Sabia que Domingos Sávio fundou um clube secreto com seus amigos? Eles não deixavam acontecer Bullying no colégio e… Pra saber mais e fazer um clube como o dele, com carteirinha, regras e tudo, é só entrar aqu…
A Companhia da Imaculada
Era uma vez uma cidade da Itália chamada Turim. Lá vivia um bom sacerdote chamado Dom Bosco. Ele cuidava dos meninos que viviam nas ruas: os ensinava uma profissão, brincava com eles e os mandava para a escola. Com o tempo, fez uma escola linda para esses meninos e era tão boa, que vinham meninos de toda a Itália estudar ali, entre eles muitos queriam ser padre, assim como Domingos Sávio, ele tinha só 14 anos.
Em Roma, o Papa Pio IX proclamou um Dogma de Fé, chamou Nossa Senhora de Imaculada, isso significa que Nossa Senhora nunca pecou.
E em Turim, Dom Bosco fez a maior festa, com seus meninos, em Honra a Nossa Senhora, eles tinham uma banda de música e saíram pela cidade tocando e cantando.
Domingos Sávio, desde pequeno amava Nossa Senhora, a partir deste dia ele só a chamará de: “a Imaculada”.
Foi aí que Domingos teve grande ideia. Disse aos seus amigos:“Se podemos entusiasmar os rapazes do oratório pra uma coisa tão boa quanto é a confissão e a Eucaristia, podemos conseguir que se unam por outras boas obras.”
Domingos falou a Dom Bosco: “Dom Bosco… Estive pensando… Aqui no Oratório temos alguns rapazes muito bons, tanto entre os aprendizes, os estudantes, quanto entre os seminaristas. Então, que tal se fundássemos um clube: a“Companhia da Imaculada”! Que lhe parece?”
Dom Bosco lhe responde: “Uma boa coisa. Ma que vão fazer essa companhia para honrar a Imaculada?” – Domingos explica: “Penso que os membros da companhia da Imaculada deverão esforçar-se para serem, com o auxílio de Deus Nosso Senhor, os primeiros a se comportar bem. Se o Senhor permitir, reúno os rapazes e elaboramos junto os objetivos para nossa Companhia.”
Dom Bosco: “Está bem Domingos. Tem a minha aprovação.”
Domingos então reuniu os colegas para falar de sua ideia. Um deles sugeriu que a Companhia fosse secreta, para que os outros colegas não pensarem que eles estavam se achando, apenas querendo fazer bonito pra Dom Bosco. Todos concordam. A regra era:
Todos se esforçarem para serem os melhores no comportamento, nas notas, na amizade, na oração, para serem exemplo pra os outros colegas do Oratório, tudo com humildade.
Domingos Sávio propõe: “Vamos nos chamar entre nós de irmãos e a podemos convidar outros rapazes para companhia, sempre que alguém se mostrar obediente, estudioso, trabalhador e bom amigo.”
No todo uns doze amigos. E escolheram o mais velho para ser o presidente e resolveram chamá-lo de “irmão maior”. Estava fundada a Companhia da Imaculada em honra a Nossa Senhora. Um grupo de rapazes foi escolhido para escrever o regulamento da Companhia.
Domingos o apresenta a Dom Bosco que o lê atentamente, sem deixar de fazer seus comentários:
1 – Respeitar as regras da casa…
2 – Ocupar o tempo de maneira útil.
3 – Ajudar uns aos outros a vencerem seus defeitos, mas com caridade!
4 – Receber a Santa Comunhão com frequência.
5 – Recitar diariamente o terço.
6 – Mostra-se satisfeito com a comida, com o que tinham.
Dom Bosco escreveu: “Penso que com a graça de Deus, a Companhia da Imaculada que estes rapazes estão fundando, não vai parar nos muros deste Oratório. Poderá no futuro fazer bem a todas as nossas escolas e estimular milhares de vocações para o Sacerdócio… O tempo dirá…”
Os meninos levam muito a sério a sua Companhia, desde as pequenas coisas, como em vez de comer o pão do cesto, comer os farelos e pedaços deixados pelos colegas sobre as mesas. Essa foi uma ideia de Domingos Sávio: “Dom Bosco é pobre. Compra o pão para nós com tanto sacrifício…Não é justo desperdiçar assim…Há tanta gente morrendo de fome na Itália. E faz parte do regulamento da casa não desperdiçar o pão.”
Um dia, Dom Bosco manda chamar os jovens da Companhia em seu Escritório e lh es fala: “Rapazes!! É certo que no Oratório, nós já temos cerca de 170 rapazes. Dom Bosco não tem mais tempo de dar a cada um, uma orientação pessoal. Mas eu ganhei da Divina Providência um grupo de rapazes de valor que vão me ajudar a cuidar de cada novo menino que entrar no Oratório: Vocês… A Companhia da Imaculada! Alguns meninos, antes de entrarem para o Oratório levavam uma vida muito difícil… Uns jogavam a dinheiro, outros estiveram presos. E todos sentem falta de suas mães no começo e precisam de um verdadeiro amigo que o ajude a ser melhor. Eu posso contar com vocês? Cada menino novato do Oratório ou que apresentar alguma dificuldade que eu indicar, a partir de hoje, vai ser adotado por um dos rapazes da Companhia da Imaculada. Vocês deverão ser amigos de todos os rapazes. Estar em toda parte, e serem os olhos de Dom Bosco.”
Domingos Sávio prontamente lhe respondeu: “Os novatos, a partir de agora serão a principal meta de nossa Companhia.”
Miguel, o “irmão maior”, combinou com os outros “irmãos” da Companhia, na linguagem secreta, que chamariam os novatos de “clientes”. Cada um deles logo que chegava no Oratório era confiado a um dos irmãos da Companhia que os ajudava e os mantinham alegres e entusiasmados, isso sem que soubessem que a coisa toda tinha sido combinada. Alguns destes novatos, se mostravam tão exemplares que acabavam convidados a Companhia da Imaculada.
Um desses novatos, João Cerruti, contou a Dom Bosco: “Entrei no Oratório e estava muito triste, pois para estudar tive que vir morar aqui na cidade, pensava em minha mãe que deixei sozinha na roça. No dia seguinte a minha chegada, após o almoço, veio-me ao encontro um garoto, sorrindo e me perguntou em que série eu estava, qual a minha matéria preferida… Desde aquele momento ficamos amigos. Foi Sávio que me apresentou aos colegas e convidou-me para a Companhia da Imaculada!”
Que tal fazer o seu clube Domingos Sávio com os amigos? É uma ideia muito legal! Eu fiz até uns modelos de carteirinha de sócio pra você escolher e imprimir a sua…
Escrevi na carteirinha a “formula da santidade” que Dom Bosco ensinou a Domingos, a história aqui…
A Companhia da Imaculada, como idealizou Dom Bosco, por muitos anos foi um instrumento para ajudar a manter a ordem e a sadia convivência em todas as escolas e oratórios salesianos por todo o mundo.
Dom Bosco escreveu a vida de São Domingos Sávio. Está em italiano e você pode baixar, clicando na capa do livro.
Conheça a história toda de Domingos Sávio clicando aqui com o vídeo da história e desenhos para colorir.