Quem é de Deus pode brincar o Carnaval?
Você já fez essa pergunta?
O carnaval é uma festa popular que começou lá na antigüidade, na Grécia e Roma Antiga.
Como o cristianismo nasceu por aqueles lados e os cristãos romanos gostavam de uma festa (lembra da romaninha Santa Cecília, a padroeira da música?!), não acabaram com festas como o carnaval, só deram uma “mudadinha” nelas…
Ao longo dos céculos, os cristãos substituíram o que era pecado nas festas, tipo as bebedeiras, por torneios esportivos, festivais de teatro. Acabaram com as homenagens aos deuses e substituíram pelos festejos do Natal, Ano Novo, Reis, etc.
Êi… o carnaval que a gente vê por aí tá mais pra festa pagã… Você não acha?! Cadê nós cristãos pra fazer a diferença?
Os Amigos de Jesus podem brincar o Carnaval?
Depende de como… Você sabe o que magoa Jesus no carnaval? Ver as pessoas que Ele ama tanto, prejudicando a saúde com bebidas e as drogas. Ou manchando a alma com o pecado.
Maaaaaaaas… cantar, dançar, fazer festa a gente pode! Porque nosso Deus é feliz e nos quer felizes.
São Felipe Neri disse: “Devemos combater a tristeza, não a alegria. Longede mim, o pecado e a tristeza!”
Existem muitas festas, como nos retiros de Carnaval (aqui na Canção Nova a gente sempre faz), com muita alegria, que podemos participar. Cabe a cada um, conforme a sua consciência, escolher de que lado da festa quer estar. Não basta ser cristão, é preciso testemunhar!
Curiosidade
A palavra “carnaval”, expressão do latim “carnem levare” significa “adeus, carne!”, já que a festa acontece antes da quaresma, que é tempo de jejum e penitência, tempo onde ficamos sem comer carne e oferecemos o sacrifício. Pra nós isso pode ser moleza, mas para os romanos daquele tempo acho que não, rendeu até o nome da festa.
Eu conheço muitas pessoas que na quaresma deixam de comer chocolates, beber refrigerante e é legal, porque fazem um sacrifício sem sacrificarem a sua saúde. (Pra mim que não ligo muito pra essas coisas, já não seria sacrifício… Tenho que achar algo que me custe deixar de lado durante toda a quaresma). Voltando à pergunta…
Algumas amiguinhas do Céu brasileiras brincavam o Carnaval, tipo a carioca Odetinha. Tem também a gauchinha Cecy Cony… Você acredita que foi em um carnaval que Cecy conheceu seu Anjo da Guarda?! Verdade!!! Assista a História…
Gostou? Você pode colorir a Cecy Cony que eu desenhei, é só clicar no desenho para ampliar e imprimir
Quer colorir online o desenho que eu fiz contando a história? (Clique aqui para abrir o joguinho)