«

»

amigosdoceu

Nhá Chica

Nhá Chica, a Mãe dos Pobres

No tempo que Chica Viveu era assim…

Ela nasceu em 1810, numa época e em que, no Brasil ainda existiam imperador e princesas. E viveu num lugar em que as senhoras ricas e importantes eram chamadas de “sinhás” e suas filhas solteiras “sinhazinhas”. As pobres mulheres do povo, eram apenas “nhá” Maria, Nhá Joana… E assim, a nossa beatinha ficou por todos conhecida por Nhá Chica: a mãe dos pobres e conselheira do povo, a santinha de Bependi.

E mais: era negra, num tempo de escravidão no Brasil. Venceu sem esforço todo preconceito pela força da bondade e da caridade: os pobres que a procuravam, brancos, negros ou índios, sempre comiam um pouco de angú, um pedaço de rapadura e recebiam a graça que pediam. Uma família herdou o testemunho de uma avózinha, já falecida, que tendo ela vindo para cidade pedir a oração de Nhá Chica, estava de saída com a filharada, quando Nhá Chica, como uma boa mineira, disse: “O caminho é comprido, vocês antes almoçam comigo.” Mas as panelinhas eram pequenas, porque Nhá Chica morava só e parecia que a comida não dava para todos. Mas todos comeram de ficar satisfeitos.

Chica Menina
Francisca nasceu em São João del-Rei, numa fazenda do Distrito do Rio das Mortes em Minas Gerais, sua mãe Izabel Maria era escrava e solteira, a avó Nhá Rosa veio para o Brasil raptada em Benguela, na Angola. A pequena Chica tinha um irmão já moço, chamado Theotonio, que era filho de um homem branco.

Existe uma lenda romanceada por alguns escritores de que Isabel Maria, a mãe de Francisca era uma escrava alforriada por Chica da Silva, em Diamantina. E que ela conheceu o índio Aymoré chamado Seberê, que era escultor de anjos e aprendiz de Alejadinho, quando ele, fugitivo por ser inconfidente, passou por Diamantina. E que Isabel foi para Baependi em busca do pai da menina, mas nunca mais o encontrou. Pode ser verdade, mas não encontrei nenhuma comprovação histórica…

O fato é que a família de Chica mudou-se mesmo para uma vila nova chamada Baependi, mas ninguém sabe se por escolha própria, por ter conseguido a liberdade, ou levada para lá com a família de seus “donos”.

Izabel Maria levou consigo seu único tesouro, além dos filhos: uma imagenzinha de Nossa Senhora da Conceição. Foi ela quem ensinou os filhos a amarem Nossa Senhora e isso fez toda a diferença na vida deles.

Pouco tempo depois morreu deixando Chica órfã com apenas 10 anos, aos cuidados do irmão. Theotonio era inteligente, acabou ocupando cargos na administração pública e obteve patente militar. Continuou devoto de Nossa Senhora, pois integrou a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.

Chica Moça
Chica amava Nossa Senhora da Conceição, que chamava de “Minha Sinhá”. Resolveu ainda mocinha, rejeitar um a um dos pedidos dos casamentos, pois uma moça tão boa, não ia passar despercebida dos bons rapazes. Ficou até amiga dos pretendentes, mas decidiu não se casar para continuar tendo todo o tempo para ajudar aos que precisavam dela.

Deus gostou dessa dedicação que Chica tinha em ajudar os outros e lhe deu de presente dons especiais: de oração, sabedoria e profecia. Quando alguém se admirava com a sabedoria e as graças alcançadas por aquela pequena mulher analfabeta, ela dizia: “Isto acontece porque rezo com fé”. Um médico amigo perguntou a ela, já velhinha, porque não tentou aprender a ler, ela respondeu: “Só desejei ouvir as escrituras santas, alguém fez-me esse favor, fiquei satisfeita.”

