OS REIS MAGOS
Dia de festa pelo interios do Brasil com a Folia de Reis, dia de desmanchar o Pinheirinho… Ahhh… Que peninha….
A Palavra de Deus fala sobre eles:
“Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: ‘onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? … viemos adorá-lo, ‘… Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino … e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra” (Mt 2,1-12).
QUEM ERAM ELES?
Não eram reis, nem magos. Ficaram conhecidos assim, porque diante da pobreza do presépio, aqueles homens ricamente vestidos, pareciam reis. E magos porque assim chamavam os que conheciam e estudavam as ciências. Eram, na verdade, homens estudiosos e sábios, porque usaram de seus conhecimentos para se aproximarem mais de Deus.
Seus nomes eram Melchior, Gaspar e Baltazar e, segundo a tradição vieram um da Ásia, outro da África e outro de onde camamos hoje de Europa…
Sua presença no presépio nos ensina:
. Primeiro que Cristo não veio apenas para o seu povo, os judeus, mas para salvar toda a humanidade.
. A segunda grande mensagem está relacionada aos presentes oferecidos por eles: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) encarnado (a mirra).
Agora que você já conhece a história e é só clicar na figura dos reis para ampliar, imprimir e colorir…