seu Plácido correu para beira do rio, onde encontrou a imagem e lá estava ela de novo. Coisa misteriosa… O fato se repetiu várias vezes. Seu Plácido desistiu de ficar com a santa e a levou para o palácio do governador.

De lá a imagem também sumia e decidiram então que o jeito era construir uma Capela no local do achado.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão, em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizaram uma festa bonita e fizeram sobre o andor para proteger a imagem da chuvarada,  uma caixinha de vidro, tipo aquelas  em que se carregavam velas na pricisão, pra chama não apagar, pronto: virou “Círio de Nazaré” na boca do pavo.

O primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

O Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

As crianças vão Vestidas de Anjinhos

É bonito que todo mmundo quer carregar um pouquinho o andor, em honra a Nossa Senhora. Nas primeiras procissões isso até era possível, mas depois veio vindo cada vez mais gente e não tinha jeito. Só que pra ninguém ficar triste, amarraram uma corda no andor, assim todo mundo podia carregar um pouco a corda, como se Nossa Senhora estivesse pegando na mão de todos. Com os anos a corda foi crescendo e hoje  vai longe dos dois lados do andor, o povo carregando a corda com tanto amor que, quem vai ao lado, vai dando água, cuidando dos que carregam a corda pra não desmaiarem no meio daquela multidão, no calor de Belém do Pará. É lindo de se ver tanta fé.

O Círio das Águas

Na véspera da festa, tem a linda procossão dos barcos, todos iluminados por círios… Nossa! Como é lindo!!

A festa dura duas semanas e termina com a Santa Missa na praça, em frente à basílica e fogos de artifício.

Na festa do Círio, todos os anos o Manto de Nossa Senhora de Nazaré é diferente… Eu colori o manto da minha com flores da cor do açaí, uma frutinha muito popular em Belém do Pará… Agora você pode colorir a sua e fazer um desenho original, seu,  no manto dela. É só clicar no desenho para ampliar e imprimir e bom trabalho!



Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/cirio-de-nazare/

4 comentários

  1. kelly mattos disse:

    muito legal tão bonito a estoria éla é linda cheia de grasa linda é di Deus esta na cara!!!!!!!!!!!

  2. Marcelo Nobre disse:

    Hoje, nao tem como explicar a emoçao que esta dentro de mim,resumi tudo de bom,o encontro com Jesus,com Maria e com a familia.

  3. Milene Medeiros disse:

    Sou paraense, nasci em Belém e fico muito feliz com seu texto.
    O Círio de Nazaré está chegando e as peregrinações da pequenina imagem da mãe de Deus, Nossa Senhora de Nazaré estão acontecendo em centenas de casas em Belém. Na oportunidade, discutimos assuntos da fé cristã. Participam famílias inteiras. Cada presença é motivo de grande alegria para a Santa Igreja.
    A ORIGEM: A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de casa em casa foi criada em 1972 pelo padre Giovani Incampo, com o intuito de uma melhor preparação espiritual dos devotos para o Círio. Para ser um dirigente de peregrinação basta se identificar com o trabalho. Todos os anos são lançados convites nas paróquias e, quem quiser, pode participar.
    “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
    João 14:6
    “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade.” Lucas 1, 26-38

  4. RAFAEL JOSE VITOR VIANA DE BRITO disse:

    EU SOU DEVOTO DA VIGEM DE NAZARE

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com