Nhá Chica e Nossa Senhora
Nhá Chica rezava diariamente aos pés de sua imagenzinha de Nossa Senhora da Conceição. Uma noite sonhou que a Virgem Maria lhe pediu uma Capela em sua honra. Esmolando e com ajuda dos amigos, levantou a capelinha. Então sonhou que a Virgem queria um órgão de fole francês para a capela. Mas Nhá Chica não fazia ideia do que fosse isso – Foi um jeito de Nossa Senhora dar a entender para o padre que se tratava mesmo de sua vontade e não a de uma velhinha com fama de santa – O padre explicou a Nhá Chica que se tratava de um instrumento musical muito caro. Nhá Chica ajoelhou-se diante do altar, rezou para a Sinhá e esta lhe prometeu que o instrumento haveria de tocar às 15 horas de sexta-feira, a hora da agonia de Jesus. É claro que na data e hora marcada, com a capela lotada, não deu outra: os acordes musicais do órgão encheram o ar.

Nhá Chica fez uma Novena à Nossa Senhora da Conceição que ensinava ao povo que ia rezar na capelinha. E, em um determinado dia da semana, convidava os pobres e demais moradores daquela redondeza, alí do bairro Cavaco, para rezar o terço com ela. E guardava devoção especial às três horas da tarde, hora da Agonia do Senhor. Nas sextas-feiras, recolhia-se em oração.


E não eram só os pobres que iam pedir orações e conselhos a Nhá Chica. Como um médico cirurgião, que tinha que tomar uma decisão importante no trabalho e não sabia o que fazer. Pediu a seu neto que fosse perguntar à Nhá Cica. Ela estava rezando e disse à criança que, quando a chama da vela balançasse três vezes, seria sinal de que tudo caminharia bem. Enquanto ela rezava, a criança ficou na janela, à espera de que Nhá Chica acenasse. Assim a beata entregou o caso para que Nossa Senhora resolvesse sem ter que parar suas orações.

Teve também o conselheiro do Império João Pedreira do Couto Ferraz. Ele levou sua filha Zélia para que Nhá Chica orasse por ela, pois estava de malas prontas para entrar num convento na Europa. Nhá Chica rezou e disse ao conselheiro: “Sua filha, primeiramente vai se casar, ter muitos filhos e estes serão consagrados a Deus. Somente no final de sua vida é que Zélia sera de Deus.” E a profecia se cumpriu: Zélia casou, teve dez filhos, cinco mulheres foram religiosas e três homens sacerdotes. Após enviuvar, com 60 anos, ela foi admitida na Congregação das Irmãs Servas do Santíssimo Sacramento, com o nome de irmã Maria do Santíssimo Sacramento.

Quando alguém confundia Nhá Chica com advinha ou benzedeira, era dizia: “Não sou sybilla nem nunca fiz milagres: eu rezo a Nossa Senhora que me ouve e me responde; é por isso que posso responder com acerto, quando me consultam, e afirmar o que digo.”

Nhá Chica e o Perfume de Rosas
Ao falecer, em 14 de junho de 1895, com 87 anos, Nhá Chica foi velada na capela que construiu, onde foi sepultada quatro dias depois. As pessoas que compareceram ao velório sentiram um gostoso perfume de rosas que exalava de seu corpo.

103 anos depois, dia 18 de junho de 1998, por causa do processo de beatificação, o corpo de Nhá Chica foi exumado. A Irmã Célia que estava presente, contou: “À medida que os pedreiros retiravam a laje do túmulo, um perfume de rosas se espalhou pelo ambiente. Dom Diamantino, bispo de Campanha (MG) que estava presente, até brincou comigo: ‘hoje você está perfumada, hein irmã Célia’. Aí falei: ‘não estou usando perfume não, dom Diamantino. Esse cheiro está vindo do túmulo’!”

Era o mesmo perfume de rosas. Muita gente sentiu, começando pelos pedreiros que trabalhavam na exumação do seu corpo. O perfume foi sentido até pelos fiéis que aguardavam do lado de fora da igreja. Como na antiga canção: “Fica Sempre, um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas.”

Nhá Chica fez uma Novena à Nossa Senhora da Conceição que ensinava ao povo que ia rezar na capelinha:Virgem da Conceição, vós fostes aquela Senhora que entrastes no Céu vestida de sol, calçada de lua, coroada de estrelas e cercada de anjos… Vós prometestes que havereis de socorrer a todo aquele que invocasse vosso santo nome. Agora é a ocasião: Valei-me, Senhora da Conceiçao!” (Faz-se o pedido) e REZA-SE A SALVE RAINHA

Agora clique no desenho de Nhá Chica para ampliar, imprimir e colorir. Fica com Deus e…

Nhá Chica, rogai por nós!

Link permanente para este artigo: https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/nha-chica/

41 comentários

  1. Isabel Lima disse:

    Peço orações pelo meu filho Matheus pelo meu esposo meu pai para mim e toda a minha família peço a Santa Nhá Chica pela cura de todas as nossas doenças e que direcione as nossas vidas e nos dê muita sabedoria.

  2. Isabel disse:

    Peço orações pelo meu filho Matheus pelo meu esposo meu pai para mim e toda a minha família peço a Santa Nhá Chica pela cura de todas as nossas doenças e que direcione as nossas vidas e nos dê muita sabedoria.

  3. Maria Helena Monteiro disse:

    Peço pela saúde de meu neto Julio César de Pietro Júnior que é diabético tem 20 anos e pela saúde de meu outro neto Antonio com 9 aninhos e esta com uma infecção muito alta e muita alergia e estomatite, interceda por ele nhá chica ire conhecer sua igreja no dia 21 de abril, obrigada pela interseção

  4. marisa disse:

    Agradeço a nha chica por atender meus pedidos que fiz hoje

  5. jacira disse:

    Amei conhecer a história de nha chica..que ela interceda a jesus e a nossa senhora
    por 2 milagres que tanto espero…a cura do olho do meu neto kevin.. e.as forças das minhas pernas nha chica e nossa senhora desde ja agradeço

  6. jacira disse:

    Amei conhecer a história de nha chica..que ela interceda a jesus e a nossa senhora
    por 2 milagres que tanto espero…a cura do olho do meu neto kevin…asforças da minhas pernas

  7. Lorena Diniz disse:

    Agradeço à Beata Nhá Chica pela intercessão a Jesus pela minha saúde!!

  8. Daniele disse:

    Olá, meu nome é Daniele. Gostaria de dar um testemunho. No mês de marco comecei um curso para me especializar na minha area, mas como eu trabalho muito e nao tinha tempo pra nada, mas precisava muito deste curso, pedi a imtercessao de mhá chica para que me ajudasse a concluir meu curso sem que desistisse, pois era muito importante para minha vida, e gracas a Deus e a Nossa Senhora por intercessao de nhá chica eu consegui concluir meu curso com êxito. Obrigada meu Deus e minha Nossa Senhora, obrigada Nhá Chica.🙏🏻

  9. Sílvia disse:

    Esta semana estamos tralhando a vida e obra de nossa querida Nhá Chica, e o Blog nos ajudou muito com as imagem de Nhá Chica quando criança. Tenho a honra de trabalhar na casa onde ela viveu. Sou de Baependi! “Isso acontece porque eu rezo com fé.”

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Puxa!Que legal! Fico feliz em poder ajudar. Fica com Deus.

  10. ana maria viriato disse:

    meu sonho conhecer e vou realizar .

  11. cleusa de Oliveira disse:

    Pedi a beata nhá Chica pela saúde de meu neto Pedro Enrique que estava internado no hospital e fui atendida, ele saiu logo em seguida e está com saúde, graças a Deus e a beata nhá Chica. Amem. Somos de São Paulo, no bairro de Santo Amaro-Capital.

  12. Ana Lígia Barbosa Paixão disse:

    SOU MINEIRA , DE DIVINÓPOLIS.CONHEÇO SÃO JOÃO DEL REI.MEU PAPAI, CONHECE UM POUCO DA HISTÓRIA DA BEATA NHÁ CHICA.
    UM BEIJO MINEIRO PARA TODOS DE SÃO PAULO;
    PAZ & BEM.
    ANINHA

  13. almiracy nunes coelho disse:

    peço que ore pela minha mãe Arlete que se encontra doente e tbm com pé quebrado ela tem 77 anos é diabetica, e tbm por mim que cuido dela e me encontro desempregada, que a beata nhá chica me mostre uma direção na minha vida, fico agradecida

  14. NIVIA SIMÃO CALASANS disse:

    Peço a beata nhá chica pela saúde de Josefino Calasans,pai e marido amoroso,passou por uma cirurgia muito grande no estomago,neste momento se encontra no CTI ,peço a nhá chica que continue intercedendo por ele junto ao nosso pai celestial.Sei que a senhora tem ouvido nossas preces e nos atendido nas horas de sofrimento,agradeço a vossa intercessão.

  15. rubens da silva disse:

    peco a intercessao de nha chica pela minha situacao financeira ja faz mais de dose anos que estou no vermelho por favor nha chica interceda junto a jesus por mim e minha familia muito obrigado mae.

  16. Aurea asche disse:

    Pedi a Nha Chica a cura de meu rin esquerdo e da calcificação da aorta abdominal, e fui atendida. Recebi a graça em outubro de 2013. MUITO OBRIGADA
    NHA CHICA.
    PRETENDO voltar a BAEPENDI para agradecer em sua capela, COMO FOR DE SEU AGRADO.

  17. Pedro Teodolino Machado disse:

    obrigado por nos ensinar nhá chica a amar nossa senhora da conceição .peço-lhe que intervenha a nossa senhora , pela saúde de minha esposa Célia Maria Machado obrigado Gostei muito de conhecer a sua historia de vida e de fé

    1. Pedro Teodolino Machado disse:

      obrigado por nos ensinar nhá chica a amar nossa senhora da conceição .peço-lhe que intervenha a nossa senhora , pela saúde de minha esposa Célia Maria Machado obrigado Gostei muito de conhecer a sua historia de vida e de fé. E maravilhoso AMEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

      1. Pedro Teodolino Machado disse:

        e muito linda a realidade de nhá chica.

      2. Pedro Teodolino Machado disse:

        e muito linda a realidade de nhá chica.obrigado canção nova

      3. Pedro Teodolino Machado disse:

        e muito linda a realidade de nhá chica.obrigado canção nova pedro juiz de Fora mg

  18. Doroty disse:

    Beata Nhá Chica: Tenho pedido a intercessão da beata Nhá Chica e muitas bençãos e graças tenho alcançado. Eu confio que receberei muitos milagres através da intercessão dela junto a Jesus . Beata Nhá Chica eu confio em vós. Eu coloco agora no seu coração as necessidades de minha família. Conceda-nos o milagre da cura física e espiritual. Providenciai junto a Jesus as soluções para os nossos problemas.
    Amém! Amém! Amém!

  19. Debora Cristina De Oliveira Almeida disse:

    Fomos a missa no santuario de nha chica em baependi e ficamos encantados. Rezarei sua oracao todos os dias a partir de agora.

  20. cleone martins disse:

    Adorei conhecer a história da Beata Nha chica vou divulgar a todos que puder!!!!
    Sinta uma forte necessidade de conhecer cada vez mais sobre ela.
    Obrigada pelas informações do site..

  21. amigosdoceu
    amigodoceu disse:

    amém.

  22. patricia nogueira disse:

    adorei saber sobre esta santa brasileira,

  23. cena disse:

    Nha Chica, I pray, pls intercede for the approval of my Aussie visa, healing of Susan’s lupus, safe pregnancy of Lourmie and Aira, normal and healthy baby boys for them, healing of family relationship and good health and protection for the family, conversion of eddie. Thank you

  24. carlos augusto do nascimento disse:

    gostaria de saber onome da cidade qua nha chica nasceu, fiz promessa de ir até a cidade, depois q ela intercedesse junto ao nosso pai eterno para resolver um problema, e graças á esse pedido, meu problema foi solucionado, agora preciso fazer a minha parte, ou melhor cumprir o q eu prometir., será q ela nasceu numa cidade por nome de campanha MG? se alguém estiver em condições de me ajudar,eu ficarei muito grato.

    1. amigosdoceu
      amigodoceu disse:

      Nasceu em 1808, em São João del-Rei, em Minas Gerais.

  25. Edleuza F. da S. Lourenço disse:

    Que linda história fui pesquisar por que minha irmã sonhou com ela, e quando viu a foto dela na tv soube que era com ela que tinha sonhado. Mas fui muito tocada por sua vida. Entrego a sua intercessão à N. Senhora a minha cirurgia e a causa da minha irmã.

  26. Ivone disse:

    Preciso de uma graça muito especial Nha Chica sabe disso pois estou fazendo a novena.Com muita Fé espero alcançar as graças.Amém

  27. marcia ap p silveira disse:

    faz milagres em mim♥♥♥

  28. Eduardo disse:

    Tenho 47 anos, e desde que me conheço por gente, conheço Nhá Chica, na qual comecei a ama-la por intermédio de meu Pai, que era muito devoto.

  29. Iraíde silva disse:

    Quando ouvi pela 1 vez a história de Nhá Chica, fiquei encantada e pedi a graça : Em minhas oraçoes disse q gostaria de comprar a minha casa, pois á tres anos que morava de aluguel, e menos de 1 mes ela me concedeu a sua graça e logo comprei a minha casa.Estou muito feliz !

  30. MARIA CLARA disse:

    AMÉM!!!!!

  31. alicebett@sapo.pt disse:

    Querida tia Adelita, esta oração de N. Sr.da Conceição é linda e facil para as criançinhas aprederem a rezar á nossa Mãezinha do ceu. será que poderia fazer o desenho Dela para os meninos e meninas a colorirem? … vestida de sol,calçada de lua…todos ficarão fascinados e facilmente memorizarão esta deliciosa oração. Foi Jesus quem a pôs no nosso caminho repleta de tantos dons, e para nos ensinar tantas coisas deliciosas.
    Que Deus sp a abençoue e lhe ajude sempre neste caminho.Um grande abraço, com muito carinho.Alice.

  32. ASSUNÇÃO MARTINS disse:

    AMEI TER CONHECIDO SOBRE INHÁ CHICA,FIQUEI DEVOTA DELA AGORA E PRECISO ALCANÇAR MUITAS GRAÇAS DE DEUS POR SUA INTERCESSÃO.PEÇO ORAÇÃO E MUITO OBRIGADA POR POSTAR .

  33. maria do Carmo novak disse:

    Eu não conhecia a historia desta Beata, esses dias parei para ouvir um padre comentando sobre o livro e a frase que me chamou atenção, foi que quando precisava de algo ela rezava, e que estava construindo a capela e o construtor disse que o material ia faltar, ela disse que dava para terminar, e que realmente a ultima pedra encaixou, mas foi no momento propicio para mim estamos na luta p/ conseguir o terreno p/ construir a capela a nossa senhora das graças deu inicio 30/08/2010, essa comunidade,celebramos missas nas casas, e desde de então uma luta quase desanimamos , mas a mãezinha não deixe, nesta semana dia 02/05/2013 nosso pároco disse pode ir em frente, vai ser aqui, e futuramente pode ser um santuário,a luta vai ser grande, mas senti uma grande confiança. um grande Abraço! nhá Chica rogai pela nossa pequena comunidade nossa Senhora das Graças Amém! de Araucária pr.

    1. SÍLVIA DE FÁTIMA OLIVEIRA disse:

      TEM UM LIVRO FANTÁSTICO SOBRE A NHÁ CHICA, É UMA BIOGRAFIA. VALE A PENA LER.

      NHÁ CHICA MÃE DOS POBRES – RITA ELISA SEDA

      Este livro é o resultado de uma pesquisa a respeito da vida de Francisca de Paula de Jesus – Nhá Chica, alinhavando o processo da escravidão brasileira da época. Traz a historiografia da vinda dos escravos africanos, com ênfase nos de Benguela, que vieram para trabalhar no sul de Minas Gerais, com registros de grandes ‘aventureiros’ como: Auguste Saint Hilaire; Robert Walsh; Johann Baptist von Spix; Carl Friedrich Philipp von Martius; Anthony Knivet e outros. Com atenção aos que recorriam a Serva de Deus Nhá Chica traçando a verticalização da importância de suas orações e conselhos, tanto para os mais pobres quanto para os mais abastados. A Mãe dos Pobres, Nhá Chica, é abordada em totalidade religiosa, distinguida pela ‘Fé Viva’ com que orava a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e, através dela, conseguia graças para todos que a procuravam. No livro estão citados inéditos sobre o cotidiano da Santinha de Baependi, desde sua ajuda para com a reforma da Rua das Cavalhadas; recebendo doações para a capela de Nossa Senhora da Conceição; um hino composto em homenagem a Imaculada Conceição dedicado a Nhá Chica, festas religiosas na capela e muito mais.

      https://www.saraiva.com.br/nha-chica-mae-dos-pobres-4896154.html?pac_id=123134&gclid=EAIaIQobChMI9uXOyP_g1QIVFgiRCh13EgxTEAQYASABEgJVnvD_BwE

  34. ana beatriz coelho de castro disse:

    nossa eu fasso catequeze e e muito bom a prender saber isso e parabens pelo susseso da cançao nova rsrsrsrsrrs

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com